Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco

Clique e ouça:

O segundo paciente infectado com o vírus do HIV, causador da Aids, conseguiu se curar, mesmo depois de parar o tratamento contra a doença. O primeiro caso de cura de infecção pelo HIV havia acontecido em 2008.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Identificado apenas como o “paciente de Londres”, o homem não tem mais o vírus da Aids em seu organismo, 19 meses após o fim de um tratamento contra um câncer. A terapia usada nos dois casos foi a mesma: transplante de medula óssea, de dois doadores com uma mutação genética rara, que impede o HIV de se instalar no organismo.

Segundo os médicos, o transplante de medula é um procedimento doloroso e arriscado, por isso não pode ser usado em todos os pacientes com o HIV. Mas usar células modificadas para fazer o corpo resistir ao HIV pode ser uma estratégia bem-sucedida, diz a doutora Annemarie Wensing, virologista no University Medical Center em Utrecht (Holanda).

A descoberta aumenta as esperanças de 37 milhões de pessoas atualmente infectadas com o HIV em todo o mundo. Só 59% dos pacientes têm acesso aos medicamentos antirretrovirais hoje em dia e os medicamentos não eliminam o vírus, apenas prolongam a vida dos pacientes.

“Ao conseguirmos uma remissão de um segundo paciente utilizando técnicas similares, nós mostramos que o ‘paciente de Berlim’ não foi uma anomalia”, declarou Ravindra Gupta, chefe do estudo, e professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Via Viva Bem

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,093,658FãsCurtir
2,678,824SeguidoresSeguir
22,356SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai constrói fantasias de Halloween incríveis para crianças de cadeira de rodas

Três anos atrás, o filho de Ryan Weimer começou a andar de cadeira de rodas por causa de uma atrofia muscular na espinha. Mas o...

Projeto humaniza a formação de estudantes da área da saúde através da arte do palhaço

Através da arte do palhaço, o projeto Narizes de Plantão, do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (SP), busca humanizar a formação de...

Escola Waldorf no interior de Pernambuco vai atender crianças carentes

Em Surubim, no interior de Pernambuco, o Jardim Campo das Tulipas será destinado a crianças carentes.

Instagram

Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco 2