Jovem com Síndrome rara é a mais nova advogada de Teresina, no Piauí

A Renatinha tem Síndrome Mucopolissacaridose tipo VI e recentemente foi aprovada no exame da OAB.


jovem síndrome rara advogada teresina
PUBLICIDADE ANUNCIE

A Renatinha é de Teresina, no Piauí, e se formou em Direito em agosto de 2018. Recentemente foi aprovada na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Renata tem Síndrome Mucopolissacaridose tipo VI e é deficiente visual, não pode andar sozinha na maioria dos ambientes. Precisa dar a mãozinha pra alguém. Ainda assim, decidiu cursar Direito e teve lidar com inúmeras leis e códigos, provas imensas e peças processuais, tudo com quase nada de acessibilidade.

Relacionado: Dia Mundial das Doenças Raras incentiva conhecimento sobre o tema que afeta mais de 13 milhões de brasileiros

Ela tirou de letra, assim como o Dudu Próspero. Para isso, ela contou com sua incrível força de vontade e com o imenso apoio de sua família.  A mãe da Renatinha lia todos os livros da faculdade pra ela, assim como as leis e todos os materiais necessários para as provas e, ainda, frequentava algumas aulas e revisões quando as duas tinham dúvidas sobre alguma matéria.

jovem síndrome rara advogada teresina

Além disso, a Renata gravava todas as aulas para escutar depois. Resultado: a Renata sempre tirava uma das notas mais altas da sala e sempre se destacou. Teve o TCC aprovado com nota máxima, com louvor!

As fotos são da colação de Grau, mais uma grande Vitória na vida da Renata e muitas ainda virão, pois ela não desiste nunca. O mais incrível é que ela está sempre sorrindo. É o sorriso de quem nunca deixou de viver por conta de limitação, sempre buscou se superar.

Leia também: Projeto incentiva a recolocação no mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos

PUBLICIDADE ANUNCIE

jovem síndrome rara advogada teresina

jovem síndrome rara advogada teresina

As vezes, até faz piada com a situação. O que pra gente é difícil, nos leva a pensar que pra Renata será impossível, mas não! Ela vai atrás e consegue, com uma garra que nos motiva!

Dia Mundial das Doenças Raras

Para mostrar a importância de falar sobre doenças tão raras e tão pouco conhecidas, criou-se o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado no último dia de fevereiro, e que esse ano é celebrado com a campanha mundial Show your rare, show your care, traduzida para o Brasil como “As doenças podem ser raras, mas o cuidado não! Mostre que você se importa.”

Todos podem participar da campanha pintando o rosto, e registrando esse momento nas redes sociais com a #showyourrare ou a #rarediseaseday. No site também é possível encontrar fotos para da campanha para incluir nas suas redes sociais.

Além de aumentar a visibilidade geral sobre o tema, a iniciativa também quer atingir os decisores políticos, para que entendam e lutem pelas necessidades dos pacientes e suas famílias. Dessa forma, ontem, dia 27 de fevereiro, ocorreu uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa foi liderada pelo Deputado Federal Diego Garcia (PODE/PR), com apoio institucional da INTERFARMA e das empresas Alexion, BioMarin, PTC, Sanofi, Sarepta Takeda.

A Renata, com toda certeza, é um exemplo de força e persistência e uma grande razão pra acreditar!

Por Milanna Reis

Crédito das fotos: Arquivo da família

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar