O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Legislativo Yuan, o parlamento soberano de Taiwan legalizou hoje, sexta-feira (17), o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão é notável porque trata-se do primeiro país asiático a tomar tal decisão. Foram 66 votos a favor e 29 votos contra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes favoráveis ao casamento igualitário se aglomeraram para protestar e reivindicar a aprovação da lei, mesmo em meio a uma forte chuva.

“Em 17 de maio de 2019, o amor triunfou em Taiwan”, declarou a presidente Tsai Ing-wen, que cumpre assim uma promessa de campanha.

Leia tambémMadri terá o primeiro abrigo para idosos LGBT do mundo

A data de hoje é simbólica porque é celebrado mundialmente o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Demos um grande passo para a igualdade verdadeira e convertemos Taiwan em um país melhor”, acrescentou a chefe do poder Executivo em um post nas redes sociais, acompanhada da tradicional bandeira do arco-íris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há exatos dois anos, o Tribunal Constitucional de Taiwan, o equivalente ao STF brasileiro, julgou inconstitucional não conceder o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A sentença histórica estabeleceu um prazo de dois anos para que o governo mudasse a lei, com a necessidade do poder legislativo aprovar um projeto que alterasse a legislação.

Se nada fosse feito, o casamento gay se tornaria legal de forma automática.

Do outro lado da história, a oposição conservadora tentou ao longo dos últimos dois anos frear a aprovação da lei, realizando referendos pelo país e conclamando a população a votar contra a proposta.

O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Três projetos sobre o tema foram apresentados no Parlamento, tendo sido aprovado o mais progressista, que tinha apoio do governo. Também era o único que usava a palavra “casamento” – os demais estabeleciam apenas uniões civis.

Ainda estão sendo debatidas leis à respeito do direito de casais homossexuais poderem adotar, além de regulamentação para barrigas de aluguel.

Em um continente bastante conservador, Taiwan é o impulso necessário para que os movimentos por direitos LGBT deslanchem. A pequena ilha separada da China desde 1949 realiza a maior parada gay da Ásia há vários anos.

Há um longo caminho pela frente: segundo a ONU, relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo são consideradas um crime passível de prisão, chibatadas ou morte em 70 países, a maioria em nações de maioria islâmica, onde a Sharia é amplamente aplicada.

Leia tambémDoritos Rainbow reforça diversidade no Rock in Rio e doará renda a ONGs LGBT

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: EBC
Foto: Reprodução / Agência Brasília

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,777,821SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após passar a entregar pizza, boxeador Esquiva Falcão recebe ajuda de internautas e ganha patrocínio

"Quanto vale uma medalha olímpica?" Foi a pergunta feita pelo boxeador medalhista de prata dos pesos médios da Olímpiadas de Londres, em 2012, Esquiva...

Muro da Gentileza estimula o gesto de doar para pessoas que vivem em bairros pobres

A Pestalozzi de Campo Grande (MS) educa e atende uma média de 700 pessoas portadoras de necessidades especiais, físicas e psicológicas, oferecendo diversas atividades,...

Ex-motoboy, morador da Favela de Acari (RJ) realiza sonho e inaugura a própria pizzaria

Ygor Henrique é a prova que realizar grandes sonhos é possível sim e exige muita força de vontade e determinação. Esse jovem de 29...

Deficiente auditiva faz blog com tutoriais de maquiagem

A Larissa Jorge é portadora de deficiência auditiva e faz vídeos de tutoriais de maquiagem em Libras (língua de sinais brasileira) com legenda em...

Voluntários se unem para reformar casa de mulher que estava desempregada e passando necessidade

Uma coisa não podemos negar: o brasileiro é um povo que está sempre disposto a ajudar quem precisa e esta notícia vai te provar...

Instagram