Início TECNOLOGIA E NEGÓCIOS Empreendedorismo Startup brasileira possibilita atendimento em Libras por videoconferência

Startup brasileira possibilita atendimento em Libras por videoconferência

Seja no trabalho, na escola, no shopping ou em uma repartição pública, a falta de acessibilidade compromete o cotidiano e a qualidade de vida de deficientes auditivos, que se comunicam através da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Com esse pano de fundo, surgiu-se a startup SignumWeb: uma plataforma inovadora que nasceu com o propósito de transpor a barreira comunicativa entre empresas e seus clientes surdos.

A SignumWeb é uma interface de videoconferência que oferece às empresas a possibilidade de comunicação com seus colaboradores e/ou clientes surdos e o atendimento em Libras via web, permitindo acessibilidade comunicativa, privacidade e autonomia. Desta forma, o surdo fica isento da necessidade de levar intérprete presencial da Língua Brasileira de Sinais, como normalmente acontece.

Startup brasileira atendimento libras via web conferência

Em um ambiente virtual seguro, a intermediação entre as partes acontece em tempo real, sem a retenção de informações dos usuários. A startup se propõe a intermediar a comunicação em diversas situações, como consultas médicas, entrevistas de emprego, atendimentos bancários, utilização dos serviços oferecidos em lojas, rodoviárias, aeroportos e na área jurídica, entre outros.

Leia tambémEngenheira civil cria projeto que traduz músicas em Libras para surdos

Um intérprete será convocado e entrará virtualmente para intermediar o atendimento quando o cliente surdo acionar o serviço.

Estarão à disposição e online dezenas de intérpretes com experiência comprovada, reconhecidos pelo MEC no Pro-Libras ou equivalentes, com quem a startup mantém parceria.

Possibilidade para empresas e intérpretes

Diversas empresas já contrataram a SignumWeb, como o Sebrae Minas, Hospital Urológica, Rock Content, RCS, entre outros.

Segundo uma pesquisa realizada pela startup, constatou-se que 92% dos surdos se sentem prejudicados pela falta de intérprete nas empresas. Por outro lado, 87% dos intérpretes estão dispostos a se tornarem parceiros da SignumWeb e 90% das empresas reconhecem que não possuem meios de promover acessibilidade comunicativa para seus clientes surdos.

Leia também: Com ajuda de intérprete de libras, pais surdos acompanham parto em Catanduva (SP)

A equipe da SignumWeb acredita que a solução oferece às empresas a possibilidade de fortalecimento da imagem de empresa socialmente responsável, por colocar em prática efetivamente os dispositivos da Lei 10.436/2002, que reconhece a Libras como segunda língua oficial do Brasil e trata da acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes.

Você empresário que deseja cadastrar sua empresa e promover acessibilidade, clique aqui.

Você intérprete que quer se afiliar e ganhar dinheiro de casa interpretando, clique aqui. É possível interpretar do computador, celular ou tablet.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Portal Mundo/Fotos: Reprodução/Portal Mundo

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

981,301FãsCurtir
1,672,390SeguidoresSeguir
8,202SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram