O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Legislativo Yuan, o parlamento soberano de Taiwan legalizou hoje, sexta-feira (17), o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão é notável porque trata-se do primeiro país asiático a tomar tal decisão. Foram 66 votos a favor e 29 votos contra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes favoráveis ao casamento igualitário se aglomeraram para protestar e reivindicar a aprovação da lei, mesmo em meio a uma forte chuva.

“Em 17 de maio de 2019, o amor triunfou em Taiwan”, declarou a presidente Tsai Ing-wen, que cumpre assim uma promessa de campanha.

Leia tambémMadri terá o primeiro abrigo para idosos LGBT do mundo

A data de hoje é simbólica porque é celebrado mundialmente o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Demos um grande passo para a igualdade verdadeira e convertemos Taiwan em um país melhor”, acrescentou a chefe do poder Executivo em um post nas redes sociais, acompanhada da tradicional bandeira do arco-íris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há exatos dois anos, o Tribunal Constitucional de Taiwan, o equivalente ao STF brasileiro, julgou inconstitucional não conceder o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A sentença histórica estabeleceu um prazo de dois anos para que o governo mudasse a lei, com a necessidade do poder legislativo aprovar um projeto que alterasse a legislação.

Se nada fosse feito, o casamento gay se tornaria legal de forma automática.

Do outro lado da história, a oposição conservadora tentou ao longo dos últimos dois anos frear a aprovação da lei, realizando referendos pelo país e conclamando a população a votar contra a proposta.

O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Três projetos sobre o tema foram apresentados no Parlamento, tendo sido aprovado o mais progressista, que tinha apoio do governo. Também era o único que usava a palavra “casamento” – os demais estabeleciam apenas uniões civis.

Ainda estão sendo debatidas leis à respeito do direito de casais homossexuais poderem adotar, além de regulamentação para barrigas de aluguel.

Em um continente bastante conservador, Taiwan é o impulso necessário para que os movimentos por direitos LGBT deslanchem. A pequena ilha separada da China desde 1949 realiza a maior parada gay da Ásia há vários anos.

Há um longo caminho pela frente: segundo a ONU, relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo são consideradas um crime passível de prisão, chibatadas ou morte em 70 países, a maioria em nações de maioria islâmica, onde a Sharia é amplamente aplicada.

Leia tambémDoritos Rainbow reforça diversidade no Rock in Rio e doará renda a ONGs LGBT

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: EBC
Foto: Reprodução / Agência Brasília

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alerta fofura: O antes e o depois de cachorros que ganharam novo visual

A fotógrafa especialista em fotografias de animais, Grace Chon, produziu um ensaio que mostra o antes e o depois de cachorros que tiveram seus...

Assista: astronautas da Nasa realizam 1ª caminhada espacial 100% feminina!

A história da astronomia ganhou mais um capítulo e ele é 100% feminino: as astronautas Cristina Koch e Jessica Meir iniciaram nesta sexta-feira (18) a...

Cobrador de ônibus aprende Libras sozinho para se comunicar com passageiros surdos

Você já passou pela situação de viajar para um país do qual você não entende a língua e os outros não entendem a sua?...

Cegonha voa 13 mil quilômetros todos os anos para ver sua companheira ferida

Todo mês de agosto, a cegonha macho Klepetan deixa sua companheira, Melena, em Brodski Varoš, na Croácia, para migrar rumo ao sul da África: são 13 quilômetros de distância de uma ponta a outra!

Antes de casar, noiva faz surpresa à avó internada para mostra-lá o quanto ela é especial

Bethany Boykin estava decidida que a sua avó, Honey, seria uma pessoa importante no dia do seu casamento. Só que alguns contratempos levaram a...

Instagram

O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo 2