Longe dos estereótipos! Série “Deu Positivo” traz histórias de pessoas que vivem com HIV

0
992
frame série deu positivo que conta histórias de pessoas que vivem com hiv

Dos anos 80 pra cá, houve inúmeros avanços na medicina para o tratamento de pessoas que vivem com HIV. Apesar disso, muitos estigmas e preconceitos persistem nos dias de hoje. Não existe uma cura definitiva para o HIV, mas pessoas que vivem com o vírus podem levar uma vida normal, ao contrário do que uma grande parcela da população pensa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A segunda temporada da série Deu Positivo, que estreou na MTV no dia 01 de Dezembro de 2021 e está disponível no YouTube do canal, mostra histórias de jovens que vivem com HIV, contadas em primeira pessoa, com pontos de vista de seus pais, namorados e redes de apoio.

Tudo isso com muita informação sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce!

Na série, eles destacam a importância do diagnóstico precoce e prevenção ao HIV, que pode ser feita por uma combinação de métodos, como uso de preservativo nas relações sexuais, testagem regular contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e pré-natal adequado.

A atriz Jennifer Besse faz parte do elenco dessa nova temporada. Ela nasceu com HIV e perdeu a mãe para a AIDS aos seis anos de idade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jennifer tem a carga viral indetectável e utiliza suas redes sociais para conscientizar sobre prevenção, tratamento e principalmente sobre o combate ao estigma associado às pessoas que vivem com HIV. Esse é o conceito do termo Indetectável = Intransmissível (I=I). Ocorre quando pessoas vivendo com HIV, com boa adesão ao tratamento e carga viral indetectável, por pelo menos seis meses, não transmitem o vírus por via sexual.¹

Vem saber um pouco mais sobre a história dela:

A descoberta do HIV

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estigmas que cercam as pessoas que possuem o vírus

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A importância de redes de apoio

Como foi pra ela participar da série

Bacana, né? A melhor forma de combater o estigma e preconceito associados às pessoas que vivem com HIV é com informação de qualidade!

Já corre então para assistir os três episódios da série que estão disponíveis no YouTube da MTV e compartilha com os amigos e familiares.

1-BRASIL. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde. DIAHV atualiza sobre o conceito indetectável=intransmissível. Disponível em: <DCCI atualiza informações sobre o conceito Indetectável = Intransmissível | Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (aids.gov.br)> Acesso: 09 de Dezembro de 2021.

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

NP-BR-HVX-PRSR-210008 – DEZ/2021

Longe dos estereótipos! Série “Deu Positivo” traz histórias de pessoas que vivem com HIV 1

Longe dos estereótipos! Série “Deu Positivo” traz histórias de pessoas que vivem com HIV 2

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.