Supermercado doa alimentos que seriam jogados no lixo por outros estabelecimentos

A quantidade de alimentos desperdiçados no mundo inteiro seria suficiente para acabar com o problema da fome no planeta, segundo dados da FAO, agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde 2010, o supermercado Free Store, em Wellington, na Nova Zelândia, faz sua parte para combater esse problema. Ele oferece de graça produtos que estavam à venda em supermercados, padarias e cafés da região, mas que não foram vendidos – e que fatalmente iriam para o lixo.

As doações são coletadas pela sua idealizadora, a artista Kim Paton. A princípio, o projeto duraria apenas duas semanas, como forma de conscientização da quantidade de comida boa (!) que desperdiçamos todos os dias, mas o projeto beneficiou tantas pessoas que continua até hoje.

Os principais clientes do supermercado são moradores em situação de rua, desempregados, refugiados, estudantes e ex-detentos, que saíram recentemente da prisão. “Não há nenhum pré-requisito de quem pode ‘comprar’. Qualquer pessoa, por qualquer razão, que não nos interessa, pode pegar o que quiser”, explicou o co-fundador da iniciativa, Benjamin Johnson, em entrevista à Yes Magazine.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Num único final de semana, o Free Store chega a disponibilizar de 800 a 1.500 itens gratuitamente para quem precisa. A loja fica aberta das 18h às 19h. Pode parecer pouco tempo, mas é o suficiente para dar um destino nobre a alimentos em boas condições que iriam para o lixo.

O melhor de tudo é que outras cidades do país estão tentando replicar o modelo. “Tudo o que você precisa é de um espaço físico, fornecedores gratuitos de alimento e voluntários para organização das doações”, afirma Benjamin.

Leia também: Mercadinho em Pernambuco tem prateleira com alimentos para quem tem fome

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do FoodNews e The Greenest Post

fotos: reprodução Facebook/The Free Store, Wellington

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,293,090SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorrinha que evitou entrada de drogas em presídio é adotada por policiais

Tem mais ou menos um mês que a Mel, uma cachorrinha sem raça definida ganhou  capa de muitos sites de notícias policiais! Não, ela não...

31 gatos fofos olhando o horizonte através da janela de casa

Seu modo individualista de viver faz deles umas criaturinhas bem incomuns, são poucos os que realmente demonstram carinho ou até mesmo o que querem...

Este gato tem uma doença genética rara, mas isso só significa constantes dias de bons pelos

Atchoum é um gato persa muito lindo de Quebec, no Canadá. Mas como você pode ter notado, esta lidenza de 1 ano, tem um pouco mais pelo...

Eduardo Marinho fala sobre a determinação para achar o sentido da vida

O título acima é o nome da palestra que Eduardo Marinho TEDxAvCataratas. Em sua palestra, o artista plástico Eduardo Marinho com histórias fora do convencional, compartilha suas...

Atitude é tudo.

Não precisa falar nada, apenas assistam.

Instagram

Supermercado doa alimentos que seriam jogados no lixo por outros estabelecimentos 2