Skol convida ilustradoras para recriarem pôsteres machistas da marca

0
3963

Uma coisa não tem mais volta (ainda bem): marcas machistas não são mais toleradas ou absorvidas de forma velada e sem cobrança de um posicionamento correto.

Eu estudei Publicidade e Propaganda e me lembro que nas aulas de História da Propaganda, via anúncios machistas da década de 50 mostrando mulheres como escravas do lar, sendo submetidas a um posições que as inferiorizavam de forma agressiva.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, felizmente, os tempos são outros, e se tem um setor da economia que está tendo que se reinventar, é o da publicidade. E a marca Skol, da gigante Ambev, tem feito sua lição direitinho.

A cervejaria de maior alcance no Brasil começou a perceber que suas campanhas que objetificavam a mulher não passavam mais ilesas à duras críticas de todos os lados (relembrem uma delas aqui), começando nas redes sociais e reverberando em setores estratégicos dentro da companhia.

Talvez o ápice disso foi em 2015, quando eles fizeram uma campanha de Carnaval, com anúncios indoor na grande São Paulo, que foram duramente criticados “por induzir a perda de controle“, chegaram até a “alterar”o anúncio e publicaram nas redes sociais:

machistas não passarão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Deu certo. Os executivos e agência que atendem a marca pediram desculpas e ainda mudaram o tom das campanhas com opções que incentivavam o respeito, relembre aqui.

Depois disso, nos últimos dois anos a marca vem trabalhado para mudar sua imagem, desde então já fizeram uma linda campanha para o dia do orgulho LGBT (veja aqui) e celebrando a diversidade em um comercial intitulado “Viva a Diferença”, veja aqui.

Pôsteres machistas nunca mais

Pois em uma data simbólica e muito forte – o Dia Internacional da Mulher, a Skol lançou mais uma tacada de mestre: convidou ilustradoras e artistas plásticas para recriarem antigos pôsteres da marca sob um novo olhar, um olhar mais contemporâneo e alinhado com os discursos que estamos presenciando no dia a dia.

É muito bacana ver que a cervejaria percebeu que seu discurso antigo e do século passado e que não cabe mais nos dias que vivemos. Assista o resultado:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja algumas das recriações:


posteres machistas posteres machistas

posteres machistas não mais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No hotsite Skol Reposter é possível ver vídeos de cada artista falando sobre seu processo criativo para repensar o pôster da marca.

Leia também: 

Presos em Uberlândia produzem até 400 caixas de legumes por mês

Desconhecido paga compras de idosa após ela ter cartão recusado em mercado

Menino de 5 anos corta o cabelo igual do amigo para tentar enganar professora

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.