Sistema permite que pessoas com paralisia controlem suas cadeiras de rodas com a língua e a cabeça

Um novo sistema que funciona com movimentos da cabeça e da língua se tornou uma revolucionária solução para pessoas com paralisia para não apenas controlarem suas próprias cadeiras de rodas elétricas, mas também seus smartphones e até computadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Georgia Tech revelou os resultados de um estudo que mostrou como seus engenheiros foram capazes de transformar seus protótipos de pesquisa em um equipamento prático, testado por 17 usuários com tetraplegia que fazem uso de cadeiras de rodas motorizadas.

Eles descreveram como o sistema inovador e inédito têm revolucionado seu cotidiano e sua vida! 😄

Sistema permite que pessoas com paralisia controlem suas cadeiras de rodas com a língua e a cabeça

Colaborando com médicos e terapeutas clínicos da Brooks Rehabilitation, a equipe conseguiu demonstrar o quão útil e fácil a tecnologia MagTrack funcionou para os pacientes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ver onde o projeto MagTrack avançou desde os estágios iniciais deste estudo é incrível”, disse Geneva Tonuzi, diretora médica do programa de lesão medular da Brooks Rehabilitation.

O MagTrack permite que os usuários de cadeiras de rodas elétricas controlem seus dispositivos conectados (por exemplo, smartphone, computador) e conduzam suas cadeiras de rodas elétricas usando um controlador multimodal alternativo. Além disso, o dispositivo assistivo foi projetado para ser vestível, sem fio e adaptável à condição específica do usuário.

Ao contrário de outros dispositivos, você não precisaria estar sentado em uma cadeira ou em uma mesa para usá-lo. O controlador está sempre com você.

Testar o desempenho do Head-Tongue Controller (HTC, ‘Controlador de Cabeça-Língua’, em tradução literal), uma versão anterior da tecnologia MagTrack, demonstrou sua capacidade de realizar complexas interações homem-máquina que melhorarão a qualidade de vida dos usuários, por meio do uso de movimentos de língua e cabeça, que são detectados por óculos e um pequeno marcador que é colado temporariamente na língua usando um adesivo biocompatível.

Sistema permite que pessoas com paralisia controlem suas cadeiras de rodas com a língua e a cabeça

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os comandos são gerados a partir desses movimentos usando modelos avançados de processamento de dados e aprendizado de máquina.

Essa combinação de movimentos da cabeça e da língua permite que o usuário execute uma variedade de funções diárias com controle personalizável, desde navegação pelo mouse, rolagem ou arrastar e soltar até manobras de direção avançadas quando conectado a uma cadeira de rodas elétrica.

Os traçadores do MagTrack ficam presos no rosto por muitas horas sem causar desconforto graças a um adesivo transparente biocompatível.

Foi incrível ver como seus rostos se iluminaram quando viram que eram capazes de controlar sua cadeira de rodas com tanta facilidade e conforto”, disse Jesse Milliken, fonoaudiólogo do programa de lesão medular do Brooks Rehabilitation Hospital.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No próximo ano, a equipe planeja disponibilizar o MagTrack para os primeiros usuários para testes de validação em casa, para melhorar ainda mais a tecnologia.

Fonte: Gestta UK
Fotos: Georgia Tech

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Sistema permite que pessoas com paralisia controlem suas cadeiras de rodas com a língua e a cabeça 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Americano de 12 anos entrega mais de 400 bikes para crianças na Índia poderem ir à escola

Um norte-americano de apenas 12 anos, Thomas Hircock, mudou a realidade de crianças em uma comunidade na Índia ao criar o Bike Club. Trata-se...

Modelo vende nudes e arrecada milhões para ajudar a combater incêndios na Austrália

Apesar de pouco noticiado e repercutido por conta do tabu, trabalhadoras do sexo estão vendendo 'nudes' em troca de doações em dinheiro para entidades...

Filha conta todo dia à mãe com Alzheimer que está grávida e grava suas reações diariamente

Esse vídeo vai alegrar seu dia! Christine Stone de Florença, da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, teve uma ideia muito fofa. Sua mãe, Setsuko Harmon,...

Comunidade 100% autossuficiente da Holanda surpreende o mundo

Ouça essa história clicando no play acima! O meio ambiente recebe muitas agressões da humanidade. Para reverter a situação, existem duas saídas: reduzir o consumo de...

Garoto de 16 anos é adotado por sua professora e essa história é incrível

Você acredita em destino? Anthony, tem 16 anos e vive na cidade de Beaumont, no Texas, EUA. Desde seus 9 anos que ele vive em...

Instagram

Sistema permite que pessoas com paralisia controlem suas cadeiras de rodas com a língua e a cabeça 2