Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país

Em uma decisão apertada na tarde da última quinta-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vaguejada é uma prática que causa maus-tratos aos animais, e não um esporte. Foram 6 votos a favor da proibição da prática e 5 contra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A decisão do STF vai de encontro a uma lei sancionada no estado do Ceará que regulamentava a vaguejada sob a alegação de que se trata de uma prática tradicional do Brasil, principalmente nos estados do nordeste.

O voto de desempate foi da presidente do STF, Cármen Lúcia, que afirmou que os maus-tratos aos animais não podem ser ignorados:

“Sempre haverá os que defendem o que vem de longo tempo, que se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida e não só a do ser humano. São manifestações extremamente agressivas contra os animais”, disse a ministra.

Votaram contra a vaquejada e a favor dos animais os ministros Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

+Experimento impactante mostra que touros só atacam quando são atacados

Votaram a favor da vaquejada e contra os animais os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e Dias Toffoli.

A partir de agora, caso algum outro estado aprove uma lei que considere a vaquejada como esporte e patrimônio cultural, ela não terá nenhuma validade e estará desrespeitando a decisão da mais alta corte do país. O próximo passo será enquadrar os rodeios também como uma prática de maus-tratos aos animais.

Com informações do VISTA-SE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,272,726SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Tratando um câncer há 13 anos, tatuador doa lanche de hospital a morador de rua e boa ação vira projeto

O farol nunca ficava vermelho, sempre verde, mas aconteceu. Foi então que o tatuador Gustavo Franzoni começou a doar lanches para pessoas em situação...

Reparte o pouco que tem

Um morador de rua e seu cachorro, num dia de frio...

[VÍDEO] Jovem pula em lago e salva araras-azuis que se afogavam, em Rio Verde (GO)

Diego Rafael é um jovem estudante de biologia e recentemente provou que será um excelente profissional! Ele salvou duas araras-azuis que se afogavam em um...

Professor ribeirinho do Amazonas concorre ao ‘Prêmio Nobel’ da Educação

Projeto que abastece a comunidade com água limpa rendeu ao professor uma indicação ao Global Teacher Prize.

Gentileza: mãe de trigêmeos ganha assento na primeira classe para alimentar os filhos

Mãe de trigêmeos, Jenna contou com a gentileza da companhia aérea que lhe reservou uma cabine na primeira classe para que ela pudesse fazer...

Instagram

Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país 3