A tartaruga-de-telhado-birmanesa, conhecida por tartaruga “sorridente” estava na lista de animais extintos há quase 20 anos. A boa notícia é que, por causa de um projeto de conservação muito bem elaborado, a espécie foi trazida de volta!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O trabalho vem sendo realizado por conservacionistas da WCS, Turtle Survival Alliance (TSA) e do Departamento Florestal de Mianmar, país asiático. Eles descobriram que uma tartaruga “sorridente” foi comprada no mercado chinês em 2000 e conseguiram resgatar o animal.
Pouco tempo depois, o grupo descobriu mais animais da espécie em bancos de areia nos rios Dokhtawady e Chindwin, também em Mianmar.
Leia Mais
De lá para cá, as únicas tartarugas “sorridentes” foram cuidadas em cativeiro, onde um projeto de conservação foi todo pensado e montado somente para que a espécie sobrevivesse e reproduzisse.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Hoje há cerca de 1 mil tartarugas salvas
Os profissionais da WCS enfim notificaram a recuperação da espécie nesta semana. Hoje já existe uma população de aproximadamente mil tartarugas sob os cuidados do grupo.
Eles também divulgaram uma série de fotos mostrando as tartarugas birmanesas no criadouro, que fica na vila de Limpha, na região de Sagaing, em Mianmar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O futuro da tartaruga “sorridente”
Embora a boa notícia da recuperação da espécie, essas novas tartarugas foram geradas em cativeiro.
Ainda haverá o processo de reinclusão do animal em seu habitat natural, que deve acontece nos próximos meses.
A soltura também pode ser prejudicada pela caça à espécie, que foi exatamente o que causou a sua extinção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O presidente da Turtle Survival Alliance, Rick Hudson, reconheceu que ainda faltam processos para que os cientistas possam determinar quais aspectos do meio-ambiente precisam ser protegidos, evitando que a tartaruga não entre em extinção novamente.
Parte desse processo depende de nós, claro!
FONTE: Tank’s Goodnews
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.