Formando surdo é escolhido como orador de turma pela 1ª vez na UFPI
O estudante de Letras Iago Pedro Pires é o primeiro aluno surdo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a ser escolhido orador de uma turma. Durante a formatura, no dia 5 de agosto, ele fez o discurso em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Natural de Cocal, no interior do Piauí, Iago também é o mais jovem surdo a se formar na instituição. Quando tinha um ano de idade, mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul, onde a mãe descobriu que o filho era surdo.
Ajuda para universitária que ficou tetraplégica perto de se formar
“Houve uma comemoração com muitos foguetes, o lago estava dormindo e não acordou. Outras crianças que estavam próximo acordaram e choraram. Achei estranho só ele não ouvir”, contou a conselheira tutelar Cláudia Pires.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago”
A família se mudou novamente após a descoberta, desta vez para Brasília, onde Iago pôde estudar em uma escola especializada em surdos. Anos depois, de volta ao Piauí, ele conseguiu aprovação para o curso de Letras Libras na UFPI.
Leia também:
- Estudante surdo se forma com conceito A e conta como grupo de surdos o ajudou
- Ela nasceu surda e sua avó a ensinou falar através de leitura labial
“Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago. Diziam ‘que pena, não vai conseguir nada’ e hoje eu observo que ele está dando um show de bola”, afirmou Cláudia.
Agora formado, Iago pretende continuar estudando. “Estou terminando minha especialização e depois vou me focar para o mestrado. Também quero o doutorado na minha área. Aqui não temos surdos com mestrado e doutorado e é preciso se desenvolver”, revelou o jovem.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: Deficiente Ciente/Fotos: Reprodução/G1
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.