Sistema de descarga a vácuo reduz consumo de água em até 90%

Diminuir o desperdício de água é uma necessidade urgente. Enquanto muitas cidades brasileiras passam por períodos de crise de abastecimento, devido à estiagem e falta de investimento dos sistemas atuais que já estão saturados, a Agência Nacional de Águas (ANA) registra, aproximadamente, uma perda de 40% da água tratada. Entre os elementos que contribuem para este gasto supérfluo estão os sistemas tradicionais de descarga.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Vasos convencionais consomem, em média, entre 6 e 12 litros por descarga, enquanto o sistema a vácuo consome apenas um litro”, esclarece Jean Pierre Bernard, diretor no Brasil da Bvst-Evac, empresa especializada em soluções sustentáveis. Conforme Bernard, essa economia, que chega atingir 90%, é muito significante, quando é considerada toda a população brasileira, que ultrapassa os 200 milhões de habitantes.

O modelo citado por Bernard se assemelha aos utilizados em aviões, em que o esgoto é transportado pelo ar, através das diferenças de pressão, e a água é usada apenas para a higienização da bacia. Este sistema também diminui a quantidade de esgoto a ser tratado, levando a eficiência para além dos banheiros.

Quando a coleta a vácuo é instalada num prédio, é possível diminuir também o consumo de eletricidade, por exemplo. Isto ocorre devido a água não precisa ser levada até o alto do edifício. Os casos de entupimento também são bem menores, progredindo a economia financeira.

“Estamos correndo risco de ficar sem água para beber e as pessoas não se dão conta de que gastam água potável para escoar fezes e urina”, alerta Bernard. Todavia, mesmo com todos os benefícios que o sistema oferece, ele ainda enfrenta certa resistência. A única razão encontrada por Bernard para isso é a de que o ser humano é resistente às mudanças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banner

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Marca direciona seus esforços para promover a paz mundial e o amor

A marca AXE este ano decidiu investir no amor. Logo de cara em meados de Janeiro a marca lançou um comercial chamado Make Love...

Jogador faz principal pontuação do beisebol um ano após perder o olho em tentativa de suicídio

A história de Drew Robinson é repleta de batalhas e milagres. O jogador de beisebol profissional bateu seu primeiro home run (corrida para casa,...

Médico cuida tão bem de crianças em UTI que elas querem ficar no hospital

Cuidar de crianças é realmente apaixonante, sobretudo de criancinhas com algum problema de saúde. É por isso que o doutor Thallys Ramalho coloca todo...

Mesquita dentro de igreja une muçulmanos e cristãos no Canadá

Antes da igreja abrir suas portas, a comunidade muçulmana viajava duas horas até a mesquita mais próxima e uma única vez no ano.

Lucas Lucco fará live-show de aniversário e de presente pede a fãs doações para campanha

Lucas Lucco realizará live de aniversário e de presente pede que os fãs doem em campanha

Instagram