Seios de tricô ajudam a resgatar a autoestima de mulheres após câncer de mama

O artesanato sempre foi uma ferramenta de empoderamento, mesmo quando essa palavra nem existia e, neste caso, ganhou um propósito ainda maior. Uma ONG britânica distribui seios de tricô para ajudar a resgatar a autoestima de mulheres que tiveram câncer de mama. E o que se recebe em troca? Sorrisos pela gentileza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As peças são tricotadas por Sharon Simpson, de 52 anos, sobrevivente da doença, diagnosticada em 2013. Esta foi a maneira que ela encontrou para motivar a si mesma quando passou por “dias sombrios”, como descreveu sua trajetória em entrevista ao site BBC. Quando fazia quimioterapia e radioterapia, colocava suas agulhas para trabalhar e descobriu o quanto a atividade lhe foi terapêutica.

Foi nesse período, que descobriu a instituição de auxílio às pacientes de câncer de mama Knitted Knockers. Com 300 voluntárias na produção, ela distribui gratuitamente cerca de 300 seios de tricô por mês a mulheres que passaram por mastectomia (remoção completa da mama) ou lumpectomia (quando é retirada uma parte). As peças, elaboradas com linhas finas de algodão e preenchidas com pelúcia de brinquedo, são feitas em vários tamanhos, cores e formatos, com ou sem a presença dos mamilos.

Desta forma, é criada uma alternativa à cirurgia reconstrutiva de implantação de próteses de silicone, fazendo com que o enfrentamento da nova condição seja encarada com mais leveza – o que dá mais liberdade para mulheres que não desejam passar pelo processo da reconstrução e preenchimento mamário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É um processo muito difícil. Segundo Sharon, “é como perder parte de sua identidade, é angustiante”. Há casos em que o choro de emoção ao receber o presente de tricô é inevitável, como o de uma mulher que só usava camisetas largas para disfarçar a ausência das mamas. Os seios artesanais devolveram a ela a motivação que faltava, a sensação de se sentir completa. E este é o principal objetivo das ações solidárias que não só preenchem esse vazio físico, mas o coração com alegria e vontade de seguir em frente.

Fotos: reprodução/acervo pessoal e Knitted Knockers

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,850,818SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Paraisópolis ganhou uma escola de moda gratuita em parceria com a USP

Já não é de hoje que o assunto diversidade está em pauta e no universo da moda isto não é diferente. Se nas capas...

Adolescente de 16 anos constrói cadeiras de rodas gratuitas para cães e gatos com deficiência

Apaixonada por animais de estimação com deficiência desde criança, a estudante Shaine Kilyun, 16 anos, tem dedicado sua vida para garantir que tutores de...

Este lindo cachorro nasceu sem olhos, mas hoje leva conforto a doentes sendo cão de terapia

Cães, OBRIGADO por existirem! Eu poderia encerrar a matéria só com essa frase, ok ok, eu sei que eu não poderia e de fato...

Startup ajuda fábricas a evitar desperdício e abastecer mercados em tempos de escassez

Sabe aquele panetone que não ficou bem redondinho? Ou o creme dental que teve a embalagem amassada? No controle de qualidade das fábricas, esses...

Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora

Os agricultores, por sua vez, disponibilizam os produtos, de graça, a moradores do bairro.

Instagram