O novo centro comunitário da Califórnia é um exemplo de arquitetura verde, econômica e eficaz


PUBLICIDADE ANUNCIE

Durante décadas, os moradores de uma cidade rural no Condado de Napa, Yountville, Califórnia contavam com um salão pequeno do período de 1920 e alguns outros espaços alugados para sediar os eventos da comunidade. A sala estava necessitando de uma renovação. Era incapaz de apoiar as aulas de arte e era carente de espaços de recreação ao ar livre. Em 1998, após levantamento de necessidades dos residentes, o município iniciou um processo de planejamento para um centro de cidade expandido no coração da cidade.

O centro de cidade de Yountville abriu em novembro de 2009, exibindo novos edifícios e salas ao ar livre. Desenhado por Siegel & Strain Architects e localizado em uma área de 2,5 hectares na rua principal de Yountville, o centro da cidade é composto de um novo centro de comunidade de 10.000 metros quadrados, o Salão da Comunidade renovado de 4.800 metros quadrados e adicionado a subestação do Xerife para os correios adjacentes. O novo centro comunitário abriga uma biblioteca, sala polivalente, centro de adolescentes, salas de reunião e espaços do programa.

centro-verde-1 centro-verde-2 centro-verde-3

Exteriores do edifício misturam-se com o caráter rural, enquanto no interior, os espaços são luminosos e arejados. A grande sala polivalente é iluminada ao longo da coluna vertebral do telhado por uma claraboia. Uma combinação única de treliças e cabos permite que o sistema de apoio estrutural do telhado tenha uma presença mínima na sala e evita bloquear a luz de cima. Uma varanda grande, coberta de cedro vermelho dos dois lados da Praça da Cidade se conecta ao Hall Comunitário e ao Centro Comunitário, fornecendo sombra no verão. As portas se estendem da sala polivalente para o pátio de churrasco adjacente.

Direcionado para conseguir uma classificação LEED Platinum do US Green Building Council e alcançar economias de energia de 44%, o projeto integra uma gama de características verdes. Calçadas e ciclovias que ligam o centro aos bairros vizinhos e ruas principais. Toldos exteriores e “cool” telhados de metal reduzem o consumo de energia.

PUBLICIDADE ANUNCIE

centro-verde-4 centro-verde-5 centro-verde-7

Eficientes sistemas mecânicos são integrados com bombas de calor para aquecimento e arrefecimento. Uma construção de sistema de gestão integrado aproveita o clima temperado, abrindo janelas e claraboias em dias com temperaturas amenas. Claraboias operáveis, controladas por sensores de CO2 e chuva e janelas operáveis fornecem ventilação natural e iluminação natural.

Canalizações de conservação de água, colhem a água da chuva e usam como irrigação por gotejamento, irrigação subsuperficial e plantas nativas tolerantes à seca reduzem o consumo de água. Materiais de construção foram selecionados para minimizar os impactos do ciclo de vida e fornecer luz e interiores arejados. Edifícios apresentam telhados de metal e telhas de conteúdo de fibra de cimento, durável, reciclado. Revestimento de cedro vermelho do novo edifício e protetores solares de cedro amarelo do Alasca. Mais 75% da madeira é certificada pelo Forest Stewardship Council.

Sustentabilidade não pode ter sido relatada como parte da visão original, mas o desejo de incorporar o design verde cresceu ao longo do tempo, defendido por ambos os líderes cívicos e a Comunidade. Agora Yountville tem uma nova “varanda da frente,” reunindo moradores de todas as idades, enquanto mistura um vernáculo agrário com práticas sustentáveis.

centro-verde-8

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar