O farol nunca ficava vermelho, sempre verde, mas aconteceu. Foi então que o tatuador Gustavo Franzoni começou a doar lanches para pessoas em situação de rua.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Já falamos algumas vezes do Gustavo no Razões, aqui foi uma delas. Em 2007, ele descobriu um câncer que surge nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, o Linfoma de Hodgkin.
Foram dois transplantes de medula. Em 2016, Gustavo iniciou a imunoterapia, um tratamento que impede a progressão do tumor e deixa seu corpo mais resistente.
Leia Mais
Ver essa foto no Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Gustavo lembra que no hospital ele ganhava um lanche. Tinha água, suco, biscoito, bolinho, fruta, mas o lanche não ‘caía’ muito bem, efeito do tratamento, talvez. Aí a gente volta pra história do farol.
“Eu não gostava de comer, ficava meio enjoado, e trazia as coisas pra casa. E aí eu tava voltando com a minha mãe, e a gente parou no farol. Eu vi um cara mexendo no lixo.”
Gustavo chamou o rapaz pela janela do carro e deu o lanche pra ele. De lá pra cá, Gustavo não parou mais. Agora ele mesmo compra o lanche com o próprio dinheiro, monta os kits, entra no carro e sai para distribuir.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pode parecer louco pensar que tudo estava destinado para acontecer da maneira que aconteceu, mas Gustavo bota fé que sim.
“A gente nunca para nesse farol. A única vez que a gente pegou vermelho foi essa que ela [mãe] parou. Eu vi o cara do lado e entreguei o kit pra ele. […] Acho que tudo tá no ambiente, é só você estar ligado”, conta.
Gustavo se sente feliz praticando a boa ação e sempre tenta trocar uma coisinha do kit, tipo, semana passada foi suco de laranja, na outra vai ser suco de uva e assim vai.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“É muito gostoso e partiu de uma coisa que seria ‘ruim’ do tratamento. Eu sempre busquei coisas pra querer me animar porque se você entrar numa sintonia muito ruim, você vai se enfiando e não sai mais”, diz.
E é aquilo que a gente reforça bastante no Razões, ajudar faz bem a si próprio, os dois lados ganham. Fala aí, Gustavo: “Eu sempre agradeço por aquela pessoa no sentido dela me possibilitar ajudar”.
Leia também: Giovanna Ewbank surpreende idealizadora de projeto e anuncia ajuda de OMO para reforma de casas no interior da BA
Esse bate-papo com o Gustavo é o primeiro do Cafezoom, novo projeto do Razões que junta cafezinho com uma boa conversa.
Confira o episódio na íntegra – ele fala sobre outros assuntos, tá bem legal – apertando o play:
Ver essa foto no Instagram
E você, tem uma história de algum perrengue ou alguma situação chata que você passou e transformou isso em algo positivo, pra você ou pra outras pessoas?
Queremos ouvir sua história, mesmo à distância. Aproveita e já segue @vaiumcafezoom e o @guteixeiratattoo também.
[Nota da Redação]
Estamos com a campanha especial #PoderDoSomos com OMO contando histórias incríveis de projetos que transformam vidas! Confira o projeto anunciado pela Tatá Werneck:
Ver essa foto no Instagram
Fotos de capa: 1 – Reprodução/Instagram @guteixeiratattoo; 2 – Areli Quirino via Leia Já
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.