É sempre bom enaltecer as empresas que estão engajadas na representatividade e inclusão de todas as pessoas. Dessa vez, foi a Starbucks que nos encheu de orgulho ao inaugurar a sua primeira loja no Japão com atendimento em línguas de sinais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A loja foi inaugurada em junho e fica localizada na região de Kunitachi, no oeste de Tóquio. Ela conta com 25 funcionários com deficiência auditiva.
Leia Mais
Leia também: Starbucks inaugura loja operada por pessoas entre 60 e 65 anos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A rede de cafés tem mais outros quatro estabelecimentos também com atendimento inclusivo: duas na Malásia, uma na China e uma em Washington, nos Estados Unidos.
Takafumi Mizuguchi, CEO da Starbucks Japão, descreveu a loja como um local onde seus parceiros e clientes com deficiência auditiva podem ser eles mesmos.
Ele também espera que quem visite a loja seja capaz de ganhar nova consciência.
A comunicação será principalmente através de sinais, escrita e apontando itens
Para fazer o pedido, os clientes podem apontar ou escrever no menu. Eles também podem falar em um tablet que traduzirá suas palavras em texto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No entanto, se você quiser aprender algumas palavras simples, a loja também oferece telas digitais de saudações básicas em lingua de sinais.
Essas telas também mostram os números da fila de pedidos, bem como o sinal manual correspondente para cada número.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Uniformes e decoração inclusiva
Os funcionários da Starbucks também usarão aventais com “Starbucks” costurados em língua de sinais, bem como botons para que os clientes saibam como eles se comunicam.
Tudo na loja foi pensado nos mínimos detalhes, até mesmo a escolha das artes nas paredes. Elas são do artista japonês Kado Hidehiko, que teve pais surdos.
E, claro, em tempos de coronavírus, a segurança da saúde dos funcionários também é um item importante. Para evitar a aglomeração, os clientes recebem bilhetes com o número de seus pedidos indicando a que horas podem entrar na loja. Veja abaixo o vídeo de apresentação do sistema:
A gente também fica na torcida que nossas lojas Starbucks adaptem o atendimento para a lingua de sinais.
FONTE: Mothership
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.