Software usado por Stephen Hawking para falar está disponível de graça

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, uma das figuras mais conhecidas e importantes do mundo, interage com as outras pessoas usando um software que converte frases em fala.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com uma câmera acoplada aos óculos de Hawking, a tecnologia seleciona letras na tela e forma frases que são convertidas em fala. Ele se comunica dessa maneira há anos, participando de palestras, entrevistas, debates e até escrevendo seus livros.

A ELA é uma doença degenerativa rara. Existem poucos estudos a respeito e, por isso, ainda estamos muito distantes da sua cura. A doença compromete a fala e os movimentos, dificultando uma comunicação eficiente conforme sua evolução.

O software desenvolvido pela Intel agora está disponível de graça. O Assistive Context-Aware (ACAT) permite que os usuários usem computadores com poucos movimentos físicos.

“Nossa esperança é que, ao deixar a plataforma configurável em código livre, os desenvolvedores vão continuar expandindo o sistema e adicionando novas interfaces para os usuários, novas modalidades de sensibilidade, predição de palavras e outros recursos”, comentou Sai Prasad, dono do ACAT, no site da Intel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

via [VÁ de cultura]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa cria linha de capas personalizadas para próteses de braços e pernas

As opções de personalização para próteses estavam em falta. Mas com os avanços na tecnologia de prótese (especialmente com sensores e robótica) vieram avanços em...

Conheça o aplicativo que faz as obras de arte sorrirem

O aplicativo FaceApp permite estampar um sorriso no rosto das pessoas em selfies e fotografias.

Os cinco maiores arrependimentos que as pessoas tem antes de morrer

Uma especialista em cuidados paliativos do Einstein, a Dra. Ana Cláudia Arantes comenta os cinco maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer. Confesso que...

Transgênero vence Miss Espanha e disputará o Miss Universo 2018

A modelo transgênero Angela Ponce venceu o Miss Espanha e disputará o Miss Universo 2018.

Morador de rua recebe onda de apoio após mulher humilhá-lo

Uma mulher (de nome não identificado) ficou irritada ao ver um morador de rua dormindo na frente de uma filial do McDonald's no estado...

Instagram