A tartaruga Bostami havia sido declarada extinta da natureza pela comunidade científica dezessete anos atrás. No entanto, algumas foram preservadas em segredo por um templo hindu da Índia, onde são bem cuidadas e alimentadas pelos guardiões do local.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por conta da perda de habitat e a exploração excessiva como fonte de alimento, a espécie havia desaparecido do estado de Assam, no nordeste indiano, levando a União Internacional para a Conservação da Natureza a declarar a tartaruga “extinta da natureza” em 2002.
O que ninguém sabia é que os guardiões do templo de Hayagriva Madhav esconderam alguns espécimes e passaram a cuidar dos répteis nas lagoas ao redor do local sagrado. Eles dizem que sentiram a necessidade de assumir a responsabilidade pela proteção das tartarugas porque acreditam que elas sejam a reencarnação do deus hindu Vishnu.
Leia Mais
“A população de tartarugas em geral no estado de Assam diminuiu enormemente nos últimos anos”, disse à AFP a veterinária Jayaditya Purkayastha. “É necessário uma intervenção ou muitas espécies serão extintas em breve, no curto prazo.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conservacionistas e ativistas pelos direitos dos animais têm se dedicado a montar criadouros de tartarugas, em espécies de “santuários” onde elas podem viver em segurança e se reproduzir.
Recentemente, os guardiões do templo firmaram uma parceria com o grupo conservacionista Good Earth para lançar oficialmente um programa de criação de tartarugas como meio de reintroduzi-las na natureza. Seus esforços finalmente se concretizaram em janeiro, quando a organização lançou com sucesso 35 filhotes de tartaruga – 16 foram criados no templo – nas águas de um santuário de vida selvagem local.
“Este é um marco na história da conservação de tartarugas de Assam, e não teria sido possível sem o interesse demonstrado pelas autoridades do templo no programa de reprodução artificial”, disse a veterinária Jayaditya Purkayastha.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A coalizão de guardiões e ativistas agora trabalha para expandir o programa de criação de tartarugas Bostami para outras 18 lagoas ao redor do templo, expandindo seu habitat natural.
Leia também:
- Tartaruga sobrevive a incêndio graças a casco feito por uma impressora 3D
- Casal planta 2 milhões de árvores em área devastada para dar lar a 500 espécies ameaçadas
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Fonte: GNN
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.