Surfistas criam lixeira marinha que suga o lixo e filtra a água

Chamada de revolução para limpeza dos oceanos, a lixeira tem baixo custo, funciona 365 dias por ano e apenas uma unidade tem capacidade de coletar mais de meia tonelada de lixo por ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os surfistas Australianos, Andrew Turton e Pete Ceglinski cansados de encontrarem lixo no mar resolveram pensar em uma solução para limpar as águas do oceano. Eles criaram o projeto Seabin.

Com um design simples, a lixeira marinha funciona similar a um aspirador: ela cria um fluxo de água através de uma bomba que produz uma leve sucção do lixo – plástico, papel, óleos, combustível.  O material fica preso no filtro de fibra natural e a água limpa retorna ao mar.

Essa lixeira flutuante é capaz de armazenar até 1,5 kg de resíduos diariamente, equivalentes a mais de meia tonelada por ano. Imaginem o que centenas ou milhares de lixeiras como essa podem fazer pelo meio ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Considerada pelos criadores uma solução simples e de baixo custo, estimado em 20 dólares de manutenção mensais. O projeto foca nos portos, marinas e clubes náuticos por considerarem lugares ideais para começar a limpar o oceano, devido à combinação de altos níveis de atividade humana e consequentemente sujeira e poluição.

A lixeira trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana e se mostrou muito segura para a vida marinha. Ela não apresenta nenhum perigo para peixes ou qualquer outro ser marinho, que serão beneficiados ao se reduzir o risco de ingerir esse lixo.

A ideia deu tão certo que eles largaram seus empregos para se dedicarem integralmente ao projeto que já tem mais de quatro anos de testes e desenvolvimento. A produção começou em casa, com recursos financeiros de uma campanha de financiamento coletivo, mas vêm ganhando proporções mundiais. A talentosa proposta foi levada pelos inventores surfistas à Mallorca, na Espanha, onde se encontram muitas marinas e ganha apoiadores por todo o mundo.

lixeiraFotos: Reprodução Seabin

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,562,901SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Campanha convida mulheres a cortar cabelos por uma boa causa

Já pensou que você pode ajudar a transformar a vida (e a autoestima) de outras mulheres por meio do seu cabelo?! Este é o convite...

Designer cria embalagens de macarrão celebrando a diversidade do cabelo feminino

É como sempre falamos aqui no Razões: design tem que fazer sentido. O papel do design é transformador e de fundamental importância no aumento...

Cientistas descobrem composto que reverte principal causa da Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA

A cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) nunca esteve tão próxima. É o que permite dizer a recente descoberta de cientistas da Northwestern...

Bar nos EUA abriga cães resgatados prontos para serem adotados

Em um ano, o bar intermediou a adoção de mais de 70 cães resgatados, dando-lhes uma nova chance de viverem e serem amados.

Mulher resgata cão abandonado nas ruas de Buenos Aires e o ajuda em recuperação

Na véspera de Natal, uma mulher argentina chamada Pia andava pelas ruas da capital Buenos Aires, quando avistou um cãozinho esquelético e bastante frágil escondido...

Instagram