Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país

Em uma decisão apertada na tarde da última quinta-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vaguejada é uma prática que causa maus-tratos aos animais, e não um esporte. Foram 6 votos a favor da proibição da prática e 5 contra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A decisão do STF vai de encontro a uma lei sancionada no estado do Ceará que regulamentava a vaguejada sob a alegação de que se trata de uma prática tradicional do Brasil, principalmente nos estados do nordeste.

O voto de desempate foi da presidente do STF, Cármen Lúcia, que afirmou que os maus-tratos aos animais não podem ser ignorados:

“Sempre haverá os que defendem o que vem de longo tempo, que se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida e não só a do ser humano. São manifestações extremamente agressivas contra os animais”, disse a ministra.

Votaram contra a vaquejada e a favor dos animais os ministros Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

+Experimento impactante mostra que touros só atacam quando são atacados

Votaram a favor da vaquejada e contra os animais os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e Dias Toffoli.

A partir de agora, caso algum outro estado aprove uma lei que considere a vaquejada como esporte e patrimônio cultural, ela não terá nenhuma validade e estará desrespeitando a decisão da mais alta corte do país. O próximo passo será enquadrar os rodeios também como uma prática de maus-tratos aos animais.

Com informações do VISTA-SE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Zoológico do Rio vira BioParque e decreta fim do enjaulamento de animais

Fundado há 138 anos, ainda no período imperial, o Zoológico do Rio de Janeiro foi fechado para reformas em novembro do ano passado. A partir...

Alunos arrecadam mais de 2 mil peças de vestuário para população carente de Santos (SP)

O “Varal da Calçada” arrecadou mais de 2 mil peças durante o primeiro mês de aula. As roupas, sapatos e outros acessórios foram doados para a população carente do centro da cidade de Santos (SP).

Motoboy flagrado chorando pela moto quebrada compra moto nova graças à vaquinha

As lágrimas agora do jovem Mikael não são mais de tristeza, mas de gratidão!

Vovô russo de 73 anos arrasa no skate e conquista internet com manobras ousadas [VÍDEO]

O skate é o esporte do momento, seguindo uma tendência vista desde os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde fez sua estreia em Olímpiadas e...

Após formatura da filha, mãe faz lindo desabafo sobre a importância dos professores

"Ontem à noite, no final da formatura, enquanto as crianças se preparavam para arrancar suas borlas e jogar seus chapéus para cima, o diretor...

Instagram

Supremo Tribunal Federal considera “ilegal” a prática da vaquejada no país 4