Shazam da natureza: aplicativo descobre o nome de plantas e animais através de fotos

Lembra quando surgiu o Shazam, o querido aplicativo que nos salva quando queremos saber o nome de uma música? Este modelo de ferramenta agora está se expandindo e a novidade é um aplicativo que “descobre” nomes de plantas e animais. Um tempo atrás também mostramos um app semelhante que descobria o nome de flores dessa mesma forma – relembre aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O app Seek foi criado pela ONG Inaturalist e reúne informações coletadas pela empresa com inteligência artificial, sendo capaz de te dizer com precisão qual é aquela planta bonita que você acabou de ver mas não sabe qual é.

Relacionado: Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo

Eles já possuem um banco de imagens imenso, mas o processo funciona basicamente desta maneira: a pessoa interessada em descobrir faz uma foto e envia para o App. A imagem é analisada e comparada com o acervo, que já possui algo em torno de 30 mil imagens e continua crescendo cada vez mais. Quando a foto é compatível com alguma espécie já catalogada, acontece uma espécie de “match” e o Seek envia para o usuário informações da Wikipédia com todos os dados já coletados daquela espécie.

E somos nós que ajudamos o aplicativo a crescer, pois conforme mais enviamos as imagens, mais o acervo aumenta. E a fim de estimular as pessoas a fazerem exatamente isso, o Seek oferece distintivos aos usuários, que são “premiados” a cada nova descoberta. A ideia é contribuir com a ciência e na conservação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criativo, educativo e divertido, o app pode ser uma ótima ferramenta para nos aproximarmos mais do mundo animal e vegetal e compreendermos que tudo faz parte de um mesmo sistema, do qual precisamos cuidar e conservar.

Dá uma olhada na interface para compreender como funciona o Shazam da Natureza:

shazam da natureza

Para fazer o download na Apple Store clique aqui e na Google Play aqui.

shazam da natureza

Com informações de My Modern Met

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com porta-malas aberto, rapaz oferece alimentos para pessoas carentes no PA

"Se você estiver precisando, pegue até 3 itens para você e sua família", dizia um cartaz fixado num carro em Ananindeua (PA). Dentro do...

Após perder vaga em concurso, empreendedora cria ferramenta que avisa sobre nomeação

A frustração de perder uma vaga inspirou a concurseira e empreendedora Débora Urizzi a criar a startup Convocações Online.

Cadeirante é resgatada após cair de navio de cruzeiro e quase se afogar – veja o vídeo

Enquanto participava de uma festa em um navio cruzeiro, uma jovem cadeirante acabou caindo do alto da embarcação, e quase se afogou no mar...

Atores ‘se aproveitam’ dos paparazzi para promover instituições de caridade

Andrew Garfield e Emma Stone formaram um dos casais mais influentes de Hollywood (eles se conheceram durante as filmagens de "O Espetacular Homem-Aranha" mas...

Como nos velhos tempos, circo retoma apresentações nas ruas para levar alegria e de graça

Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem palhaçada? Tem sim, senhor! É do modo antigo de se fazer circo que uma turma circense...

Instagram