Senado aprova projeto que criminaliza homofobia antes de votação no STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22), por 20 votos a favor e 1 contra, o projeto que criminaliza a homofobia, mas que que faz uma exceção para as igrejas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto de Lei 672/2019 é de autoria do senador Weverton (PDT-MA) e pretende incluir na Lei do Racismo crimes de discriminação contra a orientação sexual ou de gênero.

O relator da proposta, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), acrescentou um trecho que pretende “impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público, ressalvados os templos religiosos”.

Quem restringir a manifestação de afeto poderá ser punido com penas de 1 a 3 anos de reclusão. A proposta tramita em caráter terminativo: se não houver pedido para ser analisado no Plenário, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

senado aprova projeto criminaliza homofobia
A homofobia está mais perto de virar crime

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criminalização da homofobia no STF

A decisão ocorreu um dia antes do Supremo Tribunal Federal (STF) retomar julgamento sobre a criminalização da homofobia. Quatro ministros (Celso de Mello, Luis Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin) já votaram a favor, mas o jornal O Estado de S. Paulo apurou que há maioria na Corte para um parecer favorável. O julgamento pode ser concluído ainda hoje (23).

Os ministros analisam duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade: uma protocolada pelo partido Cidadania e outra pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). Ambas pedem a criminalização de todas as formas de agressões e ofensas (individuais e coletivas) com motivações homofóbicas. As ações alegam que o Congresso Nacional tem se esquivado do debate sobre o assunto e, por isso, pedem para que o STF equipare a homofobia ao crime de racismo.

A Opaloka é parceira do Razões e apoia a causa LGBT, clique aqui e siga o perfil.

Fonte: ESTADÃO/ crédito das fotos: Reprodução/EBC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,274,824SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cão que não anda e pombo que não voa fazem amizade surpreendente; veja o vídeo

Uma improvável amizade entre um pombo e um cão com deficiência está conquistando corações nas redes sociais desde que uma série de fotos da...

Já estou lá! Estação de trem em São Paulo fará festa inspirada em Harry Potter

O nosso sonho de poder viver no mundo do Harry Potter vai se realizar, gente! A festa “Expresso Hogwarts – um dia na Escola de...

Policial dança até o chão com participante da Parada Gay em NY

Um policial do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) celebrou junto com os participantes da última Parada Gay que aconteceu nesse fim de...

Posto de gasolina acolhe animais de rua durante o frio em POA

O frio chegou de vez em boa parte do país. Assim como os moradores de rua, animais abandonados e bichinhos desaparecidos também sofrem bastante...

O que acontece quando filhas leem uma carta nunca escrita para suas mães

Já parou pra pensar sobre a última vez que você disse que amava alguém? E não estou falando aqui de namorado(a), me refiro à seus amigos, parentes, e mais especificamente as mães.

Instagram

Senado aprova projeto que criminaliza homofobia antes de votação no STF 2