Surfista constrói prancha sustentável com plásticos encontrados na praia

Os plásticos estão entre os maiores poluentes do nosso planeta e praticamente todos os dias uma nova ideia surge para melhorar essa condição. Dessa vez, a criatividade e sustentabilidade partiu do surfista Marcos Daniel Cruz, que criou uma prancha usando plásticos que ele recolheu da praia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Olha só o resultado!

prancha sustentável

Marcos é de Porto Rico e começou a recolher plásticos que estavam acumulados nas praias que ele mais frequentava.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele criou todo o projeto, calculou o que ia precisar de fato e iniciou a separação das garrafas, sacolas e outros itens.

Foi um mês inteiro separando tudo o que encontrava pela praia de Vega Alta, em Porto Rico, para então construir o protótipo. Para finalizar uma prancha, ele utilizou quase 13 quilos de plástico.

plástico recolhido por Marcos
Plásticos utilizados por Marcos na construção da prancha

Premiação

A ideia do Marcos é tão genial, que ele foi selecionado para o Concurso Internacional de Upcycle de Criadores e Inovadores da Vissla e Surfrider.

A premiação reconhece projetos de surfistas, profissionais ou amadores, que promovem a sustentabilidade ambiental. A prancha sustentável de Marcos o levou até a final do concurso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

prancha é feita de plastico

Sempre quis trabalhar algo com sustentabilidade. Como ‘surfista’, tenho visto o problema da contaminação da água muito presente… sempre que ‘surfo’ encontro muito lixo.”, comenta.

Por isso, a ideia central do projeto, muito antes da competição, é recuperar o plástico que chega às nossas praias e criar um material com o qual possam ser feitas pranchas de surfe e outros produtos para esportes náuticos, para que a as fábricas que se dedicam a isso possam aproveitá-lo”, conta o esportista.

Marcos disse também que a sua prancha resgata uma ideia que ele teve durante a graduação na Escola de Artes Plásticas e Design de Porto Rico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

prancha sustentável

Independentemente do resultado do concurso, Marcos trouxe mais uma boa solução para o plástico que se acumula nas praias. A prancha é realmente bonita, além de ser bastante funcional.

Estou muito feliz, porque este é um projeto que pode realmente contribuir para fazer uma boa mudança para o nosso meio ambiente e nosso dia a dia”, completa.

Muito sucesso, Marcos!

FONTE: ContiOutra

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorrinho amoroso ‘abraça’ delegado que o resgatou das ruas no Paraná

No mês passado, o delegado de polícia Matheus Laiola, chefe da Delegacia do Meio Ambiente no Paraná, resgatou um cachorrinho em situação de rua...

[VÍDEO] Em segundos, homem salva criança de ser atingida por trem na Índia

Mayur Shelkhe, 30, salvou a vida de uma criança que passeava com sua mãe na estação de trem de Vangani, na Índia. O vídeo,...

Paraisópolis lança projeto para construir hortas em todas as lajes da comunidade

Por The Greenest Post É só olhar de cima para ver o potencial: milhares de lajes, que juntas formam o bairro de Paraisópolis, na zona sul de...

Menino de 6 anos surpreende professores ao entregar medalha para amigo cadeirante

Querendo mostrar ao amigo o quanto ele é importante, o pequeno Pedro Henrique Carvalho, de 6 anos, decidiu entregar uma medalha ao seu colega,...

Menino de apenas 12 anos entra na universidade no México

O menino Carlos Santamaría, 12 anos, começou as aulas do curso de Física Biomédica da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) esta semana.

Instagram