Apenas 9% das pessoas sabem que soropositivos com tratamento em dia não transmitem HIV

Apenas 9% das pessoas sabem que soropositivos que realizam tratamento em dia não tem condições de transmitir o vírus HIV. Os dados são de uma pesquisa da fundação norte-americana Terrence Higgins Trust, publicada pelo England Journal of Medicine.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A porcentagem entre os gays sobe para 25%. Mesmo assim, as estatísticas poderiam ser melhores, já que ajudariam a eliminar o estigma em torno das pessoas com HIV. Devido à falta de informação, boa parte das pessoas evitam se relacionar com soropositivos.

Uma outra pesquisa, da fundação YouGov, com 2022 pessoas, revelou que um terço delas tinha receio de prestar primeiros socorros a soropositivos e 39% não se sentia confortável em ficar com um HIV+. Nos dois casos, o risco de contágio é nenhum se a pessoa estiver seguindo o tratamento à risca.

Leia também: Com técnica de edição genética, cientistas eliminam totalmente o HIV em ratos

“Não há evidência de qualquer nova transmissão que tenha vindo de pacientes com HIV sob tratamento para novos infectados”, disse o porta voz da fundação HIV Prevention Trials Nwtork.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dado que precisa ser reforçado é que a maioria das novas transmissões vem de pessoas que têm o vírus, mas não sabem, e, consequentemente, não se tratam. O tratamento consegue diminuir a quantidade de vírus no sangue infectado, a ponto de a carga viral ser indetectável.

Leia também: Cientistas criam pendrive capaz de detectar HIV em menos de 30 minutos

“Somente 1 em cada 4 homens gays tem ciência disso, ainda que a comunidade gay seja das mais informadas sobre o assunto. Isso mostra que ainda temos um longo caminho pela frente na conscientização das pessoas”, afirmou Michael Brady, médico e diretor da Terence Higgins Trust.

Leia a matéria completa no Superpride – Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,845,820SeguidoresSeguir
24,900SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após 41 anos, bebê roubado em ditadura encontra mãe

Travis Tolliver foi separado da mãe assim que nasceu, no Chile, 41 anos atrás. Os médicos disseram para a mãe, Nelly Reys, com 19...

Bate a meta da vaquinha para ajudar jovem com autismo severo

Julio completou 24 anos e tem autismo severo, durante as crises, precisa ser amarrado para que não se machuque. A vaquinha proporcionará a ele um tratamento adequado!

Agora é crime: homofobia e transfobia podem dar até 5 anos de prisão

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) enquadra declarações homofóbicas e transfóbicas no crime de racismo.

Google coloca no mercado colher que diminui o tremor das mãos de pacientes com Parkinson

Um ato que para todos é quase automático, para pessoas com Parkinson pode ser um desafio, de alimentar sozinho com talheres. Os tremores que...

Uma carta aberta para minha mãe

Aproveitando o projeto que fizemos onde pedimos para que escrevessem uma carta para suas mães e depois ligassem pra elas e lessem, resolvi também...

Instagram

Apenas 9% das pessoas sabem que soropositivos com tratamento em dia não transmitem HIV 2