Sem burocracia, bebês vão sair da maternidade com RG e CPF

A partir do mês que vem, todos os bebês que saírem da maternidade no Rio de Janeiro terão na sua certidão de nascimento os números do RG e do CPF.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O melhor de tudo é que as certidões serão de graça, feitas no próprio hospital, sem burocracia. O projeto começou esta semana na maternidade Perinatal, nas Laranjeiras.

Segundo a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/RJ), a certidão estará disponível em todas a maternidades conveniadas ao SUS que tiverem uma demanda mínima de 100 partos por mês.

Flávia Abranches, grávida do seu segundo filho, vai ter o bebê em agosto. Ela diz que a nova certidão vai agilizar muitas coisas.

“Abrir conta em banco, dar entrada em passaporte… Tudo isso foi bem complicado conseguir para minha primeira filha”, comenta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O diretor de identificação civil do Detran, Márcio Bahiense, conta que apenas os registros biográficos constaram na certidão de nascimento. A emissão da carteira de identidade com os registros biométricos e faciais será feita em uma unidade do Detran, com exceção das maternidades onde acontece o projeto “Novo Cidadão”. Lá, os pais já saem com a carteira de identidade em mãos.

Com informações do SóNotíciaBoa

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira cria curso gratuito para profissionalizar mães desempregadas em comunidade carente

A confeiteira Cida Guilherme é uma super parceira das mães desempregadas do Jardim Conquista, em São Paulo (SP). Para ajudá-las, ela criou um curso...

Moradores em situação de rua cultivam horta comunitária em abrigo de SP

Escrito por Débora Spitzcovsky Já noticiamos a incrível horta orgânica cultivada por moradores em situação de rua dos Estados Unidos. Mas não é só por...

Brasileiro pede ajuda para custear estudos em Oxford e promete devolver dinheiro emprestado

Não é novidade pra ninguém que o país está carente de projetos que invistam na educação dos brasileiros. Homero Esmeraldo, de 27 anos, é...

Descubra a agricultura biodinâmica e conheça todos os seus benefícios

Alguns alimentos orgânicos encontrados no supermercado ou nas feiras livres trazem a descrição “agricultura biodinâmica”. Daí a gente se pergunta, é a mesma coisa...

Plataforma viabiliza assessoria jurídica gratuita a pessoas LGBTQIA+

A Aliança Plural conecta quem precisa de ajuda e aqueles que podem oferecer ajuda dentro da comunidade LGBTQIA+.

Instagram