Site faz mapeamento de pontos de coleta para doação, descarte, reciclagem e trocas de objetos e resíduos

O grande desafio para a sustentabilidade é tangibilizá-la para o dia a dia de qualquer cidadão, a ponto de se sustentar também na vida das pessoas a longo prazo. A coleta seletiva, por exemplo, possui algumas limitações como o desconhecimento das pessoas sobre a existência de pontos próximos à sua residência, ou onde eles exatamente se localizam, ou mesmo a importância de descartar os produtos corretamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por isso, são louváveis iniciativas como a do projeto “Desapego Consciente”, que se preocupam em inserir efetivamente no nosso cotidiano ações sustentáveis como a troca, a doação e o descarte de resíduos em Curitiba.

Através do site do projeto, você pode mapear pontos de coleta de acordo com a sua localização e o seu objetivo. Dessa forma, o projeto contribui para a redução de lixo e o prolongamento do ciclo de vida dos objetos. A mecânica do site é tão simples e ilustrativa que nos indagamos “como ninguém nunca pensou nisso antes?”.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DOAR, DESCARTAR E RECICLAR?

  • Você pode DOAR objetos que podem ser reutilizados por outras pessoas. Objetos para doação precisam estar funcionando e em bom estado.
  • No momento, todos os pontos de troca cadastrados são do projeto de troca de livros Circulê. Você pode TROCAR livros em bom estado que possam ser utilizados por outras pessoas. Ao entregar um livro, você recebe outro em troca.
  • Você pode DESCARTAR objetos e resíduos que não tem condições de reutilização, mas precisam ser descartados corretamente, como por exemplo, medicamentos e eletrônicos.
  • Você pode optar por RECICLAR materiais que podem ser reutilizados como matéria-prima para um novo produto. São materiais como papel, vidro, metal, plástico e embalagem longa vida. Estes materiais precisam estar limpos e preferencialmente separados por tipo. Consulte as especificações de cada ponto para saber mais detalhes.

Veja o vídeo e entenda um pouco mais sobre esse projeto curitibano:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=2DAqIzzjFwc&feature=youtu.be”]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

coletacoleta3

No site também é possível encontrar outras redes de postos de troca de diversas outras coisas, descubra aqui. 

7 dias de lixo

Só pra você ter uma ideia da quantidade de lixo que produz, mostramos abaixo (e na foto de capa) um projeto do fotógrafo norte-americano Gregg Segal, que criou a série 7 Days of Garbage (“7 Dias de Lixo”, em português), em que coloca famílias deitadas sobre o lixo produzido durante esse período:

7-days-of-garbage1 7-days-of-garbage2 7-days-of-garbage5 7-days-of-garbage6 7-days-of-garbage8 7-days-of-garbage9

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Prefeito proíbe que moradores de vilarejo italiano morram5

O decreto aprovado pelo prefeito da pequena aldeia de Sellia, Davide Zicchinella, 40 anos, pretende frear o processo de esvaziamento do vilarejo da Calábria...

Gisele Bündchen lança projeto que ensina crianças e pais a criarem seus próprios espaços verdes

Não é de hoje que a super modelo brasileira Gisele Bündchen encabeça projetos ambientais. Sempre alinhada com a natureza e à frente de inúmeras...

Aeromoça faz idoso chorar após ajudá-lo a se alimentar

A imagem de uma aeromoça chinesa ajudando um senhor a se alimentar comoveu o mundo nesta semana – prepare o lencinho! Fan Xuesong percebeu que...

Heróis anônimos: as muitas histórias de solidariedade na chuva do Rio

Motoqueiros socorrem cadeirante ilhada dentro do carro, clube de jazz acolhe 30 crianças por toda a madrugada, mulher leva de carona desconhecidos pra sua...

Garoto pede para carregar sacola de idoso e atitude viraliza

O post contando a história viralizou por que as relações humanas estão carentes de gestos de solidariedade como o do garoto?

Instagram