Shazam da natureza: aplicativo descobre o nome de plantas e animais através de fotos

Lembra quando surgiu o Shazam, o querido aplicativo que nos salva quando queremos saber o nome de uma música? Este modelo de ferramenta agora está se expandindo e a novidade é um aplicativo que “descobre” nomes de plantas e animais. Um tempo atrás também mostramos um app semelhante que descobria o nome de flores dessa mesma forma – relembre aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O app Seek foi criado pela ONG Inaturalist e reúne informações coletadas pela empresa com inteligência artificial, sendo capaz de te dizer com precisão qual é aquela planta bonita que você acabou de ver mas não sabe qual é.

Relacionado: Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo

Eles já possuem um banco de imagens imenso, mas o processo funciona basicamente desta maneira: a pessoa interessada em descobrir faz uma foto e envia para o App. A imagem é analisada e comparada com o acervo, que já possui algo em torno de 30 mil imagens e continua crescendo cada vez mais. Quando a foto é compatível com alguma espécie já catalogada, acontece uma espécie de “match” e o Seek envia para o usuário informações da Wikipédia com todos os dados já coletados daquela espécie.

E somos nós que ajudamos o aplicativo a crescer, pois conforme mais enviamos as imagens, mais o acervo aumenta. E a fim de estimular as pessoas a fazerem exatamente isso, o Seek oferece distintivos aos usuários, que são “premiados” a cada nova descoberta. A ideia é contribuir com a ciência e na conservação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criativo, educativo e divertido, o app pode ser uma ótima ferramenta para nos aproximarmos mais do mundo animal e vegetal e compreendermos que tudo faz parte de um mesmo sistema, do qual precisamos cuidar e conservar.

Dá uma olhada na interface para compreender como funciona o Shazam da Natureza:

shazam da natureza

Para fazer o download na Apple Store clique aqui e na Google Play aqui.

shazam da natureza

Com informações de My Modern Met

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,777,821SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Policial adota bebê de sem-teto e usuária de drogas

O policial já era pai de três filhas biológicas, mas abriu seu coração com o apoio incondicional de sua esposa.

Dono de livraria doa material escolar para menino que não pediu dinheiro, mas sim caderno para estudar

O protagonista desta história é Mauricio Casado, um homem de 48 anos de Mendoza, no oeste da Argentina, que fez questão de dar uma...

Emma Watson vira personagem da ‘Turma da Mônica’ em ação que homenageia mulheres fortes

A homenagem faz parte do projeto 'Donas da Rua', que mensalmente celebra uma mulher mundialmente e historicamente importante.

Irmão cria lindo vestido feito sob medida para sua irmã usar no baile de formatura da escola

Poucas coisas são mais fortes e genuínas do que o vínculo afetivo entre dois irmãos. Mais do que isso, alguns irmãos levam sua cumplicidade e...

Morador de rua divide comida com um desconhecido e prova que quem menos tem é quem mais compartilha

Por algumas vezes em nossas vidas ouvimos aquele verbete popular: “Quem menos tem é quem mais compartilha”. O vídeo a seguir mostra a história...

Instagram