Ser solidário alivia o estresse e previne a depressão, especialmente em tempos difíceis

O ato de compartilhar algo com quem precisa ou investir tempo em prol de uma ação positiva libera substâncias químicas que aliviam o estresse e previne as doenças emocionais, como a ansiedade e a depressão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os benefícios de sermos empáticos e caridosos são sentidos principalmente quando sabemos quem está recebendo ajuda e acompanhamos todo o processo.

Em tempos de pandemia, entregar uma cesta básica a uma família desempregada, ligar para pessoas que estão isoladas e sem companhia ou fazer compras no supermercado para um idoso que não pode sair de casa são atitudes que beneficiam tanto os doadores, quanto os recebedores.

ser solidário previne depressão alivia estresse
Foto: Akshar Dave/Unsplash

Apoie um trabalhador autônomo nessa crise e faça sua doação no Mercado Solidário. Clique aqui para contribuir.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Benefícios de ser solidário

“Quando contribuímos para causar mudanças positivas na situação que o outro está vivendo, regiões específicas do nosso cérebro são ativadas e passam a produzir hormônios como a dopamina, que nos dão sensação de prazer e bem-estar”, explica a psicóloga Lidiane Almeida.

Uma pesquisa feita nos EUA descobriu que atos de caridade estimulam positivamente uma área do sistema nervoso central responsável por lidar com o estresse.

Outro estudo demonstrou que o estímulo é ainda mais forte quando o doador sabe quem está recebendo sua ajuda e acompanha esse indivíduo de forma pessoal. “Esse suporte direcionado resulta em maior sentimento de conexão social”.

De acordo com Lidiane, os benefícios da compaixão e da gentileza variam conforme o engajamento nas ações solidárias. “Você pode ajudar um idoso a atravessar a rua ou até doar um órgão, por exemplo. A diferença estará na sua motivação em servir ao próximo”. Uma ação genuína, que não requer nada em troca, traz vantagens a todos, pois “contribui para o bem comum e para uma sociedade melhor”, garante a psicóloga.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Voluntariado

Talvez não haja exemplo melhor do que o trabalho voluntário, onde as pessoas dedicam horas, dias, meses para fazer a diferença na vida de uma pessoa ou de um grupo.

ser solidário previne depressão alivia estresse
Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

Só que quem acaba sentindo essa diferença somos nós, os voluntários”, garante a paranaense Gabriela Rodrigues dos Santos, que largou o trabalho de professora na capital paranaense para voluntariar em uma comunidade de 250 pessoas no interior do Amazonas. “Eu estava desmotivada e queria um propósito para minha vida, então aceitei esse desafio”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando você se doa para ajudar quem precisa, o maior beneficiado é você, porque são essas pessoas que te ensinam”, afirma a ex-professora, emocionada ao falar de como a experiência como voluntária mudou sua vida.

“A gente aprende a se virar com pouco e desenvolvemos amor, cuidado e carinho por pessoas que nunca vimos antes. Sempre fui uma pessoa muito carinhosa, mas hoje eu abraço minha mãe de um jeito mais forte e especial que antes, porque percebi como momentos assim são importantes”, afirma.

ser solidário previne depressão alivia estresse
Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Dedicar seu tempo ao próximo trouxe crescimento pessoal, ânimo e propósito de vida que Gabriela tanto procurava. “Antes de ser voluntária, eu estava passando por vários problemas pessoais e meu esgotamento emocional no trabalho era gigante. Eu estava à beira da depressão”, recorda. “Só que doar meu tempo, força e conhecimento a essas pessoas que precisam mudou isso, e a Gabriela de hoje é completamente diferente”.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Fonte: Sempre Família

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,411,289SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

UNICEF e Samsung lançam 2ª edição de maratona voltada à criação de APPs para escolas

A proposta é unir programadores e estudantes com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos moveis, usáveis em sala de aula.

Novo presidente do México pede fim do próprio foro privilegiado

O novo presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, do partido de centro-esquerda MORENA (Movimento de Regeneração Nacional) anunciou o encaminhamento ao Senado Mexicano...

Estudantes em Cuiabá reaproveitam peças de bicicleta para criar cadeira de rodas

Pense bem antes de jogar alguma coisa no lixo, porque nas mãos certas, quase tudo pode ser reutilizado. Com uma boa ideia em mente...

Explorando o bairro, crianças e adolescentes aprendem sobre botânica e preservação ambiental

(Por Ingrid Vogl) A tarefa do dia foi colher mudas de girassóis em frente à casa da avó do Kelvin. Com esta função, lá se...

Instagram