Starbucks inaugura loja operada por pessoas entre 60 e 65 anos

Uma loja da Starbucks no México é totalmente operada por pessoas entre 60 e 65 anos de idade. Oportunidade de inclusão social para quem está fora do mercado há algum tempo, mas quer manter sua cabeça ocupada e ganhar uma renda para complementar a aposentadoria.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto surge de uma parceria com o Instituto Nacional para Pessoas Idosas (INAPAM) do país – a Starbucks assinou um contrato de vínculo empregatício com o Instituto em 2013. A loja fica no distrito de Coyoacan, na Cidade do México, de acordo com o site Entrepeneur.

Além dos benefícios regulares, os 14 funcionários – entre baristas, supervisores e especialistas em café, ou “coffee masters” – recebem benefícios adicionais: aumento no seguro médico total, dias extras de folga e um turno de trabalho de seis horas e meia.

loja starbucks méxico operada funcionários mais velhos

“Levamos dois anos para chegar ao melhor modelo para contribuir com a comunidade de idosos no México. Abrir as portas de nossas lojas para baristas seniores não foi uma meta, foi um ato de congruência com a filosofia de inclusão da Starbucks”, disse Christian Gurria, diretor da Starbucks México.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Segundo o INEGI [Instituto Nacional de Geografia e Estatística do México], o México tem 12,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Esse número representa aproximadamente 105 da população total do país, o que dá uma ideia da importância desse grupo”, explicou Aracely Escalante, diretora do INAPAM.

A Starbucks México pretende empregar 120 idosos até o final de 2019. Segundo a empresa, essa força de trabalho traz vantagens para o grupo de colaboradores como um todo: ajuda no desenvolvimento das equipes com sua experiência e também diminui a rotatividade do quadro de funcionários.

E no Brasil?

Por aqui, a rede ainda não tem planos de abrir uma loja operada apenas por funcionários acima dos 60 anos de idade. Porém, a Starbucks Brasil disse em um comunicado para o Instituto Longevidade “seu compromisso de criar uma cultura que valorize e respeite a diversidade e a inclusão de seus ‘partners’, como chamamos os funcionários”.

crédito das fotos: Reprodução/Starbucks

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Além da Cura”: projeto busca empoderar mulheres que lutam contra o câncer

O câncer afeta bastante o psicológico de mulheres que estão em tratamento. Para inspirá-las, conscientizá-las e valorizá-las nesse momento, a jornalista Bruna Monteiro criou...

Vovó de 89 anos lança site para vender bolsas e faz sucesso pelo mundo

A indiana Latika Chakraborty, 89 anos, exporta bolsas feitas a mão para o mundo todo.

Mãe diagnosticada com leucemia vive reencontro emocionante com a filha

Após um mês sem poder tocar na filha, só podendo vê-la por foto ou videochamada, Natalia viveu um reencontro emocionante com a pequena Vitória.

Noruega doará US$ 70 milhões para preservação da floresta Amazônica

Por Agência Brasil O Fundo Amazônia receberá do governo da Noruega uma doação de US$ 70 milhões. Conforme anúncio feito nesta terça-feira (4) pelo Ministério do...

Alunos de Guarda Mirim marcham em apoio à colega que perdeu a mãe: “emocionado”

No último sábado (29), a mãe do estudante goiano Daniel Oliveira, 13 anos, faleceu por conta de um aneurisma. A perda e o luto desmotivaram...

Instagram