O grande desafio para a sustentabilidade é tangibilizá-la para o dia a dia de qualquer cidadão, a ponto de se sustentar também na vida das pessoas a longo prazo. A coleta seletiva, por exemplo, possui algumas limitações como o desconhecimento das pessoas sobre a existência de pontos próximos à sua residência, ou onde eles exatamente se localizam, ou mesmo a importância de descartar os produtos corretamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por isso, são louváveis iniciativas como a do projeto “Desapego Consciente”, que se preocupam em inserir efetivamente no nosso cotidiano ações sustentáveis como a troca, a doação e o descarte de resíduos em Curitiba.
Através do site do projeto, você pode mapear pontos de coleta de acordo com a sua localização e o seu objetivo. Dessa forma, o projeto contribui para a redução de lixo e o prolongamento do ciclo de vida dos objetos. A mecânica do site é tão simples e ilustrativa que nos indagamos “como ninguém nunca pensou nisso antes?”.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE DOAR, DESCARTAR E RECICLAR?
- Você pode DOAR objetos que podem ser reutilizados por outras pessoas. Objetos para doação precisam estar funcionando e em bom estado.
- No momento, todos os pontos de troca cadastrados são do projeto de troca de livros Circulê. Você pode TROCAR livros em bom estado que possam ser utilizados por outras pessoas. Ao entregar um livro, você recebe outro em troca.
- Você pode DESCARTAR objetos e resíduos que não tem condições de reutilização, mas precisam ser descartados corretamente, como por exemplo, medicamentos e eletrônicos.
- Você pode optar por RECICLAR materiais que podem ser reutilizados como matéria-prima para um novo produto. São materiais como papel, vidro, metal, plástico e embalagem longa vida. Estes materiais precisam estar limpos e preferencialmente separados por tipo. Consulte as especificações de cada ponto para saber mais detalhes.
Veja o vídeo e entenda um pouco mais sobre esse projeto curitibano:
Leia Mais
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=2DAqIzzjFwc&feature=youtu.be”]
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No site também é possível encontrar outras redes de postos de troca de diversas outras coisas, descubra aqui.
7 dias de lixo
Só pra você ter uma ideia da quantidade de lixo que produz, mostramos abaixo (e na foto de capa) um projeto do fotógrafo norte-americano Gregg Segal, que criou a série 7 Days of Garbage (“7 Dias de Lixo”, em português), em que coloca famílias deitadas sobre o lixo produzido durante esse período:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Comments are closed.