As praias litorâneas de Odisha, na Índia, estão experimentando o retorno em massa de milhares de tartarugas-olivas para o período de nidificação, quando elas constroem seus ninhos na areia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Abundante no Oceano Índico, a espécie vinha perdendo espaço para o turismo e para a caça desenfreada nas praias de Gahirmatha e Rushikulya Rookery, tendo dificuldades para se reproduzir ano após ano.
Com as medidas de isolamento social decretadas pelo governo indiano, as praias estão vazias – e limpas – permitindo que as tartarugas-olivas retornem para nidificar e prosperar sem que sejam atrapalhadas. ???
Leia Mais
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), as tartarugas-olivas são consideradas animais “vulneráveis” na natureza, devido principalmente à caça predatória, o comércio ilegal de ovos e a poluição por plástico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As costas da região de Odisha são hoje o maior local de nidificação em massa para a espécie – daí sua grande importância.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.
Segundo a Organização para a Vida Selvagem de Odisha (OWO), quase metade de toda a população mundial de tartarugas-olivas chega às praias de Gahirmatha e Rushikulya Rookery para depositarem seus ovos.
Na madrugada do dia 22 de março, cerca de duas mil fêmeas deixaram o mar e nidificaram no litoral. É a primeira vez em anos que elas fazem isso sem a presença de humanos.
De lá pra cá, estima-se que outras 72 mil tartarugas-olivas tenham chegado no litoral para cavar ninhos e pôr ovos. Cada ninho hospeda cerca de 100 futuros filhotes após um período de incubação de 45 dias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Thousands of olive ridley turtles nesting on the beaches of Odisha.
Their normal predators (humans) are in quarantine.
This season, their numbers will explode in the oceans.
There is a silver lining in this dark cloud after all. pic.twitter.com/l0DMLbGp4l— Dr. Ashley Jacob (@DrAshJac) March 26, 2020
Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Revista Pazes
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.