Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco

O segundo paciente infectado com o vírus do HIV, causador da Aids, conseguiu se curar, mesmo depois de parar o tratamento contra a doença. O primeiro caso de cura de infecção pelo HIV havia acontecido em 2008.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Identificado apenas como o “paciente de Londres”, o homem não tem mais o vírus da Aids em seu organismo, 19 meses após o fim de um tratamento contra um câncer. A terapia usada nos dois casos foi a mesma: transplante de medula óssea, de dois doadores com uma mutação genética rara, que impede o HIV de se instalar no organismo.

Segundo os médicos, o transplante de medula é um procedimento doloroso e arriscado, por isso não pode ser usado em todos os pacientes com o HIV. Mas usar células modificadas para fazer o corpo resistir ao HIV pode ser uma estratégia bem-sucedida, diz a doutora Annemarie Wensing, virologista no University Medical Center em Utrecht (Holanda).

A descoberta aumenta as esperanças de 37 milhões de pessoas atualmente infectadas com o HIV em todo o mundo. Só 59% dos pacientes têm acesso aos medicamentos antirretrovirais hoje em dia e os medicamentos não eliminam o vírus, apenas prolongam a vida dos pacientes.

“Ao conseguirmos uma remissão de um segundo paciente utilizando técnicas similares, nós mostramos que o ‘paciente de Berlim’ não foi uma anomalia”, declarou Ravindra Gupta, chefe do estudo, e professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Via Viva Bem

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,849,393SeguidoresSeguir
24,900SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garoto de 8 anos sai do carro da mãe e ajuda idosa a subir escada

“Ela estava lutando, então decidi ajudá-la”, disse Maurice, que não sabia que estava sendo filmado no momento.

Cães de Tribunal: Eles confortam testemunhas que tem que confrontar seus acusadores

Falar em público é estressante, e testemunhar em tribunal pode ser particularmente assim ou pior. Nos países em que os réus têm o direito de...

Marido de 91 anos lê diário para mulher com amnésia para manter o amor vivo

O inglês Jack Potter não quer que sua esposa Phyllis, que tem amnésia, esqueça o amor que os une há mais de 70 anos. Sabendo que Phyllis sofre...

Rihanna lança coleção de lingerie para todos os tamanhos em fotos sensuais

Riri mandou avisar que vai ter lingeries – uma coleção inteira – para todos os tamanhos.

Instagram

Segundo paciente é curado do HIV com uso de células-tronco 2