Shopping tem Papai Noel capacitado para receber crianças autistas

Enfrentar filas enormes de crianças no shopping para tirar foto com o Papai Noel é uma espécie de tradição familiar na época das festividades de Natal. No entanto, crianças com necessidades especiais, como o autismo, podem passar por situações desastrosas, ou mesmo inexistentes, se os pais optarem por evitar o encontro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma iniciativa não-governamental de inclusão social no Canadá provou que é possível integrar crianças autistas e possibilitar a elas a mesma vivência que todas as outras crianças possuem, inclusive as festividades de Natal, parte das memórias de infância de tanta gente.

Leia tambémJovens autistas do DF formam banda de rock e promovem inclusão social

A ONG Autism Speaks (Autismo Fala) organiza anualmente 15 pontos de encontro para sessões de fotos com ambiente personalizado para as crianças, num encontro especial com o Papai Noel; este, preparado especificamente para a ocasião.

Shopping tem Papai Noel capacitado para receber crianças autistas
(Foto: Reprodução Nick Procailo / Vancouver Sun)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compreendendo uma gama de condições caracterizadas por dificuldades com habilidades sociais, de fala e de comunicação não-verbal, com sintomas que variam de leve a grave, o transtorno do espectro autista também causa alta sensibilidade auditiva. Por conta disso, as sessões são agendadas com antecedência e realizadas antes da abertura do shopping, para garantir que todo o ambiente seja aconchegante e calmo para as crianças.

No entanto, se uma família com criança autista visita o shopping num horário convencional, uma peça azul de quebra-cabeça colada na parede (este o logotipo universal do autismo), é um sinal para os pais de que aquele Papai Noel está preparado e saberá receber a criança do espectro da melhor forma possível – elas também têm preferência na fila.

O bom velhinho contratado pela ONG Autism Speaks acumula oito anos de experiência com crianças autistas. Preparado e prevenido, suas botas não levam sinos na parte de trás, de modo que não façam barulho. Atrás de sua poltrona, brinquedos e livros servem de isca para prender a atenção da criança.

Leia tambémCasal pinta casa com quadro de Van Gogh para filho autista não se perder

Se a música ambiente aparentemente está incomodando a criança, logo é ajustada. “Acredito que todos devem ser tratados com igualdade, especialmente na época do Natal”, disse o Papai Noel ao jornal canadense Vancouver Sun.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a diretora de marketing da Autism Speak, a iniciativa é um absoluto sucesso. Ela também conta que a ONG oferece financiamento para serviços prestados e pesquisas na área; porém o que mais costuma receber são cartas de papais e mamães de todo o país agradecendo o encontro natalino positivo e as sessões de compras amigáveis com as crianças, sem mais problemas.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Revista Crescer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Shopping tem Papai Noel capacitado para receber crianças autistas 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vovô monta outdoor para comemorar nascimento do primeiro neto em Caxias do Sul (RS)

O gerente operacional Rodrigo Rezer Frazzon ficou tão feliz com o nascimento do neto, que tratou de fazer um outdoor para homenagear a filha...

Listamos diversos serviços que estão gratuitos para você usar durante a pandemia do coronavírus

Ficar em casa, só sair quando realmente for necessário, é uma das principais recomendações para a prevenção do coronavírus. Juntamente com lavar bem as mãos...

Cientistas descobrem composto que reverte principal causa da Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA

A cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) nunca esteve tão próxima. É o que permite dizer a recente descoberta de cientistas da Northwestern...

CEO da GAP vai atualizar produtos da marca após reclamação de menina de 5 anos

O que as outras empresas podem aprender com esse episódio?

Que mulher não gosta de receber um elogio?

E se for dentro de uma sala de cinema, com centenas de pessoas escutando? Foi isso que a Natura fez, convidou usuários que, quando...

Instagram

Shopping tem Papai Noel capacitado para receber crianças autistas 4