Tartaruga declarada extinta ‘renasce’ em templo hindu na Índia

A tartaruga Bostami havia sido declarada extinta da natureza pela comunidade científica dezessete anos atrás. No entanto, algumas foram preservadas em segredo por um templo hindu da Índia, onde são bem cuidadas e alimentadas pelos guardiões do local.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por conta da perda de habitat e a exploração excessiva como fonte de alimento, a espécie havia desaparecido do estado de Assam, no nordeste indiano, levando a União Internacional para a Conservação da Natureza a declarar a tartaruga “extinta da natureza” em 2002.

O que ninguém sabia é que os guardiões do templo de Hayagriva Madhav esconderam alguns espécimes e passaram a cuidar dos répteis nas lagoas ao redor do local sagrado. Eles dizem que sentiram a necessidade de assumir a responsabilidade pela proteção das tartarugas porque acreditam que elas sejam a reencarnação do deus hindu Vishnu.

Espécie de tartaruga declarada extinta é encontrada prosperando em templo hindu
Foto: Reprodução/The Independent

“A população de tartarugas em geral no estado de Assam diminuiu enormemente nos últimos anos”, disse à AFP a veterinária Jayaditya Purkayastha. “É necessário uma intervenção ou muitas espécies serão extintas em breve, no curto prazo.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[O Esdras é um protetor de animais e fez uma vaquinha para comprar um terreno para construir o abrigo e poder salvar ainda mais animais, vamos ajudá-lo? Acesse aqui.]

Conservacionistas e ativistas pelos direitos dos animais têm se dedicado a montar criadouros de tartarugas, em espécies de “santuários” onde elas podem viver em segurança e se reproduzir.

Recentemente, os guardiões do templo firmaram uma parceria com o grupo conservacionista Good Earth para lançar oficialmente um programa de criação de tartarugas como meio de reintroduzi-las na natureza. Seus esforços finalmente se concretizaram em janeiro, quando a organização lançou com sucesso 35 filhotes de tartaruga – 16 foram criados no templo – nas águas de um santuário de vida selvagem local.

Espécie de tartaruga declarada extinta é encontrada prosperando em templo hindu
Foto: Reprodução/Flicker Images

“Este é um marco na história da conservação de tartarugas de Assam, e não teria sido possível sem o interesse demonstrado pelas autoridades do templo no programa de reprodução artificial”, disse a veterinária Jayaditya Purkayastha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A coalizão de guardiões e ativistas agora trabalha para expandir o programa de criação de tartarugas Bostami para outras 18 lagoas ao redor do templo, expandindo seu habitat natural.

Leia também: 

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: GNN

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,860,568SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ele errou o número na hora de colocar 50 reais de crédito no celular, mas recebeu grata surpresa

Quando a gente fala aqui no Razões da importância de valorizar os pequenos gestos de gentileza do cotidiano, é disso que estamos falando. O Leonardo...

Inovador sistema de blocos de concreto reduz em 50% tempo de construção

Um novo sistema de blocos de concreto promete reduzir pela metade o tempo de construção de edificações verticais e residências, além dos custos com...

Qual o maior presente que o amor te deu?

A Birô Criativo e a Para Sempre Filmes saíram as ruas para homenagear os mais nobre dos sentimentos: o amor. A ação ocorreu em junho...

Final de briga entre adolescentes comove internautas nas redes sociais

“Apertem as mãos, irmão. É o único jeito que me fará ir. Ele vai apertar a sua mão. Ofereça a mão de novo”, disse o jovem muçulmano que separou a briga.

Instagram