Supermercado doa alimentos que seriam jogados no lixo por outros estabelecimentos

A quantidade de alimentos desperdiçados no mundo inteiro seria suficiente para acabar com o problema da fome no planeta, segundo dados da FAO, agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde 2010, o supermercado Free Store, em Wellington, na Nova Zelândia, faz sua parte para combater esse problema. Ele oferece de graça produtos que estavam à venda em supermercados, padarias e cafés da região, mas que não foram vendidos – e que fatalmente iriam para o lixo.

As doações são coletadas pela sua idealizadora, a artista Kim Paton. A princípio, o projeto duraria apenas duas semanas, como forma de conscientização da quantidade de comida boa (!) que desperdiçamos todos os dias, mas o projeto beneficiou tantas pessoas que continua até hoje.

Os principais clientes do supermercado são moradores em situação de rua, desempregados, refugiados, estudantes e ex-detentos, que saíram recentemente da prisão. “Não há nenhum pré-requisito de quem pode ‘comprar’. Qualquer pessoa, por qualquer razão, que não nos interessa, pode pegar o que quiser”, explicou o co-fundador da iniciativa, Benjamin Johnson, em entrevista à Yes Magazine.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Num único final de semana, o Free Store chega a disponibilizar de 800 a 1.500 itens gratuitamente para quem precisa. A loja fica aberta das 18h às 19h. Pode parecer pouco tempo, mas é o suficiente para dar um destino nobre a alimentos em boas condições que iriam para o lixo.

O melhor de tudo é que outras cidades do país estão tentando replicar o modelo. “Tudo o que você precisa é de um espaço físico, fornecedores gratuitos de alimento e voluntários para organização das doações”, afirma Benjamin.

Leia também: Mercadinho em Pernambuco tem prateleira com alimentos para quem tem fome

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do FoodNews e The Greenest Post

fotos: reprodução Facebook/The Free Store, Wellington

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,562,206SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nova peça de Taís Araújo e Lázaro Ramos tem sessão pra surdos

No próximo domingo, à 18h, Lázaro Ramos e Taís Araújo fazem uma apresentação especial de sua peça em cartaz em São Paulo, “O Topo da Montanha”: para surdos. Haverá um...

Grupo faz atendimento jurídico gratuito para lutar pelos direitos das minorias

Com foco em injustiças sociais, um grupo de universitários e advogados do Rio de Janeiro faz atendimento jurídico gratuito para lutar pelos direitos das...

Os cafés onde voluntários consertam coisas de graça contra a obsolescência programada

Quem é que nunca ouviu ou nunca falou de como os produtos de hoje são descartáveis, não duram nada? Que os de antigamente eram...

Garota exalta a beleza do seu cabelo crespo em vídeo e viraliza: ‘Sou minha própria referência’

Manuella não hesita em se achar linda com seus cabelos crespos - porque ela é mesmo! - e faz questão de dizer isso para...

Casal transforma garagem numa horta comunitária em SP e o resultado é maravilhoso

Alimentos sem agrotóxicos para os moradores e para quem mais estiver passando pela rua.

Instagram