Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador?


Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador? 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Talvez na correria da cidade grande muitas pessoas não se dão conta do quanto é importante o trabalho do Catador, sim um trabalho tão importante que fez brilhar os olhos do ativista paulistano Mundano.

Em meados de 2007 ele passou a identificar nas carroças de catadores o suporte ideal para suas obras de protestos, que evidenciam contradições sociais e buscam despertar o papel de cada um na resolução de problemas coletivos.

Ao pintar nas carroças frases como: “Não buzine. Dê bom dia”, sua ideia era quebrar preconceitos e chamar atenção para aquele ser humano que passa o dia carregando uma carroça com os braços para recolher nossos resíduos. Além do mais, a carroça toda grafitada deixava o catador mais orgulhoso do próprio trabalho.

Não demorou para que o Mundano percebesse o tamanho do desafio a que ele tinha se proposto.
Para chegar em mais catadores era preciso mais artistas. Com mais carroças pintadas circulando pela cidade, a iniciativa começou a ganhar repercussão e em 2012 o Pimp My Carroça foi fundado.

Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador? 2
Foto: Natalia Pilati

A primeira campanha de sucesso do Catarse – maior site de financiamento coletivo do país – possibilitou a edição n°01 do Pimp My Carroça, que ocupou o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, no dia 3 de junho de 2012.

Para fortalecer as ações e ampliar as formas de captação de recursos, em 2016 foi criada a ONG Movimento de Pimpadores.

Em julho de 2017, foi lançado o Cataki, o app da reciclagem.

Desenvolvido pelo Pimp My Carroça, o Cataki é um aplicativo que quer aumentar dois fatores: a renda dos catadores e os índices de reciclagem do Brasil.

Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador? 3
Foto: Natalia Pilati

Diante da falta de estrutura pública em relação a coleta seletiva nas cidades, o app foi criado para suprir a demanda das pessoas que querem reciclar e não encontram alternativas. “O Cataki chegou na hora certa. Por conta do aplicativo eu tenho mais de seis pontos fixos, o que facilita muito meu trabalho”, comenta Fabiana Silva, que trabalha como catadora há cerca de cinco anos e tira 100% do sustento da sua família com a venda de materiais recicláveis.

Disponível gratuitamente para download no Google Play e na Apple Store, o Cataki permite ao usuário chamar diretamente o catador ou catadora, sem nenhum intermediário: ele visualiza o perfil do profissional da reciclagem mais próximo e negocia a retirada e o pagamento pelo serviço. A ideia é aproximar – de maneira descomplicada – o gerador de resíduo com a pessoa que vai dar a destinação correta a esse material.

Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador? 4
Foto: Reprodução Facebook

Hoje são aproximadamente 1.300 catadores cadastrados em cerca de 250 cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Recife são as que possuem o maior número de cadastros. Concorrendo com outras duas mil iniciativas, em fevereiro de 2018, o Cataki foi escolhido como o melhor projeto de inovação tecnológica do mundo pelo prêmio de inovação digital Netexplo, entregue na sede da UNESCO, em Paris.

Como o Pimp My Carroça acredita na força da colaboração, o Cataki é um app desenvolvido em código aberto.

PUBLICIDADE ANUNCIE
“Nem toda forma de colaborar envolve diretamente o Pimp My Carroça. Se em vez de buzinar, você der bom dia pro catador, já é um ótimo começo. Quem separar seus resíduos em casa também está ajudando demais, pois se o catador passa menos tempo separando, ele vai ter mais tempo pra coletar – ou pra ficar com a sua família. Lembrando que separar é bom, mas é ainda melhor quando você também se assegura que o resíduo esteja limpo.” Diz, João Bourroul
Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador? 5
Foto: Reprodução Facebook

– Como ajudar?

São várias maneiras!

  • Comprando na nossa loja é uma delas. Todo o dinheiro arrecadado com a venda desses produtos é reinvestido no Cataki. Entre outros itens, a loja vende camisetas, obras de arte e o kit de segurança do catador – uma caixa com vários itens que aumentam a seguranç e a funcionalidade do profissional da reciclagem, como luvas, fitas refletivas , calça, boné e camiseta.
  • Tornando-se um voluntário – pra colaborar com o movimento, é só se cadastrar aqui.
  • Você pode se tornar um apoiador recorrente do Pimp My Carroça – é só entrar nesse link e se cadastrar como assinante, assim você passa a doar todo mês o valor que quiser/puder, com direito a recompensas. Esse valor é utilizado pra reformar carroças de catadores que trabalham em estados em que nunca atuamos antes.
  • Você pode se tornar um “pimpador”, nome que damos as pessoas que realizam um Pimpex, formato que criamos pra atender catadores de forma individual. Abaixo, algumas informações mais detalhadas sobre o que é o Pimpex.
“Repensar o consumo é uma ótima forma de ajudar também. Priorizar o consumo de latinha em detrimento de garrafa de vidro ou de plástico é uma ótima forma de aumentar a renda dos catadores. Isso porque depois de recolher o material na rua, o catador vai vendê-lo no ferro-velho, que posteriormente encaminha o resíduo pra reciclagem de fato. No ferro-velho,o catador recebe, em média, 5 centavos pelo quilo do vidro. O quilo do plástico costuma sair por 35 centavos. Já o da latinha sai por cerca de R$3,50.”  Diz, João Bourroul
Você já parou pra pensar na importância do trabalho de um catador? 6
Foto: Reprodução Facebook

O que é o Pimpex?

Se as edições Pimp My Carroça atendem dezenas de catadores de uma só vez, a ideia do Pimpex é individualizar esse trabalho para atender a demanda de até quatro catadores. Além da carroça reformada e pintada, o catador também recebe o kit segurança do catador, com diversos itens como luvas emborrachadas e coletes e fitas refletivas.

Como funciona o Pimpex?

O Pimpex sempre parte da disposição de alguém que queira deixar o instrumento de trabalho de um catador mais seguro e funcional. O financiamento da ação pode ser tanto individual como coletivo. O Pimp My Carroça dá todas as informações e o suporte necessário para realização da ação.

Quais os possíveis formatos para um Pimpex?

– Financiamento coletivo via Catarse
– Financiamento individual (pessoa física ou jurídica)
– Pimpex Educa: ação com foco em entidades educacionais. Catadores são agentes ambientais especialistas em reciclagem e devem ser tratados como tal. Por isso, além do Pimpex, o catador dá uma palestra sobre reciclagem e é sugerido que ele se torne o responsável fixo pela gestão deresíduos do espaço.

Eu posso criar um Pimpex?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode entrar em contato com o Pimp My Carroça e se tornar um
pimpador. Nós vamos te munir com todas as informações necessárias para que você realize a ação na sua cidade.

Se você quiser se tornar um pimpador, entre em contato no telefone 11 3034-2375 ou pelo email: [email protected]

Doação direta: quem tiver interesse pode fazer uma doação pra conta abaixo:

Banco do Brasil
Ag: 6806-3
C/c: 8738-6
CNPJ: 25.340.645/0001-0
Movimento de Pimpadores

A doação de equipamentos também é sempre bem-vinda: desde notebooks para a equipe de colaboradores até celulares para que mais catadores possam se cadastrar no Cataki.

– Contato & Redes Sociais

11 3034-2375
[email protected]
Facebook: /pimpmycarroca.com
Instagram: @pimpmycarroca

Colaborador: João Bourroul

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar