Sobrevivente do holocausto reencontra soldado que o libertou 70 anos depois

Joshua Kaufman, 87, um ex-prisioneiro no campo de concentração de Dachau, na Alemanha, encontrou-se com um de seus libertadores, veterano do exército norte-americano Daniel Gillespie, em Huntington Beach, Califórnia, no final de dezembro passado. O encontro foi organizado pelo diretor Emanuel Rotstein, e será apresentado em um documentário, “Libertadores de Dachau,” de acordo com um comunicado de imprensa do History Channel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

KZ Dachau - Die Stunde der Befreier

“Eu tenho esperado fazer isso por 70 anos, eu te amo, eu te amo muito”, disse Kaufman, que sempre sonhou um de seus libertadores de novo.

KZ Dachau - Die Stunde der Befreier

As forças americanas chegaram em Dachau para libertar os prisioneiros em 29 de abril de 1945. Na época, Kaufman foi detido como um trabalhador escravo, colocado para trabalhar em uma fábrica de munições em frente ao acampamento. Ele havia perdido a mãe e três irmãos no campo de concentração de Auschwitz. Quando Gillespie e seus colegas soldados vieram para libertar os mais de 30.000 prisioneiros em Dachau, Kaufman disse que foi tomado pela emoção.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

KZ Dachau - Die Stunde der Befreier

“Eu vi a bandeira branca voando da torre de vigia e percebi então que a tortura estava no fim. Quando os americanos arrombaram a porta, meu coração deu cambalhotas”, disse Kaufman, de acordo com a HuffPost UK. “Eu saí do inferno para a luz. Por isso, e para ele, eu sou eternamente grato.”

Hoje, Kaufman vive em West Hollywood, onde ele trabalha como encanador autônomo, de acordo com o History Channel. Ele tem 87 anos, quatro filhas e três netos. Gillespie, tornou-se um vendedor depois de seu tempo no serviço militar. Ele atualmente reside em Huntington Beach, Califórnia – a cidade em que o encontro ocorreu – e tem oito filhos.

O Yahoo fez uma reportagem sobre o encontro (em inglês) que você pode assistir aqui.

via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dica da Bonnie Hutterer

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,294,950SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher adota cachorra idosa e descobre que era o mesmo pet que ela teve na infância

Quando tinha 10 anos, Nicole Grimes ganhou de aniversário uma cachorra dada pela avó. A menina batizou-a de 'Chloe' e colocou uma fita rosa...

Pai dança e canta Beyoncé com filhas em vídeo inspirador

Steve Haddad of Monroe é um americano, que vive em Michigan - nos EUA e pode ser considerado um verdadeiro paizão! Sua esposa, Tina...

Marido desempregado cuida da casa e faz cantinho de estudos para esposa passar em concurso

Tiago está desempregado há sete meses. Enquanto a esposa trabalha fora, ele cuida da casa e da filhinha do casal.

Time com alunos carentes recebe ajuda de rival para participar de Jogos Escolares

Os pais do time adversário organizaram uma vaquinha online para custear a viagem do time de garotos de um projeto social.

Noiva cai na risada em plena cerimônia de casamento

O dia do casamento é um daqueles sonhados e idealizados por 11 em cada 10 mulheres. Tudo tem que sair perfeito! Mas, as vezes, não...

Instagram

Sobrevivente do holocausto reencontra soldado que o libertou 70 anos depois 2