Como construir um sistema de irrigação caseiro e de baixo custo

Um sistema de irrigação caseiro e de baixo custo transformou áreas que antes eram improdutivas pela falta de água em pequenas plantações ricas em hortaliças, legumes e verduras, no município de Iguatu, Ceará.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sistema foi desenvolvido pelo técnico em agronomia Kevin Brasil e acabou virando um projeto, batizado de Mudas. O bacana é que você pode replicar a tecnologia seguindo o passo a passo a seguir. As informações são do Globo Rural.

Irrigação

Para a irrigação, você vai precisar de uma mangueira de polietileno de 16mmm, prego cabral, palito de pirulito e arame de 16mm.

Primeiro, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais. O microaspersor é feito com os palitos de pirulito, pregos e arames (imagem abaixo) e funciona como pulverizador, ou seja, ao chegar na cabeça do prego, a água de dispersa em gotículas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sistema irrigação caseiro baixo custo

Usando um alicate, enrole a extremidade do arame 3 x no palito de pirulito, apertando bem. Então, dobre o arame no formato da letra “C”, de modo que a outra extremidade fique voltada para a ponta do palito de pirulito.

Continue enrolando a extremidade do arame no prego, apertando bem com 4 voltas. A cabeça do prego deve ficar voltada para baixo. Corte o excedente do prego e ajuste o aspersor, deixando um espaço entre a cabeça do prego e a ponta do palito de pirulito – cuidado para não se machucar. Coloque o microaspersor nos furos da mangueira.

Sensor de umidade

Com uma vela porosa, uma mangueira de silicone e uma cubeta, você vai montar o sensor de umidade, que indica o momento certo de irrigar a plantação, evitando o desperdício de água. São dois sensores na verdade que atuam juntos: um a 10 e outro a 20 centímetros de profundidade, separados por uma distância de 5 centímetros. Avela porosa funciona como um sensor de umidade, e deve ficar enterrada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiro passo: adapte a mangueira na vela e na cubeta. No canteiro que será irrigado, cave 2 buracos – um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade – a uma distância de 5 cm entre os dois.

Em seguida, enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora – você pode usar um pedaço de madeira para apoiar a cubeta (imagem abaixo).

sistema irrigação caseiro baixo custo

Feita a instalação, coloque a cubeta dentro de um copo de água cheio. Se a água começar a subir pela mangueira, é necessário irrigar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma área produtiva de até 80 m² recebe 2 sensores, um de cada profundidade.

Leia também!

Casal transforma garagem numa horta comunitária em SP e o resultado é maravilhoso

crédito das fotos: Reprodução/Mudas

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,500,572SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Quatro crianças se unem para encontrar idosa de 97 anos com demência desaparecida

À medida que a idade avança e uma pessoa adentra na terceira idade, as atividades do cotidiano se tornam mais difíceis e desafiadoras. É...

Aeromoça adota cão que fazia “vigília” no hotel onde ela ficava hospedada

A aeromoça Olivia Sievers conheceu o cão Rubio, que na época não tinha esse nome, em uma das suas viagens de trabalho à Argentina. Ela...

Jovem que inventou tecnologia para limpar oceanos cria barca solar que limpa rios

O jovem holandês Boyan Slat tinha apenas 19 anos quando começou a desenvolver um dispositivo de limpeza capaz de remover 80 mil toneladas de plástico...

Jovem que viajava 53 km todos os dias para estudar é aprovado em Medicina

Por dois anos, de segunda à sexta, Lucas acordava às 3h30 da manhã, pegava um ônibus e cruzava os 53 km que separam a...

19 ilustrações provam que o amor está nas pequenas coisas

Quando ouvimos falar que o amor está nas pequenas coisas, as vezes não conseguimos visualizar o que esta afirmação diz. Uma vez li sobre a...

Instagram