Senado aprova projeto que criminaliza homofobia antes de votação no STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22), por 20 votos a favor e 1 contra, o projeto que criminaliza a homofobia, mas que que faz uma exceção para as igrejas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto de Lei 672/2019 é de autoria do senador Weverton (PDT-MA) e pretende incluir na Lei do Racismo crimes de discriminação contra a orientação sexual ou de gênero.

O relator da proposta, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), acrescentou um trecho que pretende “impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público, ressalvados os templos religiosos”.

Quem restringir a manifestação de afeto poderá ser punido com penas de 1 a 3 anos de reclusão. A proposta tramita em caráter terminativo: se não houver pedido para ser analisado no Plenário, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

senado aprova projeto criminaliza homofobia
A homofobia está mais perto de virar crime

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criminalização da homofobia no STF

A decisão ocorreu um dia antes do Supremo Tribunal Federal (STF) retomar julgamento sobre a criminalização da homofobia. Quatro ministros (Celso de Mello, Luis Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin) já votaram a favor, mas o jornal O Estado de S. Paulo apurou que há maioria na Corte para um parecer favorável. O julgamento pode ser concluído ainda hoje (23).

Os ministros analisam duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade: uma protocolada pelo partido Cidadania e outra pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). Ambas pedem a criminalização de todas as formas de agressões e ofensas (individuais e coletivas) com motivações homofóbicas. As ações alegam que o Congresso Nacional tem se esquivado do debate sobre o assunto e, por isso, pedem para que o STF equipare a homofobia ao crime de racismo.

A Opaloka é parceira do Razões e apoia a causa LGBT, clique aqui e siga o perfil.

Fonte: ESTADÃO/ crédito das fotos: Reprodução/EBC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Oficina de turbantes traz empoderamento para a programação infantil da Virada Cultural

Parte do calendário municipal há 14 anos, a Virada Cultural chega a mais uma edição cheia de entretenimento para todos os públicos. Nos dias...

Famílias voluntárias substituem abrigos e acolhem crianças abandonadas temporariamente

Pioneiro no Estado do Rio, o programa Família Acolhedora, lançado em 2010, conta com 21 famílias aptas para acolher crianças de 0 a 11 anos em vulnerabilidade.

Programa reforma casas em comunidades e promove transformação interior dos moradores

O Programa Vivenda nasceu do sonho de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de morarem com segurança e conforto. Já são mais de 1.600 reformas entregues em cinco anos de atuação!

Vizinhos homenageiam e ajudam idoso de 74 anos que trabalha como catador e passa dificuldades

O seu Luiz já sofreu 7 AVC's (isso mesmo, sete!) e, mesmo assim, todos os dias ele empurra sua carroça pelas ruas do centro...

Senhora completa 103 anos fantasiada de Mulher-Maravilha

O segredo da longevidade de Mary Cotter é manter-se sempre ocupada. Ela completou recentemente 103 anos de vida, com saúde para dar e vender. O...

Instagram

Senado aprova projeto que criminaliza homofobia antes de votação no STF 2