“Saúde mental” bate recorde de busca no Google durante a quarentena

A quarentena fez todo mundo buscar alternativas para a manter a saúde emocional em dia. E não foi por acaso que o Google registrou recorde de buscas relacionadas a esse tema desde março.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o Google Trends, se compararmos algumas buscas em relação ao ano passado, percebemos um aumento considerável, chegando a 61% a mais.

Um dos motivos é o alto índice de pacientes com transtornos de ansiedade e depressão. Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial desses diagnósticos.

Interesse por saúde emocional permanece após pandemia

Mariana Luz, psicóloga, acha que esse interesse por saúde emocional ainda vai permanecer mesmo após a distribuição de uma vacina.

Com os números de contaminados e mortos pela Covid no Brasil, mesmo depois da vacina, ainda vamos colher e lidar com esse alto nível de estresse. A questão econômica e social também afeta a saúde mental”, explica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Saúde mental” e “pandemia” é a combinação mais buscada

Outro dado divulgado pelo Google é sobre a combinação dos termos “saúde mental” e “pandemia”. Essas buscas aumentaram 800% somente nos últimos 90 dias. Entre os termos mais buscados está “saúde mental na quarentena” e “exaustão mental”.

saúde mental
Reprodução: Pixabay

Para Mariana, essas buscas podem ter uma representatividade positiva. “Elas só dão o segundo passo, que é procurar na internet, quando entendem a importância do autocuidado e percebem uma alteração nos sentimentos, principalmente em um momento de crise, seja coletiva ou individual”, diz a psicóloga.

E a médica também alerta sobre a importância de não ficar apenas nas buscas. “Por mais responsável que o conteúdo possa ser, a pesquisa em si não substitui o atendimento individualizado, porque as informações são amplas. Se está sendo difícil lidar com algo, procure ajuda sempre. Muitas vezes a leitura de vulnerabilidade é vista como algo ruim, mas pesquisar e cuidar da saúde mental é para os corajosos”, orienta.

Leia também: Isolado em casa, idoso de 76 anos realiza sonho de infância e aprende a tocar piano

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Centro de Valorização da Vida

Se você sente a necessidade de conversar com um profissional, mas não tem como marcar uma consulta, o Centro de Valorização da Vida – CVV, tem um canal gratuito, que oferece acolhimento psicológico 24 horas.

Você pode pedir ajuda diretamente pelo site ou através do telefone 188.

[VEJA TAMBÉM]

Um menino de 15 anos que carrega sozinho, o peso de cuidar da mãe e da irmã mais nova que são doentes.⠀⠀

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

FONTE: Cláudia

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,067,715SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Listamos diversos serviços que estão gratuitos para você usar durante a pandemia do coronavírus

Ficar em casa, só sair quando realmente for necessário, é uma das principais recomendações para a prevenção do coronavírus. Juntamente com lavar bem as mãos...

Nostalgia! Sensação do TikTok, Pequena Lo comenta coisas que marcaram os anos 2000

Saudades do Orkut e de muita coisa que só quem viveu os anos 2000 sabe! Em mais um EP do Era Só O que Faltava,...

Passageiros amigos de motorista fazem surpresa de aniversário inesquecível

Mukhtar é um motorista de ônibus muçulmano que trabalha em Copenhagen. Certamente, esse foi um dos dias mais emocionantes de sua vida. Quer um...

Cachorra faminta ‘invade’ casa de casal durante tempestade e acaba sendo adotada

Em meio a uma forte tempestade que tomou conta das ruas da Filadélfia, na Pensilvânia (EUA), uma cachorra em situação de rua acabou 'invadindo'...

Taís Araújo doa cachê de R$ 1 milhão para 17 mil mães que vivem em favelas

A atriz Taís Araújo e o Banco Votorantim doaram juntos R$ 1 milhão para a campanha #LeveASerio, que visa arrecadar recursos para combater a...

Instagram

"Saúde mental" bate recorde de busca no Google durante a quarentena 3