STF proíbe exclusão de casais homoafetivos de políticas públicas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que uniões homoafetivas devem ser entendidas sim como entidades familiares e, em função disso, devem ser incluídas nas políticas públicas voltadas para a família no país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 16, quando os 11 ministros votaram contra um artigo de uma lei do Distrito Federal, a lei de valorização da família. Este artigo definia como entidade familiar apenas o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher por meio de casamento ou união estável.

Leia também: 

Como a decisão violava o princípio constitucional da dignidade humana, já que excluía as pessoas LGBTQ+ das políticas públicas, o STF derrubou o artigo e excluiu do Código Civil qualquer interpretação que impeça o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como família.

Com essa decisão do STF, os casais de gays, lésbicas e outras formas de relacionamento passam a ter os mesmos direitos no tocante a garantia de segurança e assistência social de famílias em situação de vulnerabilidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando a norma prevê a instituição de diretrizes para implantação de política pública de valorização da família no Distrito Federal, deve-se levar em consideração também aquelas entidades familiares formadas por união homoafetiva”, concluiu o relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: UNIVERSA/Foto: Pixabay

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Durante um ano inteiro, este homem pediu sua namorada em casamento sem que ela percebesse

Vocês do RPA sabem que somos muito fãs de pedidos de casamento, já postamos umas dezenas deles, que podes ser conferidos aqui. Por isso, temos certeza...

Voluntários levam cestas básicas para moradores de favelas que passam fome: coronavírus

A falta de trabalho por conta do isolamento social pelo coronavírus já atinge em cheio moradores de favelas e áreas mais pobres. Saiba como ajudar.

Ronaldo Fraga faz desfiles com modelos trans na SPFW: “Foi emocionante, até chorei”

O estilista convocou somente modelos trans para o seu desfile. As modelos usavam um único modelo de vestido, inspirado nas décadas de 20, 30 e 40.

Instagrammer faz vaquinha para comprar casa própria e ganha uma no dia seguinte

Jovem decidiu fazer uma vaquinha para angariar recursos e comprar sua sonhada casa própria, mas uma doação inesperada (e surpreendente!) mudou tudo. Sucesso absoluto no...

Empatia de corintiano é elogiada por torcedores de times rivais

Ainda comprou uma camiseta do Corinthians para o menino e uma pizza para sua família.

Instagram

STF proíbe exclusão de casais homoafetivos de políticas públicas 3