A tartaruga Diego ganhou um descanso merecido. Depois de salvar sua espécie da extinção, o morador de Galápagos se aposentou!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Diego foi levado do zoológico de San Diego, na Califórnia (EUA), daí o seu nome, para um programa de reprodução na ilha de Santa Cruz no começo da década de 1960.
Naquela época só havia mais dois machos e 12 fêmeas de tartarugas-gigantes na ilha Española, onde a espécie vive. Mas graças à vitalidade da tartaruga centenária esse número saltou para mais de 2 mil tartarugas.
Leia Mais
“Nós não sabemos exatamente como ou quando ele chegou nos Estados Unidos. Ele deve ter sido tirado de Española em algum momento entre 1900 e 1959 por uma expedição científica”, disse Tapia, especialista em preservação de tartaruga no Parque Nacional de Galápagos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui e saiba como contribuir!
Tartaruga é pai de 800 filhotes
Diego é papai de 40% das tartarugas-gigantes que hoje vivem na ilha. Faça as contas e você vai descobrir que Diego tem 800 herdeiros. O teste de DNA te entrega, Diego! haha
👏🏻👏🏻 Diego regresó hoy a su ambiente natural en la isla Española del archipiélago de Galápagos 🇪🇨, tras décadas de reproducirse en cautiverio para salvar a su especie.
La tortuga gigante más de 100 años tuvo alrededor de 800 crías.
¡Bien hecho Diego! https://t.co/jUgRnJFTVs pic.twitter.com/SA7bQz7GxG— Programa ONU Medio Ambiente (@unep_espanol) June 15, 2020
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Ele contribuiu enormemente para repovoar a ilha”, afirma Tapia.
Com o fim do programa de reprodução, e a salvação da sua espécie garantida pelos próximos 100 anos, Diego finalmente vai poder curtir sua aposentadoria, na ilha paradisíaca onde nasceu.
Cerramos un capítulo importante en la gestión del @parquegalapagos, 15 tortugas de #Española, incluyendo a #Diego, regresan a casa tras décadas de reproducirse en cautiverio y salvar a su especie de la extinción. Su isla las recibe con los brazos abiertos. (Noticia en desarrollo) pic.twitter.com/M4a4maQm9E
— Paulo Proaño Andrade (@PauloProanoA) June 15, 2020
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Estamos felizes com a possibilidade de devolver essa tartaruga a seu habitat natural”
A espécie de Diego (Chelonoidis hoodensis) é encontrada apenas ao sul do arquipélago de Galápagos.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.
A região, a 900 km da costa do Equador, ficou mundialmente conhecida por ter sido explorada pelo naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução.
Pela 1ª vez em anos, tartarugas-indianas prosperam em praias indianas. Ainda na Índia, uma espécie de tartaruga declarada extinta ‘renasceu’ em um templo hindu.
Já aqui no Brasil, o projeto Tamar celebrou 40 anos de fundação devolvendo para a natureza 40 milhões de tartarugas.
Tá sabendo que o Razões tem um canal de boas notícias no Youtube, né? Dá o play:
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Foto de capa: EPA/Galapagos National Park/Reprodução | Fonte: Super e Tanks Good News
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.