Startups com foco em negócios de impacto social serão selecionadas e receberão US$ 6.600 dólares cada

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia vão selecionar e apoiar empreendedores de startups focadas no desenvolvimento de negócios de impacto social. O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro, por meio do website www.artemisia.org.br/fordfundlab.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça sobre essa incrível iniciativa! Escute o áudio acima!

“O objetivo da parceria é formar uma base para o desenvolvimento de negócios de impacto social na área da mobilidade e transporte no Brasil, com foco principalmente nas famílias de baixa renda, e sua dificuldade de acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de emprego”, afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

As organizações vão identificar e selecionar startups de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções inovadoras focadas em mobilidade e com potencial de gerar alto impacto social para milhares de pessoas da baixa renda.

O processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da Artemisia, pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. O programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos. Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias: análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar. Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior clareza sobre os próximos passos de seu negócio e avancem no desenvolvimento de sua solução, além de estarem mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Ao final do programa, serão escolhidos três negócios que receberão a doação de US$ 6.600 dólares cada do Ford Fund como capital semente. As organizações serão selecionadas com base em critérios que enfatizam o propósito social do uso desse valor.

 Potenciais soluções

São elegíveis negócios de todo o Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto social positivo para a população de menor renda. Além disso, o uso de fontes de energia limpa e sustentável e a contribuição para a redução de impactos ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das organizações. A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade e qualidade e reduzam custos e distâncias;  viabilizem o acesso a mercados ou reduzam custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda; aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzam vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação); e possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.

Análise setorial

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 A parceria prevê ainda o desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, uma análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas. O mapeamento tem previsão de lançamento para novembro deste ano.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda. De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.

Foto da capa: StockSnap

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

Acreditamos que a tecnologia pode proporcionar momentos inesquecíveis, como a realização de assistir uma apresentação de balé ou viajar para a Espanha, tudo isso é possível através da realidade virtual. Assista a experiência que levamos a uma casa de repouso de São Paulo:

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,561,690SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem envia spotted para rapaz agradecendo por tê-la salvo de estupro desejando encontrá-lo

A jovem que tinha sofrido uma tentativa de estupro no centro do Rio dois anos atrás viu o rapaz que a salvou na Universidade...

Com ajuda de vaquinha da VOAA, menina com má-formação fará sua primeira cirurgia

Olha que notícia mais maravilhosa a gente recebeu! Lembram da história da Melissa e da Vitória? As duas garotinhas do interior do Ceará que...

Nego do Borel hospeda em hotel de luxo mulher que levou ‘bolo’ em aeroporto

Michele Paula pegou um voo de Curitiba para Rio de Janeiro, na quarta-feira (19), para conhecer um 'boy' que conheceu na internet. Ela aterrissou pela...

Militares participam de treinamento de inteligência emocional no DF

Cerca de 80 profissionais da Segurança Pública participam do treinamento.

Instagram