Como construir um sistema de irrigação caseiro e de baixo custo

Um sistema de irrigação caseiro e de baixo custo transformou áreas que antes eram improdutivas pela falta de água em pequenas plantações ricas em hortaliças, legumes e verduras, no município de Iguatu, Ceará.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sistema foi desenvolvido pelo técnico em agronomia Kevin Brasil e acabou virando um projeto, batizado de Mudas. O bacana é que você pode replicar a tecnologia seguindo o passo a passo a seguir. As informações são do Globo Rural.

Irrigação

Para a irrigação, você vai precisar de uma mangueira de polietileno de 16mmm, prego cabral, palito de pirulito e arame de 16mm.

Primeiro, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais. O microaspersor é feito com os palitos de pirulito, pregos e arames (imagem abaixo) e funciona como pulverizador, ou seja, ao chegar na cabeça do prego, a água de dispersa em gotículas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sistema irrigação caseiro baixo custo

Usando um alicate, enrole a extremidade do arame 3 x no palito de pirulito, apertando bem. Então, dobre o arame no formato da letra “C”, de modo que a outra extremidade fique voltada para a ponta do palito de pirulito.

Continue enrolando a extremidade do arame no prego, apertando bem com 4 voltas. A cabeça do prego deve ficar voltada para baixo. Corte o excedente do prego e ajuste o aspersor, deixando um espaço entre a cabeça do prego e a ponta do palito de pirulito – cuidado para não se machucar. Coloque o microaspersor nos furos da mangueira.

Sensor de umidade

Com uma vela porosa, uma mangueira de silicone e uma cubeta, você vai montar o sensor de umidade, que indica o momento certo de irrigar a plantação, evitando o desperdício de água. São dois sensores na verdade que atuam juntos: um a 10 e outro a 20 centímetros de profundidade, separados por uma distância de 5 centímetros. Avela porosa funciona como um sensor de umidade, e deve ficar enterrada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiro passo: adapte a mangueira na vela e na cubeta. No canteiro que será irrigado, cave 2 buracos – um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade – a uma distância de 5 cm entre os dois.

Em seguida, enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora – você pode usar um pedaço de madeira para apoiar a cubeta (imagem abaixo).

sistema irrigação caseiro baixo custo

Feita a instalação, coloque a cubeta dentro de um copo de água cheio. Se a água começar a subir pela mangueira, é necessário irrigar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma área produtiva de até 80 m² recebe 2 sensores, um de cada profundidade.

Leia também!

Casal transforma garagem numa horta comunitária em SP e o resultado é maravilhoso

crédito das fotos: Reprodução/Mudas

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,261,441SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Gari encontra R$ 700 na rua e devolve para idosa pagar aluguel da filha doente no RJ

“Foi uma coisa de Deus, essa coisa de caráter, de honestidade, pegar e devolver… porque hoje em dia é difícil de pegar um dinheiro assim e devolver.”

Cresce o número de pessoas com autismo no mercado de trabalho

(Por Claudia Corbett) Eles têm alto índice de concentração, foco e objetividade. Possuem habilidades específicas em organização, facilidade no cumprimento de regras e normas, são...

Aluna pede pra levar sua cachorra para a escola e recebe a melhor resposta do professor

Jessica Lewis mora na cidade de Statesboro, na Geórgia (EUA), onde faz faculdade. O furacão Irma se aproximava da cidade, então Jessica achou melhor...

Filipina cria lâmpada que precisa apenas de água salgada para funcionar

A invenção desta mulher pode ser a solução para que muitos locais no mundo passem a ter energia. Aisa Mijeno, uma arquiteta e cientista filipina, criou...

Pesquisadores criam purificador portátil de água para atender comunidades remotas

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 3 em cada 10 pessoas sofrem com a falta de acesso à água potável, um direito humano...

Instagram