Início TECNOLOGIA E NEGÓCIOS Empreendedorismo Startups com foco em negócios de impacto social serão selecionadas e receberão...

Startups com foco em negócios de impacto social serão selecionadas e receberão US$ 6.600 dólares cada

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia vão selecionar e apoiar empreendedores de startups focadas no desenvolvimento de negócios de impacto social. O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro, por meio do website www.artemisia.org.br/fordfundlab.


Ouça sobre essa incrível iniciativa! Escute o áudio acima!

“O objetivo da parceria é formar uma base para o desenvolvimento de negócios de impacto social na área da mobilidade e transporte no Brasil, com foco principalmente nas famílias de baixa renda, e sua dificuldade de acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de emprego”, afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

As organizações vão identificar e selecionar startups de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções inovadoras focadas em mobilidade e com potencial de gerar alto impacto social para milhares de pessoas da baixa renda.

O processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da Artemisia, pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. O programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos. Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias: análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.

Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar. Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior clareza sobre os próximos passos de seu negócio e avancem no desenvolvimento de sua solução, além de estarem mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Ao final do programa, serão escolhidos três negócios que receberão a doação de US$ 6.600 dólares cada do Ford Fund como capital semente. As organizações serão selecionadas com base em critérios que enfatizam o propósito social do uso desse valor.

 Potenciais soluções

São elegíveis negócios de todo o Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto social positivo para a população de menor renda. Além disso, o uso de fontes de energia limpa e sustentável e a contribuição para a redução de impactos ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das organizações. A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade e qualidade e reduzam custos e distâncias;  viabilizem o acesso a mercados ou reduzam custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda; aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzam vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação); e possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.

Análise setorial

 A parceria prevê ainda o desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, uma análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas. O mapeamento tem previsão de lançamento para novembro deste ano.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda. De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.

Foto da capa: StockSnap

[Nota da Redação]

Acreditamos que a tecnologia pode proporcionar momentos inesquecíveis, como a realização de assistir uma apresentação de balé ou viajar para a Espanha, tudo isso é possível através da realidade virtual. Assista a experiência que levamos a uma casa de repouso de São Paulo:

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

981,903FãsCurtir
1,674,470SeguidoresSeguir
8,206SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram