Pacientes com transtornos mentais encenam espetáculo Paixão de Cristo

Em Campina Grande, na Paraíba, pacientes atendidos pelo Caps III encenaram o espetáculo 'Paixão de Cristo' e emocionaram uma plateia de 2 mil pessoas.


pacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristo
PUBLICIDADE ANUNCIE

Em Campina Grande, na Paraíba, pacientes com transtornos mentais atendidos pelo Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) passaram os últimos três meses ensaiando para o espetáculo ‘Paixão de Cristo’.

A apresentação aconteceu no dia 30 de abril, no Teatro Municipal Severino Cabral, o maior da cidade e para uma plateia de 2 mil pessoas. O objetivo da ação foi promover interação social e favorecer a desenvoltura e o desenvolvimento dos pacientes.

O projeto faz parte de uma oficina terapêutica e segue a política antimanicomial, priorizando a liberdade e o empoderamento desses pacientes, no lugar do encarceramento compulsivo e de tratamentos com choque e outras manobras torturantes.

pacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristo

A enfermeira Raquel de Lira Lima é uma das idealizadoras do espetáculo. Segundo ela, durante os ensaios e após o espetáculo, foi nítido o impacto da ação nos pacientes.

“Eles conseguiram enxergar as próprias potencialidades, que eles mesmos duvidavam ter. Descobrimos grandes talentos aqui. Foi uma apresentação emocionante e muito rica para todos os envolvidos. Estamos todos muito realizados. Com certeza iremos continuar com ações como esta. Eu quero muito que estas pessoas sejam ouvidas, respeitadas e mostradas na sociedade”, relata.

pacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristopacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristo

Uma prova desse sentimento de realização vem do paciente Luciano Ribeiro, que interpretou Jesus. Ele sofria de depressão profunda e transtornos graves. Luciano ficou realizado, como dá para ver no vídeo da abaixo:

PUBLICIDADE ANUNCIE

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

Política antimanicomial e os Caps

A Rede de Saúde Mental promove a inclusão de pessoas com transtornos severos preconizando a Lei da Reforma Psiquiátrica. Antes, essas pessoas eram tratadas em manicômios. Agora, são assistidas pelos Caps, residências terapêuticas e leitos psiquiátricos.

Ao longo do ano, o Caps III realiza uma série de atividades, como o Arraial, durante o mês de junho, passeios natalinos, viagens e excursões. Os pacientes ainda contam com um Centro de Convivência, onde são oferecidas oficinas de música e artesanato.

Também em Campina Grande foi implantado o primeiro modelo de tratamento de pacientes psiquiátricos dentro de um hospital no estado da Paraíba: o Hospital Municipal Doutor Edgley. São 20 leitos de emergência psiquiátrica. Além disso, o antigo manicômio João Ribeiro deu lugar ao Parque da Liberdade, atendendo à política antimanicomial.

Mais fotos do espetáculo:

pacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristo pacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristo

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

pacientes transtornos mentais espetáculo paixão cristo

crédito das fotos: Rafael Melo Poeta

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar