Software usado por Stephen Hawking para falar está disponível de graça

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, uma das figuras mais conhecidas e importantes do mundo, interage com as outras pessoas usando um software que converte frases em fala.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com uma câmera acoplada aos óculos de Hawking, a tecnologia seleciona letras na tela e forma frases que são convertidas em fala. Ele se comunica dessa maneira há anos, participando de palestras, entrevistas, debates e até escrevendo seus livros.

A ELA é uma doença degenerativa rara. Existem poucos estudos a respeito e, por isso, ainda estamos muito distantes da sua cura. A doença compromete a fala e os movimentos, dificultando uma comunicação eficiente conforme sua evolução.

O software desenvolvido pela Intel agora está disponível de graça. O Assistive Context-Aware (ACAT) permite que os usuários usem computadores com poucos movimentos físicos.

“Nossa esperança é que, ao deixar a plataforma configurável em código livre, os desenvolvedores vão continuar expandindo o sistema e adicionando novas interfaces para os usuários, novas modalidades de sensibilidade, predição de palavras e outros recursos”, comentou Sai Prasad, dono do ACAT, no site da Intel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

via [VÁ de cultura]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,211SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora doutora venezuelana recebe ajuda no Brasil e abre sala de ensino de línguas

A história da venezuelana Yhana Riobueno parece ter sido escrita por um autor de literatura sul-americano. A professora, que nasceu em Caracas e foi...

[VÍDEO] Merendeira conquista cidadania americana e ganha homenagem emocionante de alunos

Yanet López nasceu em Cuba, mas, há alguns anos, migrou para os EUA. Hoje, trabalha como merendeira em cantinas de escolas. Finalmente, ela conseguiu...

22 fotos que provam que animais e crianças fazem bem um para o outro

O desenvolvimento do seu filho pode ser acelerado conforme a interação com o bicho de estimação família. Sua mente ainda em desenvolvimento ganha força...

Parques e praças do RJ terão bancos feitos com tampinhas e embalagens plásticas

Considerada uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro acaba de lançar uma iniciativa incrível por meio da qual bancos de...

Brasileira vê cantor de rua ser humilhado em Barcelona e lidera apoio nas redes sociais

Após publicação da digital influencer Lara Nestruck, em poucas horas o artista ganhou mais de 30 mil seguidores em sua conta do Instagram, além de milhares de mensagens de apoio!

Instagram