Ícone do site Razões para Acreditar

Senhora com Parkinson doa mudas de acerola e encanta vizinhos: “Acerolas do Amor”

Senhora com Parkinson doa mudas de acerola e encanta vizinhos: "Acerolas do Amor" 1

Quem passa em frente à casa da dona Maria Carvalho de Souza Linhares, 86 anos, tem a fofa surpresa de encontrar em sua varanda várias mudas de acerola plantadas em caixinhas de suco e de leite, com os seguintes dizeres: “Pode pegar. Presente da Dona Maria”. Nomeada de “Acerolas do Amor”, esta linda iniciativa foi registrada pela neta da dona Maria, Bárbara Linhares, 23 anos, em João Monlevade, interior de Minas Gerais.

“Depois que ela viu em um programa de TV que a acerola era considerada a planta ‘rainha do quintal’, ela teve vontade de fazer esse projeto de doação das mudas. Ela sempre gostou de dar mudinhas do seu jardim para nós familiares e nossos amigos e pensou que seria bacana se várias pessoas pudessem tê-las em seus quintais também”, relatou.

Bárbara contou ao Razões que a vó Maria sempre foi apaixonada por jardinagem e desde que perdeu o seu companheiro, o vô Cravo, há 20 anos, foi diagnosticada com Síndrome de Parkinson. Como a doença é neurodegenerativa, dona Maria apresenta tremores e dificuldade de locomoção e na fala. Esses sintomas se intensificaram bastante nos últimos 2 anos, mas isso não a impossibilitou de cuidar do seu jardim e plantar as suas mudinhas da “Acerolas do Amor”.

Cultivo de acerola melhorou qualidade de vida

Acho que ela encontra nas flores e árvores uma maneira de expressar a gratidão pela vida. Nossa avó deixa amor por onde passa. É uma pessoa extremamente carinhosa, preocupada, cuidadosa e gentil. Devido às decorrências da Síndrome de Parkinson, ela tem alguns dias bem ruins, mas ela consegue tirar de letra qualquer situação”, afirmou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A neta relatou também que tem recebido diariamente inúmeras mensagens de carinho, inclusive, que a produção de mudinhas dobrou!

Enquanto essa atividade for uma distração e trouxer alegria pra ela, iremos apoiá-la, sem dúvidas. A vovó ama realizar vários projetinhos em sua casa, e nós amamos acompanhar e fazer parte disso tudo”.

Outra notícia boa é que desde a repercussão do publicação, a vó Maria tem apresentado melhoras nos últimos dias em relação a doença.

Ela apresentou pouquíssimas crises decorrentes da doença, e foram crises brandas. Foi muito bacana saber que também pudemos dar força e ânimo para as pessoas que possuem familiares portadores da Síndrome de Parkinson através da publicação. A internet, quando usada para o bem, é uma ferramenta maravilhosa!”.

Dona Maria, a neta Bárbara e o pé de acerola ao fundo
Dona Maria e as netas

Muito fofa a dona Maria! Então já sabe, é só passar em frente a casa e pegar uma muda na varanda. Ah, e quem puder ajudá-la doando caixinhas de leite ou suco, é só deixá-las lá na varanda também.

Leia também: Senhora de 99 anos costura enxovais para bebês de famílias necessitadas

Compartilhe o post com seus amigos!

crédito das fotos: Claudemir Azevedo e arquivo pessoal

Sair da versão mobile