Empresa leva água potável para moradores de palafitas em Manaus

Além de fornecer água potável por vias aéreas, evitando a contaminação nos igarapés, a Aegea cadastra as famílias num programa de Tarifa Social que subsidia 50% das contas de água dessas famílias.


funcionários empresa saneamento básico levam água potável famílias moram palafitas
PUBLICIDADE ANUNCIE

A Aegea é um grupo de concessionárias de saneamento básico que atua em 49 municípios do país. Em Manaus, onde a empresa se estabeleceu há um ano, há um problema crônico na coleta de esgoto e distribuição de água potável. De fato, a região Norte possui um dos piores índices de saneamento básico do país.

Na capital amazonense são comuns as palafitas, moradias suspensas sobre regiões alagadas de igarapés. Essas comunidades são irregulares e obtém água através de desvios da rede distribuição de água da cidade.

Ajude as famílias que sobrevivem de lixo no Jardim Gramacho (RJ)

O que acontece é que os encanamentos que os próprios moradores instalam são mal feitos e estão submersos na lama desses igarapés, que se encontram bastante poluídos. O resultado é que essas famílias estão consumindo água de péssima qualidade para beber, cozinhar, tomar banho, escovar os dentes etc.

funcionários empresa saneamento básico levam água potável famílias moram palafitas

Ao iniciar as operações em Manaus, após a aquisição da concessionária Águas de Manaus, em junho do ano passado, a empresa se deparou com esse quadro crítico e resolveu agir.

Água potável para todos

Criou o programa Vem Com a Gente, que realiza ações itinerárias pelos bairros mais carentes de Manaus. Nessas ocasiões uma equipe técnica da empresa visita essas casas de palafitas para regularizar as conexões de água.

funcionários empresa saneamento básico levam água potável famílias moram palafitas

Os gatos são substituídos por uma tubulação de melhor qualidade e sem vazamentos. E, para se adequar às especificidades da estrutura dessas casas, foi desenvolvido uma tecnologia inédita para levar a água potável tratada por vias áreas, evitando a contaminação, caso estivessem submersas.

Somado a tudo isso, nessas ocasiões as famílias também são cadastradas no programa de Tarifa Social que subsidia 50% das contas de água dessas famílias, além do oferecimento de um serviço de renegociação de dívidas. Fator importante para que usuários quitem dívidas, limpem seus nomes e contem com um comprovante de residência regularizado.

moradora casa palafitas recebe água potável torneira

Leia também:

A Águas de Manaus com o apoio da prefeitura, pelas ações desse programa, aumentou em 70% o número de casa beneficiadas pela Tarifa Social, hoje mais de 5.200 famílias manauaras tem esse apoio.

PUBLICIDADE ANUNCIE

funcionários empresa saneamento básico levam água potável famílias moram palafitas

As obras começaram pelo bairro Cachoeirinha, e foram expandidas para outros bairros, incluindo até a comunidade indígena Comunidade Y’apyrehy, no subúrbio de Manaus, que reúne 35 indígenas de diferentes etnias e que não contavam com fornecimento de água. Ao todo, 17 bairros da cidade serão incluídos no programa.

Ajude as famílias que sobrevivem de lixo no Jardim Gramacho (RJ)

Depoimentos

Bairro Cachoeirinha (Zona Sul de Manaus)

  • “Antigamente, quando a água chegava em casa era suja ou barrenta. Quando chovia, o igarapé alagava e levava as tubulações embora. A Águas de Manaus chegou aqui, cadastrou todo mundo e trouxe essa nova rede. Hoje, vivemos uma outra realidade com uma água limpa e útil para as atividades diárias”, destaca a aposentada Maria Ivone Silva de Oliveira, 64 anos, moradora do Beco Nonato, na Cachoeirinha.

funcionários empresa saneamento básico levam água potável famílias moram palafitas

Bairro Compensa (Zona Oeste de Manaus)

  • O comerciante Paulo José, 55 anos, conta que ter água tratada em casa era um desejo antigo das famílias que moram na região. “Quando chegamos aqui, procuramos as antigas concessionárias para pedir que instalassem água encanada, mas, a resposta que nos deram era que o Beco do Rip-Rap não constava nem no mapa da cidade. Aí, todo mundo praticamente colocou encanações para puxar água das ruas aqui perto. A maioria das pessoas que mora aqui queria se regularizar. Não tínhamos a quem recorrer diante de qualquer problema”, relembrou. Paulo conta que além da água tratada em suas torneiras, obteve outra vitória com a intervenção feita pela Águas de Manaus: ter um comprovante de residência com seu endereço. “Era complicado quando me pediam pra apresentar um comprovante de residência, fosse no trabalho ou outro local. Hoje, graças a concessionária, eu posso dizer que moro no Beco do Rip-Rap. Essa obra trouxe um benefício enorme para todos aqui”, completou.

registro água potável

  • A autônoma Maria das Graças, 56 anos, disse que sempre se preocupou com os transtornos causados pelas tubulações expostas. Satisfeita com a obra e os serviços da Águas de Manaus, ela comemora. “A chuva sempre fez o igarapé transbordar e isso arrebentava todas as tubulações. A água suja também vinha parar na minha torneira. E ainda precisava gastar para comprar novos canos. O jeito era procurar algum poço e encher os baldes. Após a empresa fazer a obra e colocar os hidrômetros aqui, tudo mudou. Tenho água limpa em minha torneira e posso fazer meus afazeres com tranquilidade”, relatou.

registro água potável

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar