Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco

O segundo paciente infectado com o vírus do HIV, causador da Aids, conseguiu se curar, mesmo depois de parar o tratamento contra a doença. O primeiro caso de cura de infecção pelo HIV havia acontecido em 2008.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Identificado apenas como o “paciente de Londres”, o homem não tem mais o vírus da Aids em seu organismo, 19 meses após o fim de um tratamento contra um câncer. A terapia usada nos dois casos foi a mesma: transplante de medula óssea, de dois doadores com uma mutação genética rara, que impede o HIV de se instalar no organismo.

Segundo os médicos, o transplante de medula é um procedimento doloroso e arriscado, por isso não pode ser usado em todos os pacientes com o HIV. Mas usar células modificadas para fazer o corpo resistir ao HIV pode ser uma estratégia bem-sucedida, diz a doutora Annemarie Wensing, virologista no University Medical Center em Utrecht (Holanda).

A descoberta aumenta as esperanças de 37 milhões de pessoas atualmente infectadas com o HIV em todo o mundo. Só 59% dos pacientes têm acesso aos medicamentos antirretrovirais hoje em dia e os medicamentos não eliminam o vírus, apenas prolongam a vida dos pacientes.

“Ao conseguirmos uma remissão de um segundo paciente utilizando técnicas similares, nós mostramos que o ‘paciente de Berlim’ não foi uma anomalia”, declarou Ravindra Gupta, chefe do estudo, e professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Via Viva Bem

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Motorista resgata e adota cachorro abandonado em pista

O motorista parou o veículo e desceu para resgatar o cachorro assustado.

Mulher salva motorista de caminhão em tragédia que matou Boechat: “Coragem, Leiliane”

Enquanto muitos filmavam o acidente, a vendedora Leiliane tentava salvar as vítimas.

Netos dão telas, tintas e curso para avó que ama pintar e ela realiza sonho

É comum as avós incentivarem os netos quando crianças a desenhar e pintar. Agora, neto motivando a vovó a pintar é nova. Isso aconteceu...

Motociclistas escoltam crianças vítimas de abuso até o tribunal para testemunharem

Um grupo de motociclistas dos Estados Unidos virou um poderoso aliado de crianças que sofreram abuso e violência. Fundada em 1995, a Bikers Against Child...

Esquilo branco extremamente raro é fotografado nas florestas da Inglaterra

O fotógrafo da vida animal Andrew Sulton tirou fotos de um esquilo branco extremamente raro em Marbury Country of Ceshire, Inglaterra. A população de esquilos...

Instagram

Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco 4