O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Legislativo Yuan, o parlamento soberano de Taiwan legalizou hoje, sexta-feira (17), o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão é notável porque trata-se do primeiro país asiático a tomar tal decisão. Foram 66 votos a favor e 29 votos contra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes favoráveis ao casamento igualitário se aglomeraram para protestar e reivindicar a aprovação da lei, mesmo em meio a uma forte chuva.

“Em 17 de maio de 2019, o amor triunfou em Taiwan”, declarou a presidente Tsai Ing-wen, que cumpre assim uma promessa de campanha.

Leia tambémMadri terá o primeiro abrigo para idosos LGBT do mundo

A data de hoje é simbólica porque é celebrado mundialmente o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Demos um grande passo para a igualdade verdadeira e convertemos Taiwan em um país melhor”, acrescentou a chefe do poder Executivo em um post nas redes sociais, acompanhada da tradicional bandeira do arco-íris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há exatos dois anos, o Tribunal Constitucional de Taiwan, o equivalente ao STF brasileiro, julgou inconstitucional não conceder o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A sentença histórica estabeleceu um prazo de dois anos para que o governo mudasse a lei, com a necessidade do poder legislativo aprovar um projeto que alterasse a legislação.

Se nada fosse feito, o casamento gay se tornaria legal de forma automática.

Do outro lado da história, a oposição conservadora tentou ao longo dos últimos dois anos frear a aprovação da lei, realizando referendos pelo país e conclamando a população a votar contra a proposta.

O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Três projetos sobre o tema foram apresentados no Parlamento, tendo sido aprovado o mais progressista, que tinha apoio do governo. Também era o único que usava a palavra “casamento” – os demais estabeleciam apenas uniões civis.

Ainda estão sendo debatidas leis à respeito do direito de casais homossexuais poderem adotar, além de regulamentação para barrigas de aluguel.

Em um continente bastante conservador, Taiwan é o impulso necessário para que os movimentos por direitos LGBT deslanchem. A pequena ilha separada da China desde 1949 realiza a maior parada gay da Ásia há vários anos.

Há um longo caminho pela frente: segundo a ONU, relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo são consideradas um crime passível de prisão, chibatadas ou morte em 70 países, a maioria em nações de maioria islâmica, onde a Sharia é amplamente aplicada.

Leia tambémDoritos Rainbow reforça diversidade no Rock in Rio e doará renda a ONGs LGBT

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: EBC
Foto: Reprodução / Agência Brasília

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O enorme poder da leitura e da música para as crianças

Por Aline Melo Muitas mães acham perda de tempo ler para os bebês, pois eles ainda não aprenderam a falar. Mas não há idade para...

12 suculentas na cor rosa que você vai querer ter em casa

As plantas suculentas dão um charminho especial para nossa casa, não é? Elas são bem comuns aqui no Brasil e você provavelmente já teve uma...

Walmart está vendendo maçãs feias e baratas para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos

A maior cadeia de supermercados nos EUA, o Walmart, resolveu vender produtos perfeitos para consumo, mas que, por causa de sua aparência, acabam ficando...

Rapaz conforta idosa de 96 anos apavorada em voo: “meu anjo da guarda”

Uma mulher que viajava de San Diego para Nashville, nos Estados Unidos, disse que "jamais ficou tão emocionada" após testemunhar um estranho confortar uma...

Casal de mães acolhe menino autista e cego que esperou anos na fila de adoção

Claudiana e Luciana compartilham a vida juntas há 15 anos. Desde que se conheceram, sonhavam em ter um filho. Após mais de uma década...

Instagram

O amor vence de novo: Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo 3