Surfista constrói prancha sustentável com plásticos encontrados na praia

Os plásticos estão entre os maiores poluentes do nosso planeta e praticamente todos os dias uma nova ideia surge para melhorar essa condição. Dessa vez, a criatividade e sustentabilidade partiu do surfista Marcos Daniel Cruz, que criou uma prancha usando plásticos que ele recolheu da praia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Olha só o resultado!

prancha sustentável

O pessoal da Gastromotiva criou um projeto que ajuda pessoas em situação de rua. Conheça mais sobre eles e contribua para a vaquinha!

Marcos é de Porto Rico e começou a recolher plásticos que estavam acumulados nas praias que ele mais frequentava.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele criou todo o projeto, calculou o que ia precisar de fato e iniciou a separação das garrafas, sacolas e outros itens.

Foi um mês inteiro separando tudo o que encontrava pela praia de Vega Alta, em Porto Rico, para então construir o protótipo. Para finalizar uma prancha, ele utilizou quase 13 quilos de plástico.

plástico recolhido por Marcos
Plásticos utilizados por Marcos na construção da prancha

Premiação

A ideia do Marcos é tão genial, que ele foi selecionado para o Concurso Internacional de Upcycle de Criadores e Inovadores da Vissla e Surfrider.

A premiação reconhece projetos de surfistas, profissionais ou amadores, que promovem a sustentabilidade ambiental. A prancha sustentável de Marcos o levou até a final do concurso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

prancha é feita de plastico

Sempre quis trabalhar algo com sustentabilidade. Como ‘surfista’, tenho visto o problema da contaminação da água muito presente… sempre que ‘surfo’ encontro muito lixo.”, comenta.

Por isso, a ideia central do projeto, muito antes da competição, é recuperar o plástico que chega às nossas praias e criar um material com o qual possam ser feitas pranchas de surfe e outros produtos para esportes náuticos, para que a as fábricas que se dedicam a isso possam aproveitá-lo”, conta o esportista.

Marcos disse também que a sua prancha resgata uma ideia que ele teve durante a graduação na Escola de Artes Plásticas e Design de Porto Rico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

prancha sustentável

Independentemente do resultado do concurso, Marcos trouxe mais uma boa solução para o plástico que se acumula nas praias. A prancha é realmente bonita, além de ser bastante funcional.

Estou muito feliz, porque este é um projeto que pode realmente contribuir para fazer uma boa mudança para o nosso meio ambiente e nosso dia a dia”, completa.

Muito sucesso, Marcos!

FONTE: ContiOutra

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Covid-19: Pesquisadores criam programa de computador que calcula risco de morte em pacientes

A cada dia surgem meios que ajudam a população no controle da pandemia do novo coronavírus. Dessa vez, pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na...

Advogada ensina como fazer próteses para mulheres que venceram o câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele...

Homem que adotou adolescente abandonado duas vezes adota outro jovem e família viraliza

Contamos a história do Peter Mutabazi ano passado, quando ele adotou definitivamente o Tony, um adolescente de 13 anos que precisava de um lar...

Este lindo cachorro nasceu sem olhos, mas hoje leva conforto a doentes sendo cão de terapia

Cães, OBRIGADO por existirem! Eu poderia encerrar a matéria só com essa frase, ok ok, eu sei que eu não poderia e de fato...

Gay adota neta de traficantes, e menina torna-se Mini Miss Brasil

A rotina de preparação para concursos de beleza e ensaios fotográficos passa longe da vida que Ana Clara Ferrares, de 10 anos, levava há...

Instagram

Surfista constrói prancha sustentável com plásticos encontrados na praia 3