Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país

Em uma decisão apertada na tarde da última quinta-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vaguejada é uma prática que causa maus-tratos aos animais, e não um esporte. Foram 6 votos a favor da proibição da prática e 5 contra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A decisão do STF vai de encontro a uma lei sancionada no estado do Ceará que regulamentava a vaguejada sob a alegação de que se trata de uma prática tradicional do Brasil, principalmente nos estados do nordeste.

O voto de desempate foi da presidente do STF, Cármen Lúcia, que afirmou que os maus-tratos aos animais não podem ser ignorados:

“Sempre haverá os que defendem o que vem de longo tempo, que se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida e não só a do ser humano. São manifestações extremamente agressivas contra os animais”, disse a ministra.

Votaram contra a vaquejada e a favor dos animais os ministros Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

+Experimento impactante mostra que touros só atacam quando são atacados

Votaram a favor da vaquejada e contra os animais os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e Dias Toffoli.

A partir de agora, caso algum outro estado aprove uma lei que considere a vaquejada como esporte e patrimônio cultural, ela não terá nenhuma validade e estará desrespeitando a decisão da mais alta corte do país. O próximo passo será enquadrar os rodeios também como uma prática de maus-tratos aos animais.

Com informações do VISTA-SE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,967,657SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bebê de 2 anos arrebentando numa pista de dança

Depois de ver seus pais, que também são dançarinos, ensaiando para uma apresentação, o garotinho de apenas 2 anos William Stokkebroe resolveu mostrar o que aprendeu...

Vivendo sozinho, idoso cego toca gaita para sobreviver, comove web e vaquinha bate R$130 mil

Seu Jassenir tem 71 anos, é cego e vive sozinho em uma casinha muito precária em Contagem (MG). O local não é adaptado para...

Para não fechar as portas, projeto que resgata mais de 2 mil primatas lança campanha

O Projeto Mucky já salvou a vida de mais de 2 mil primatas brasileiros em seus 36 anos de trabalho, em Itu (SP). A...

Homem chora ao encontrar curativo com o seu tom de pele: “Pertencimento”

Professor e pesquisador da Universidade de Stanford, Dominique Apollon compartilhou sua surpresa em uma rede social ao encontrar um curativo da cor de sua...

Dove prova que as mulheres são mais bonitas do que elas pensam

As mulheres são muito críticas com relação a elas mesmas e principalmente com relação à sua beleza. Não adiantam os elogios, dizer que estão...

Instagram

Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país 5