Software usado por Stephen Hawking para falar está disponível de graça

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, uma das figuras mais conhecidas e importantes do mundo, interage com as outras pessoas usando um software que converte frases em fala.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com uma câmera acoplada aos óculos de Hawking, a tecnologia seleciona letras na tela e forma frases que são convertidas em fala. Ele se comunica dessa maneira há anos, participando de palestras, entrevistas, debates e até escrevendo seus livros.

A ELA é uma doença degenerativa rara. Existem poucos estudos a respeito e, por isso, ainda estamos muito distantes da sua cura. A doença compromete a fala e os movimentos, dificultando uma comunicação eficiente conforme sua evolução.

O software desenvolvido pela Intel agora está disponível de graça. O Assistive Context-Aware (ACAT) permite que os usuários usem computadores com poucos movimentos físicos.

“Nossa esperança é que, ao deixar a plataforma configurável em código livre, os desenvolvedores vão continuar expandindo o sistema e adicionando novas interfaces para os usuários, novas modalidades de sensibilidade, predição de palavras e outros recursos”, comentou Sai Prasad, dono do ACAT, no site da Intel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

via [VÁ de cultura]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,496,742SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Kim Kardashian vai pagar 5 anos de aluguel para ex-detento que não conseguia lugar para morar

A socialite e empresária Kim Kardashian vem se destacando ultimamente não só pela fama nas redes sociais ou pelo  reality show Keeping Up with...

Empresário boliviano largou tudo para cuidar de cães abandonados

Todos os dias, logo antes do amanhecer, Fernando Kushner percorre as ruas de La Paz com sua van para alimentar os cães de rua...

[VÍDEO] Feirantes se unem para presentear colega que teve bicicleta roubada

Quem tem amigos, tem tudo! Esse feirante de Vila Velha (ES) sentiu isso na pela quando teve sua bicicleta roubada e acabou sendo presenteado...

O maratonista de mais de 100 anos que coloca muito jovem no chinelo

Fauja Singh é um maratonista britânico de origem indiana, vegetariano, de 102 anos. Em outubro de 2011 ele se tornou a primeira pessoa de...

Analfabeta que errava remédios da receita médica ganha sorriso novo de dentista

Lembra da dona Cris, aquela senhora de 60 anos analfabeta, que a pressão não baixava porque ela tomava de forma errada os remédios receitados pelo médico?

Instagram