Sistema de descarga a vácuo reduz consumo de água em até 90%

Diminuir o desperdício de água é uma necessidade urgente. Enquanto muitas cidades brasileiras passam por períodos de crise de abastecimento, devido à estiagem e falta de investimento dos sistemas atuais que já estão saturados, a Agência Nacional de Águas (ANA) registra, aproximadamente, uma perda de 40% da água tratada. Entre os elementos que contribuem para este gasto supérfluo estão os sistemas tradicionais de descarga.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Vasos convencionais consomem, em média, entre 6 e 12 litros por descarga, enquanto o sistema a vácuo consome apenas um litro”, esclarece Jean Pierre Bernard, diretor no Brasil da Bvst-Evac, empresa especializada em soluções sustentáveis. Conforme Bernard, essa economia, que chega atingir 90%, é muito significante, quando é considerada toda a população brasileira, que ultrapassa os 200 milhões de habitantes.

O modelo citado por Bernard se assemelha aos utilizados em aviões, em que o esgoto é transportado pelo ar, através das diferenças de pressão, e a água é usada apenas para a higienização da bacia. Este sistema também diminui a quantidade de esgoto a ser tratado, levando a eficiência para além dos banheiros.

Quando a coleta a vácuo é instalada num prédio, é possível diminuir também o consumo de eletricidade, por exemplo. Isto ocorre devido a água não precisa ser levada até o alto do edifício. Os casos de entupimento também são bem menores, progredindo a economia financeira.

“Estamos correndo risco de ficar sem água para beber e as pessoas não se dão conta de que gastam água potável para escoar fezes e urina”, alerta Bernard. Todavia, mesmo com todos os benefícios que o sistema oferece, ele ainda enfrenta certa resistência. A única razão encontrada por Bernard para isso é a de que o ser humano é resistente às mudanças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banner

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,434,652SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Parceria entre Razões e Gooders oferece curso pré-ENEM com 50% de desconto

Muita gente está aproveitando a quarentena para estudar bastante e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. E a gente aqui...

Adolescente usa 13º salário para realizar pedidos de Natal de crianças carentes

A adolescente desistiu de comprar uma bota que queria muito para alegrar o Natal de duas crianças carentes.

Campeão do Super Bowl formado em medicina atua em hospital contra Covid-19

O jogador de futebol americano Laurent Duvernay-Tardif, 29 anos, primeiro médico formado da história a jogar na Liga Nacional de Futebol dos EUA retornou...

Muito amor envolvido! Veja a transformação de 20 de cães e gatos após a adoção

A gente sabe que adoção de animais, principalmente quando os tiramos da rua, traz uma mudança muito grande nas nossas vidas. Acontece que esses bichinhos...

Coca-Cola substitui pack de plástico por de papel em suas latinhas na Europa

Parece uma mudança simples e de baixo impacto, até conferirmos os números: 2 mil toneladas de plástico e 3 mil toneladas de CO2 serão poupados por ano!

Instagram