Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco

O segundo paciente infectado com o vírus do HIV, causador da Aids, conseguiu se curar, mesmo depois de parar o tratamento contra a doença. O primeiro caso de cura de infecção pelo HIV havia acontecido em 2008.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Identificado apenas como o “paciente de Londres”, o homem não tem mais o vírus da Aids em seu organismo, 19 meses após o fim de um tratamento contra um câncer. A terapia usada nos dois casos foi a mesma: transplante de medula óssea, de dois doadores com uma mutação genética rara, que impede o HIV de se instalar no organismo.

Segundo os médicos, o transplante de medula é um procedimento doloroso e arriscado, por isso não pode ser usado em todos os pacientes com o HIV. Mas usar células modificadas para fazer o corpo resistir ao HIV pode ser uma estratégia bem-sucedida, diz a doutora Annemarie Wensing, virologista no University Medical Center em Utrecht (Holanda).

A descoberta aumenta as esperanças de 37 milhões de pessoas atualmente infectadas com o HIV em todo o mundo. Só 59% dos pacientes têm acesso aos medicamentos antirretrovirais hoje em dia e os medicamentos não eliminam o vírus, apenas prolongam a vida dos pacientes.

“Ao conseguirmos uma remissão de um segundo paciente utilizando técnicas similares, nós mostramos que o ‘paciente de Berlim’ não foi uma anomalia”, declarou Ravindra Gupta, chefe do estudo, e professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Via Viva Bem

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,256,096SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Câmera registra momento fofo que bebê desce da cama para dormir com seu cachorro!

O pequeno Finn, 2 anos, nem anda direito, mas ele já aprendeu uma coisa: descer da cama todas as noites para dormir com seu...

Professor coloca memes da Gretchen para cada nota das provas de seus alunos

Para prender a atenção dos adolescentes, é preciso entrar em seu universo. Esse professor conseguiu isso, de uma maneira muito criativa. Vitor Lucas é professor de...

Mudança de casa vira diversão no Pará e o resultado são fotos hilárias

Quem tem amigos zoeiros não precisa de mais nada.

Ovelhinha é adotada por jovem e faz o maior sucesso por onde passa: conheçam a Rebeca!

Criar uma ovelha dentro de um apartamento? Eu sei, você vai dizer que não faz sentido, mas para Evilásio, de 33 anos, a ovelhinha...

Instagram