Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente


Virada Sustentável
PUBLICIDADE ANUNCIE

Já começou a 7ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, que acontece até o dia 27 de agosto em diversos pontos importantes da cidade. A programação do maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil reúne centenas de atrações gratuitas, envolvendo shows, exposições, palestras, aulas de meditação e atividades especiais.


Ouça e entenda tudo sobre o evento! Clique no play acima!

O evento ocupa pontos importantes da cidade como o Parque Ibirapuera, o Unibes Cultural e diversos espaços na região da avenida Paulista como a Japan House, o Conjunto Nacional e os parques Mario Covas e Trianon, unidades do SESC-SP e dezenas de outros locais da capital. Ao todo, são mais de 500 atividades que propõem uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

Entre os destaques, na sexta-feira (25), terá meditação no escuro às 20h, com os Trovadores Urbanos e participação especial de Monja Coen, precedido do show do Boleirinho, na Unibes Cultural. Haverá ainda a Tenda Zen, no Parque Ibirapuera. É um espaço voltado para meditação e atividades como Experiência de Paisagismo Interno, Dança dos Elementos, Aula de Evolução Plena, que mescla diferentes técnicas de autoconhecimento, e Energização Coletiva com Luana Ferreira, da Natural Vibe. A Tenda Multicultural, também localizada no Parque do Ibirapuera, oferecerá ainda atrações como aulas de Yoga Para Crianças, no sábado, e a Vivência de Shantala, no domingo.

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 1

No sábado (26), a Horta FMUSP, localizada na Faculdade de Medicina da USP, na avenida Dr. Arnaldo fica aberta para uma visita guiada com oficinas sobre as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e degustação de pratos preparados com elas. Dentro da área de moda, a Faculdade Santa Marcelina recebe a oficina de Upcycling – desenvolvimento de acessórios com resíduo têxtil, com a estilista Maria Eugênia Miluzzi, gestora do projeto “Piracaianas Upcycling Design”. Em seguida haverá os debates “Inovação, Sustentabilidade e Moda” e sobre a Ressignificação de Consumo e Desconstrução de Gênero na Moda.

A Mostra Ecofalante na Virada Sustentável ocupa o Auditório do Unibes e apresenta mais um recorte de sua programação, desta vez com “Caminho dos Gigantes” (Brasil, 2016, 12’) de Alois Di Leo, “Doce Mentira” (Canadá, 2015, 91′), de Michèle Hozer e “Cheirando Mal” (EUA, 2015, 91′), de Jon J. Whelan. Haverá ainda uma série de palestras e atividades em torno do Fashion Revolution Day, como a Roda de conversa: Igualdade, Trabalho, Mulher e Moda. Haverá ainda o bloco Bangalafumenga, além de Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz, em uma apresentação conjunta, inesquecível do show “Dia a Dia, Lado a Lado” no Parque Ibirapuera.

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 2

No domingo (27), o Parque Mário Covas recebe uma programação zen especial, como uma aula de O-DGI Open, uma prática marcial realizada por meio de posturas de empoderamento, movimentos e músicas pré-selecionadas. Outro destaque fica por conta da apresentação de Yoga e música clássica indiana com Bruna Dias e Fábio Kidesh, além do show da cantora e compositora Nicole Salmi e da DJ Lara Luzuah, criadora do Festival Ilumina na Chapada dos Veadeiros. Já o Parque Ibirapuera recebe Arnaldo Antunes no palco, às 17h.

No mesmo dia, o espaço Brahma Kumaris oferece a oficina “Desperdício de alimentos, um reflexo de insustentabilidade interior”, que tem como objetivo criar um espaço de reflexão que motive não apenas o uso integral dos alimentos, mas que desperte o entendimento de que toda ação de mau uso dos recursos naturais acontece antes em nosso espaço interior devido à ausência de foco em valores como cooperação, empatia e cuidado.

Durante a programação da Virada, a Livraria da Vila recebe a Feirinha Positiv.a, feira de produtos orgânicos e ecológicos cujo objetivo é mostrar ao público diversas soluções sustentáveis presentes no mercado. O evento traz produtos feitos visando gerar menor impacto no meio ambiente e na vida das pessoas, como as composteiras para colocar lixos e cisternas para captação e armazenamento de água da chuva, além de produtos de limpeza consciente, snacks saudáveis e embalagens biodegradáveis.

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 3

O Centro Cultural São Paulo vai receber o 4º Festival de Agricultura Urbana, com microcursos e oficinas, debates, exposição e mutirão para plantio de mudas e troca de sementes na Horta do CCSP. O local abriga ainda uma feira gastronômica com comidas naturais, quitutes veganos e com receitas de refugiados que moram em São Paulo, além da Feira da Agricultura Paulistana, somente com hortaliças produzidas pelos agricultores urbanos de São Paulo.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Até o dia 27 de agosto, o bairro da Vila Leopoldina, localizado na zona Oeste de São Paulo, vai receber o Circuito Integrado Pela Sustentabilidade, com uma série de ações que envolvem escolas e moradores da região como cinema ao ar livre, mutirão para recuperação de praças e ruas, oficinas, palestras e coleta de resíduos têxteis, entre outras atividades.

Um importante foco de atrações nesta edição, a rede SESC-SP vai oferecer atividades especiais dentro da programação da Virada Sustentável. Até o dia 27 de agosto, as unidades de Itaquera, Interlagos, Pinheiros, Vila Mariana e 24 de maio integrarão suas programações à Virada, com vivências ambientais, bicicletadas, passeios guiados e de observação pela natureza, caças a tesouros e oficinas. No SESC Pinheiros, a exposição RIOS DES.COBERTOS abre suas portas ao público, enquanto o recém-inaugurado SESC 24 de maio oferece observatório da paisagem deslumbrante do centro da cidade, entre outras atrações.

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 4

O Razões para Acreditar selecionou mais algumas atividades pra você curtir, seja em família, com as migas, o mozão ou sem companhia. O importante é aproveitar! Confira a programação completa no site oficial.

Dia 26 (sábado)

Tenda Zen
Data: 26 de agosto (sábado)
Horário: A partir das 10h
Local: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Reggae Little Lions | infantil
Data: 26 de agosto (sábado)
Horário: 11h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Brinca Yoga | infantil
Data: 26 de agosto (sábado)
Horário: 16h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 5

Dia 27 (domingo)

Aula de Evolução Plena
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 15h30 às 17h
Local: Tenda Zen no Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Detetives Ambientais | infantil
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local: Sesc Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial

Yoga para Pais e Filhos
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local:Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Vivência de Shantala
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local:Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Meditação Para Pais e Filhos
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 11h
Local:Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Bloquinho da Alegria | infantil
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 15h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Festival de Trocas – Trocaí e Casa 247
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 16h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 6

Oficina Se Eu Fosse Eu
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local: Awaken Love House – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1247 – Vila Mariana

Kombi dos Sonhos – Respire Cultura | infantil
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 16h
Local: Parque Mário Covas – Av. Paulista, 1853 – Bela Vista

Awaken Love
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 11h
Local: Parque Mário Covas – Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista

Yoga e Música Indiana – Bruna Dias e Fábio Kidesh
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 11h30
Local: Parque Mário Covas – Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista

Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente 7

Fotos: divulgação/Virada Sustentável/Trocaí/Feirinha Positiv.a

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar