Empresa cria pratos, copos e talheres biodegradáveis feitos a partir do farelo de trigo

As inovações tecnológicas que prometem reduzir drasticamente o uso do plástico descartável e do isopor, dois componentes que levam séculos para se decompor na natureza, não param de surgir por aí.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Cove lançou uma garrafa biodegradável feita a partir de um polímero chamado PHA, excelente para o uso diário e para ser decomposto quando perder sua serventia. Aqui no Brasil, uma jovem de 17 anos desenvolveu um tipo de bandeja biodegradável que substitui o isopor. Mais: uma startup 100% tupiniquim criou, a partir da fécula de mandioca, um tipo de biomassa que pode ser utilizada na fabricação de pratos, compartimentos e vasilhas.

Seguindo essa tendência, a empresa polonesa Biotrem desenvolveu uma tecnologia que transforma trigo em pratos e talheres.

Empresa cria pratos, copos e talheres biodegradáveis feitos a partir do farelo de trigo

Leia tambémEstudantes de Mato Grosso criam fralda biodegradável feita a partir da mandioca

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagine: uma tonelada de farelo de trigo vira 10 mil pratos, tigelas e talheres totalmente biodegradáveis – e que também podem ser ingeridos!

O homem por trás da invenção é Jerzy Wysocki, que explica que o farelo de trigo puro e natural pode ser convertido em um belo conjunto de utensílios ecológicos utilizando pouca água, sem extrair recursos mineiras ou adicionar compostos e conservantes químicos.

“Nossas tecnologias são protegidas por inúmeras patentes internacionais. O processo tecnológico limpo e ambientalmente amigável de fabricação é baseado em matérias-primas naturais – farelo de trigo e pequenas quantidades de água. O resto é feito por alta pressão e alta temperatura”, explica a Biotrem em seu site.

Adeus plástico, olá trigo!

O objetivo da Biotrem é que seus produtos sejam uma alternativa viável para substituir utensílios descartáveis de plástico e isopor, especialmente aqueles utilizados em festas e eventos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Empresa cria pratos, copos e talheres biodegradáveis feitos a partir do farelo de trigo

O conceito é brilhante: poder substituir um prato ou copo de plástico utilizado uma única vez por uma pessoa e que ao ser descartado poluirá a natureza por séculos, por um prato ou copo feito de trigo biodegradável que será decomposto em 30 dias.

Empresa cria pratos, copos e talheres biodegradáveis feitos a partir do farelo de trigo

A Biotrem garante que seus produtos suportam refeições quentes e frias, podendo até ser usados em fornos e micro-ondas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Empresa cria pratos, copos e talheres biodegradáveis feitos a partir do farelo de trigo

Já fabricados em larga escala na Europa, o trigo-pratos, trigo-copos e trigo-talheres não estão disponíveis no Brasil – por enquanto.

Leia tambémEmpresa lança garrafa que é biodegradável na água, na areia e até no lixo

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: Biotrem / Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos enchem sala de aula com mensagens de apoio para professor com depressão

"Quando você tem significado para alguém, toda a sua vida se ressignifica. Esse foi mais um ensinamento que o magistério me proporcionou nessa data", disse o professor.

Médico faz cirurgia gratuita em bebê que nasceu com polidactilia em Ponta Grossa (PR)

Na manhã do último sábado (19), o médico Eduardo Mattos realizou uma cirurgia gratuita em um bebê recém-nascido com polidactilia, quando uma pessoa nasce...

Professora dá aula com filha de aluna no colo para ela poder prestar atenção

A professora Cláudia, do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio (RJ), surpreendeu uma de suas alunas que estava assistindo...

Com proibição da caça, população de baleias jubarte sobe de 450 para 25 mil!

O número de baleias se multiplicou graças a medidas de proteção implementadas há 60 anos, quando os cientistas perceberam que as populações estavam em declínio.

USP cria plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) desenvolveu um tipo de plástico 100% biodegradável e economicamente...

Instagram