De novo, japoneses limpam estádio da Copa durante jogo de sua seleção

A faxina é um hábito milenar da cultura japonesa, chamado Oosouji, e que os japoneses repetiram no jogo de sua seleção contra a Colômbia na Copa da Rússia.


torcedores japoneses limpam estádio copa
PUBLICIDADE ANUNCIE

Mais uma vez, os japoneses mostraram ao mundo um hábito milenar de sua cultura, chamado Oosouji, que consiste em fazer uma faxina das boas em locais, privados e públicos, por onde eles passam, como as arquibancadas de um estádio de futebol.

É o que fizeram os torcedores japoneses após o jogo de sua seleção contra a Colômbia na Copa da Rússia, nessa terça-feira (19). A faxina foi em clima de festa: o Japão venceu a equipe colombiana pelo placar de 2 a 1.

japoneses limpam praça
Oosouji, um hábito milenar que os japoneses repetem na Copa da Rússia. Foto: Divulgação

Em 2014, na Copa realizada no Brasil, os torcedores japoneses também foram vistos limpando a arquibancada que eles ocupavam na partida contra a Costa do Marfim, na Arena Pernambuco, em Recife. O fato se repetiu no empate em gols entre Japão e Grécia, na Arena das Dunas, em Natal, e com a ajuda de um grupo de brasileiros.

japoneses limpam locais

Um ponto que chama a atenção é que os torcedores usaram na faxina os sacos de lixo que enfeitavam as arquibancadas. Antes mesmo da partida terminar, eles pegaram os sacos azuis e limparam todo o lixo – copos plásticos e outros objetos – encontrado debaixo das cadeiras das arquibancadas.

Absolutely brilliant! 🇯🇵 Japanese fans clearing up the rubbish in the 🏟 before leaving and 🇨🇴 fans congratulating them… #TheBeautifulGame ⚽❤

PUBLICIDADE ANUNCIE

Uma publicação compartilhada por 433 | Football (Soccer) (@433) em

Vários vídeos dos japoneses limpando as arquibancadas começaram a circular nas redes sociais, que, podemos dizer, tornou-se uma tradição das Copas, desde que o Japão começou a disputar o torneio.

Em campo, as chances do Japão levantar a taça do mundial – não é um dos favoritos – são pequenas, fora dele, nas arquibancadas, o país já é o campeão, pelo menos nos quesitos civilidade e sustentabilidade – e a Copa da Rússia só acaba no dia 15 de julho.

Senegaleses seguem o exemplo

Também em clima de festa, torcedores senegaleses limparam as arquibancadas depois da vitória histórica de Senegal frente à Polônia por 2 a 1, no mesmo dia que os japoneses. Confira o vídeo:

foto de capa: reprodução/Twitter

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar