Surfista constrói prancha sustentável com plásticos encontrados na praia

Os plásticos estão entre os maiores poluentes do nosso planeta e praticamente todos os dias uma nova ideia surge para melhorar essa condição. Dessa vez, a criatividade e sustentabilidade partiu do surfista Marcos Daniel Cruz, que criou uma prancha usando plásticos que ele recolheu da praia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Olha só o resultado!
O pessoal da Gastromotiva criou um projeto que ajuda pessoas em situação de rua. Conheça mais sobre eles e contribua para a vaquinha!
Marcos é de Porto Rico e começou a recolher plásticos que estavam acumulados nas praias que ele mais frequentava.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele criou todo o projeto, calculou o que ia precisar de fato e iniciou a separação das garrafas, sacolas e outros itens.
Foi um mês inteiro separando tudo o que encontrava pela praia de Vega Alta, em Porto Rico, para então construir o protótipo. Para finalizar uma prancha, ele utilizou quase 13 quilos de plástico.
Premiação
A ideia do Marcos é tão genial, que ele foi selecionado para o Concurso Internacional de Upcycle de Criadores e Inovadores da Vissla e Surfrider.
A premiação reconhece projetos de surfistas, profissionais ou amadores, que promovem a sustentabilidade ambiental. A prancha sustentável de Marcos o levou até a final do concurso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Sempre quis trabalhar algo com sustentabilidade. Como ‘surfista’, tenho visto o problema da contaminação da água muito presente… sempre que ‘surfo’ encontro muito lixo.”, comenta.
“Por isso, a ideia central do projeto, muito antes da competição, é recuperar o plástico que chega às nossas praias e criar um material com o qual possam ser feitas pranchas de surfe e outros produtos para esportes náuticos, para que a as fábricas que se dedicam a isso possam aproveitá-lo”, conta o esportista.
Marcos disse também que a sua prancha resgata uma ideia que ele teve durante a graduação na Escola de Artes Plásticas e Design de Porto Rico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Independentemente do resultado do concurso, Marcos trouxe mais uma boa solução para o plástico que se acumula nas praias. A prancha é realmente bonita, além de ser bastante funcional.
“Estou muito feliz, porque este é um projeto que pode realmente contribuir para fazer uma boa mudança para o nosso meio ambiente e nosso dia a dia”, completa.
Muito sucesso, Marcos!
FONTE: ContiOutra
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.