Sistema de descarga a vácuo reduz consumo de água em até 90%


Sistema de descarga a vácuo reduz consumo de água em até 90% 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Diminuir o desperdício de água é uma necessidade urgente. Enquanto muitas cidades brasileiras passam por períodos de crise de abastecimento, devido à estiagem e falta de investimento dos sistemas atuais que já estão saturados, a Agência Nacional de Águas (ANA) registra, aproximadamente, uma perda de 40% da água tratada. Entre os elementos que contribuem para este gasto supérfluo estão os sistemas tradicionais de descarga.

“Vasos convencionais consomem, em média, entre 6 e 12 litros por descarga, enquanto o sistema a vácuo consome apenas um litro”, esclarece Jean Pierre Bernard, diretor no Brasil da Bvst-Evac, empresa especializada em soluções sustentáveis. Conforme Bernard, essa economia, que chega atingir 90%, é muito significante, quando é considerada toda a população brasileira, que ultrapassa os 200 milhões de habitantes.

O modelo citado por Bernard se assemelha aos utilizados em aviões, em que o esgoto é transportado pelo ar, através das diferenças de pressão, e a água é usada apenas para a higienização da bacia. Este sistema também diminui a quantidade de esgoto a ser tratado, levando a eficiência para além dos banheiros.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Quando a coleta a vácuo é instalada num prédio, é possível diminuir também o consumo de eletricidade, por exemplo. Isto ocorre devido a água não precisa ser levada até o alto do edifício. Os casos de entupimento também são bem menores, progredindo a economia financeira.

“Estamos correndo risco de ficar sem água para beber e as pessoas não se dão conta de que gastam água potável para escoar fezes e urina”, alerta Bernard. Todavia, mesmo com todos os benefícios que o sistema oferece, ele ainda enfrenta certa resistência. A única razão encontrada por Bernard para isso é a de que o ser humano é resistente às mudanças.

banner

 

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar