“Saúde mental” bate recorde de busca no Google durante a quarentena

A quarentena fez todo mundo buscar alternativas para a manter a saúde emocional em dia. E não foi por acaso que o Google registrou recorde de buscas relacionadas a esse tema desde março.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o Google Trends, se compararmos algumas buscas em relação ao ano passado, percebemos um aumento considerável, chegando a 61% a mais.

Um dos motivos é o alto índice de pacientes com transtornos de ansiedade e depressão. Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial desses diagnósticos.

Interesse por saúde emocional permanece após pandemia

Mariana Luz, psicóloga, acha que esse interesse por saúde emocional ainda vai permanecer mesmo após a distribuição de uma vacina.

Com os números de contaminados e mortos pela Covid no Brasil, mesmo depois da vacina, ainda vamos colher e lidar com esse alto nível de estresse. A questão econômica e social também afeta a saúde mental”, explica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Saúde mental” e “pandemia” é a combinação mais buscada

Outro dado divulgado pelo Google é sobre a combinação dos termos “saúde mental” e “pandemia”. Essas buscas aumentaram 800% somente nos últimos 90 dias. Entre os termos mais buscados está “saúde mental na quarentena” e “exaustão mental”.

saúde mental
Reprodução: Pixabay

Para Mariana, essas buscas podem ter uma representatividade positiva. “Elas só dão o segundo passo, que é procurar na internet, quando entendem a importância do autocuidado e percebem uma alteração nos sentimentos, principalmente em um momento de crise, seja coletiva ou individual”, diz a psicóloga.

E a médica também alerta sobre a importância de não ficar apenas nas buscas. “Por mais responsável que o conteúdo possa ser, a pesquisa em si não substitui o atendimento individualizado, porque as informações são amplas. Se está sendo difícil lidar com algo, procure ajuda sempre. Muitas vezes a leitura de vulnerabilidade é vista como algo ruim, mas pesquisar e cuidar da saúde mental é para os corajosos”, orienta.

Leia também: Isolado em casa, idoso de 76 anos realiza sonho de infância e aprende a tocar piano

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Centro de Valorização da Vida

Se você sente a necessidade de conversar com um profissional, mas não tem como marcar uma consulta, o Centro de Valorização da Vida – CVV, tem um canal gratuito, que oferece acolhimento psicológico 24 horas.

Você pode pedir ajuda diretamente pelo site ou através do telefone 188.

[VEJA TAMBÉM]

Um menino de 15 anos que carrega sozinho, o peso de cuidar da mãe e da irmã mais nova que são doentes.⠀⠀

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

FONTE: Cláudia

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,096,298FãsCurtir
2,698,520SeguidoresSeguir
22,639SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Uber pagará motorista que parar por conta do coronavírus

E vamos de mais uma boa iniciativa? A Uber informou na terça-feira (17) que os motoristas que pararem por conta do coronavírus receberão ajuda...

Refriteca: o refrigerador que alimenta o conhecimento

Já imaginou uma geladeira que além de alimentar o corpo, alimente também a mente? Essa é a proposta da Refriteca, uma ação social da Electrolux que quer...

Prefeitura devolve dinheiro de imposto para moradores nos EUA

A prefeitura de Middleton, na Pensilvânia, arrecadou mais dinheiro que o previsto.

Pai viraliza na web pela maneira como lidou com a primeira menstruação da filha

Em um post viral do Facebook, Maverick Austin conta sua história inicialmente assustadora e confusa, mas que depois se revelou até cômica.

Instagram

"Saúde mental" bate recorde de busca no Google durante a quarentena 2