Nestlé começa a eliminar canudos plásticos do Nescau ‘Prontinho’ no Brasil

Esta mudança inicial já irá impactar na retirada de mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado no primeiro ano.


nestlé canudos plásticos nescau
PUBLICIDADE ANUNCIE

O movimento de conscientização a respeito do descarte correto das embalagens chegou às grandes empresas (ainda bem!) e a Nestlé – assim como já havia feito globalmente, anunciou que também aqui no Brasil irá começar a reduzir o uso de canudos plásticos e dar a alternativa a consumidores de também comprarem o Nescau Prontinho sem canudinho.

O Razões foi convidado a participar do evento de lançamento da iniciativa em Praia do Forte, berço do Projeto Tamar, onde pudemos inclusive presenciar a emocionante soltura das tartarugas-marinhas.

A partir deste mês, a marca Nescau lança uma série de ações para ajudar a conscientizar seus consumidores da importância do descarte correto das suas embalagens e também para diminuir a quantidade de plástico presente em seus produtos. Com uma meta global de alcançar impacto ambiental neutro em todas suas operações até 2030, seguindo uma outra meta que pretende retirar de circulação todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos até 2025, também a companhia convida os consumidores a participarem dessa jornada de conscientização que ganhou o nome de #JogaJunto – afinal, nós consumidores temos nossos deveres também.

nestlé canudos plásticos nescau
A embalagem em parceria com o Projeto Tamar virá com instruções de como tomar o Nescau sem o canudinho.

Aqui no Brasil, a primeira ação é em parceria com o Projeto TAMAR, um dos maiores projetos socioambientais do país que ajuda na preservação das tartarugas-marinhas, além de apoio financeiro aos projetos do TAMAR, a instituição estará presente em embalagens especiais do Nescau Prontinho com uma grande novidade: sem o canudinho plástico.

Leia também: Canudo feito de papel chega para substituir o de plástico

Nas próximas semanas começará a ser feito um grande trabalho para retirar os canudos plásticos dos seus produtos, de forma gradual, substituindo-os por canudos de papel biodegradável.

Estarão nas prateleiras packs de Nescau Prontinho com o novo canudinho de papel biodegradável, que já irá impactar na retirada de mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado já no primeiro ano.

Por que não substituir todos os canudos plásticos pelo de papel?

Uma questão importante é que o canudo “tradicional” infelizmente ainda estará a venda, por uma questão de logística e limitações operacionais, já que não existem fornecedores suficientes para produzir em escala que atenda à cadeia do produto. E também porque em pesquisa com os consumidores brasileiros, um número extremamente elevado diz gostar muito do canudinho, pois facilita que as crianças não se sujem, por exemplo, disse Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil. O que fica também uma grande lição para todos nós de começar essa reeducação de nossas crianças, pois é possível sim consumir o produto sem ajuda do canudo, é muito mais uma questão de hábito do que necessidade.

Por ainda ter na cadeia produtiva os canudos de plástico, a marca também anunciou o lançamento do movimento #jogapradentro, que incentiva os consumidores a colocarem os canudos dentro da embalagem depois de consumido, garantindo que os materiais de embalagem não terminem como resíduos.

nestlé canudos plásticos nescau

PUBLICIDADE ANUNCIE

Para incentivar ainda mais a participação de nós consumidores nessa busca por um mundo mais consciente, a Nestlé lança no Brasil uma plataforma de inovação aberta denominada Henri, A plataforma é para empreendedores de todo que querem propor ideias que tragam mais soluções para a questão dos canudos. Os projetos selecionados, terão suporte financeiro e o apoio da Nestlé para o desenvolvimento.

nestlé canudos plásticos nescau

Como bem pontuou o site Menos 1 Lixo, o sucesso das duas novas embalagens vai depender do consumo do público: se o Nescau sem canudo brilhar entre os consumidores, ele vai brilhar na produção também. Já os de canudo de papel, depende também do fornecimento da matéria-prima. E também por isso a iniciativa da inovação colaborativa foi lançada, pra garantir propostas a longo prazo.

O canudo é a ponta do iceberg de um assunto muito mais complexo

O plástico tem sido apontado como grande vilão do planeta, mas não bem assim! O plástico em si é extremamente útil: imaginem que quase todos os produtos que usamos no dia a dia tem plástico: do celular ao controle remoto da TV, o problema é quando ele é usado de forma descartável, por isso os canudos plásticos se transformaram no símbolo dessa cobrança dos consumidores com relação a produtos com tempo de vida maior ou ainda numa mudança de pensamento a respeito de como utilizar alguns produtos.

Um outro mito que cai por terra é de que o plástico é o inimigo número 1 das tartarugas-marinhas. Bom, é o segundo.. o primeiro é a pesca acidental, segundo Nina Marcovaldi, filha dos oceanógrafos fundadores do Tamar e bióloga marinha, ou seja, tem muito a ser feito ainda.

Por exemplo, Nescau tem várias opções que não vem com canudo, são as embalagens com uma quantidade maior de líquido, se você optar por escolher esse maior em vez do menor, já é um começo. Uma outra ideia é levar seu próprio copo para qualquer lugar que você vá, pra isso a Menos 1 Lixo  tem um produto feito de silicone que substitui o plástico descartável que você teria que usar na cafeteria, no trabalho, etc. Veja:

menos 1 lixo canudos plásticos

Aliás, o copo da Menos 1 Lixo é o único fabricado aqui no Brasil mesmo, ou seja, vamos valorizar nossas empresas daqui! Quem quiser comprar o copo acesse aqui.

Fica aqui nossos parabéns à Nestlé por ter iniciado essa projeto (e essa conversa) e com a consciência de que tem muito ainda a ser feito. Esperamos as próximas novidades.

Crédito de fotos: Divulgação / Arquivo pessoal / Nina Marcucci

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar