Há alguns meses, uma tartaruga chamada Pedro foi adotado por uma família norte-americana. Desde pequeno, Pedro não tinha uma das patas traseiras. Certo dia, Pedro fugiu e ao voltar para casa, seus donos constataram que ele tinha perdido a outra pata, ficando apenas com as da frente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sensibilizada com a dificuldade de locomoção do seu bichinho, sua dona, Sandra Taylor, resolveu encaminhá-lo até a faculdade de medicina veterinária da Universidade do Estado da Luisiana, onde o réptil recebeu uma prótese veicular feita com Lego.
Segundo a equipe veterinária, a tartaruga macho estava com a saúde perfeita e só precisava de uma ajudinha para se locomover.
Leia Mais
“A ferida já tinha cicatrizado bem e ele conseguiu voltar pra casa só com as patas da frente. Sem as patas traseiras, ele fica com menos mobilidade. Como Pedro é uma tartaruga-de-caixa, ele ainda pode se esconder dentro do casco e se proteger, mas os donos teriam que deixar ele sempre dentro de casa”, disse Kelly Rockwell, estudante da Universidade do Estado da Luisiana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os estudantes utilizaram um kit veicular de Lego para criar a prótese. Ela foi adaptada para se adequar ao tamanho de Pedro; a equipe usou resina epóxi para anexá-la ao casco – o mesmo material usado em ferraduras. Para finalizar, eles também usaram seringas para criar os eixos, com pequenos cortes para ajustamento.
Leia também:
- Tartaruga sobrevive a incêndio graças a casco feito por uma impressora 3D
- Tartaruga declarada extinta ‘renasce’ em templo hindu na Índia
“A faculdade de veterinária pode ser difícil às vezes, mas sentar no chão com meus colegas e ver os professores felizes por Pedro poder ‘rolar’ pela primeira vez, foi um momento de pura alegria”, disse a veterinária Sarah Mercer.
Segundo a Universidade do Estado da Luisiana, os donos da tartaruga ficaram entusiasmados com o resultado. “Ele se mexe com as rodas sem nenhum problema. Se adaptou imediatamente. Ele faz as necessidades, se vira, vai para frente e para trás”, contou Taylor.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Gaúcha ZH/Fotos: Reprodução/YouTube
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.