Pesquisadores criam sorvete que ameniza efeitos da quimioterapia

Clique e ouça:

Enjoos, tonturas, fraqueza e queda de cabelo são alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer. Outro efeito comum é a falta de apetite, agravada pelo surgimento de feridas na boca que dificultam a ingestão de alimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, esses efeitos poderão ser amenizados com um alimento delicioso: sorvete. A novidade foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com uma fábrica de Florianópolis. As informações são do G1.

Leia também: Cientistas descobrem composto que “congela” célula do câncer

Nos sabores morangochocolate e limão, o sorvete funciona como um complemento alimentar. Ele foi servido a pacientes do Hospital Universitário da UFSC durante um ano.

Ao contrário dos sorvetes convencionais, o sorvete desenvolvido pelos pesquisadores não tem lactose nem glúten. Ele leva azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado – proteína extraída do soro do leite, rica em aminoácidos e de fácil absorção – e fibra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A aceitação e os resultados do teste foram positivos. “Foi uma surpresa maravilhosa, o sorvete é delicioso e ele minimiza os efeitos da quimioterapia”, disse Carol Gilda Martins, paciente da unidade hospitalar. Desde março, ela faz tratamento para um câncer linfático.

Raquel Kuerten de Salles, do Departamento de Nutrição da UFSC, é uma das nutricionistas responsáveis pela pesquisa. Por ser gelado, ela explica que o sorvete ajuda a anestesiar inflamações na cavidade bucal, as mucosites, ou os famosos ‘sapinhos’, que dificultam a ingestão alimentar.

A quimioterapia também altera o paladar dos pacientes. Os alimentos têm um gosto diferente, aumentando a dificuldade para se alimentar – às vezes, só o cheiro da comida já incomoda, explica a médica Giovanna Steffenello, da equipe de Hematologia do hospital.

O aposentado Carlos Alberto Martins também sente que sua recuperação melhorou quando passou a consumir o sorvete. “Então com sorvetinho ficou tudo de bom. A recuperação é melhor ainda.”

Saboroso e eficiente no combate aos efeitos da quimioterapia, o sorvete serve como um incentivo para os pacientes seguirem firmes na sua recuperação juntamente com outros procedimentos para o tratamento do câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Reprodução/NSCT

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,092,486FãsCurtir
2,667,217SeguidoresSeguir
22,312SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino resgatado desnutrido da Nigéria e adotado em 2016, hoje tem vida cheia de amor

Muita gente se comoveu com a história do Hope, um garotinho que foi abandonado pelos pais, na Nigéria, pois pensavam que ele era bruxo....

Jovem de SC faz live de jogos para ajudar a família e recebe doação anônima de R$ 900 mil ao vivo

Leonardo Kuhn faz lives há 1 ano na plataforma Twitch, jogando na internet com a finalidade de arrecadar dinheiro para o tratamento do irmão...

Pequena índia esbanja fofura ao mostrar com orgulho a cultura do seu povo (MS)

Joelaine da Silva Cotócio, de 3 anos, é dona de uma simpatia maior que ela. A pequena índia mostra pra todo mundo, como tem...

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Professor vai todos os dias até lan house para dar suas aulas online para seus alunos

A gente tem visto como os professores têm passado alguns perrengues nessa pandemia para não deixar os alunos sem estudo. Recentemente, uma imagem de...

Instagram

Pesquisadores criam sorvete que ameniza efeitos da quimioterapia 1