A tatuadora Isadora Carvalho, proprietária do estúdio Isa Tattoo Arts, em Belo Horizonte, se comprometeu a fazer gratuitamente a cobertura das tatuagens das mulheres que foram vítimas de um assediador que trabalha num estúdio rival.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um total de 40 mulheres denunciaram Leandro Caldeira, responsável pelo Tattoo Reggae Studio, lugar onde aconteceram dezenas de abusos sexuais contra clientes desde 2012.
“Uma tatuagem conta uma história de vida. Nenhum tatuador quer que sua arte conte uma lembrança triste”, diz Isadora, que baseada nesse sentimento, decidiu abrir seu estúdio para as mulheres assediadas.
Outro estúdio de tatuagem, a Godarc Tattoo, teve iniciativa semelhante e irá cobrar apenas 30% do valor da tatuagem, que será destinado à Casa de Referência da Mulher Tina Martins.
Leia Mais
Isadora é uma das referências do nicho de tatuagem na capital mineira. Ela está na Austrália, mas retornará ao Brasil ao maio, onde irá reservar em seu estúdio um horário diário para atender as vítimas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“A gente sente muito prazer pelo que faz, fazemos porque a gente ama. O ganho financeiro é mais uma consequência. Como as minhas tatuagens têm um valor mais alto, não é todo mundo que tem acesso. Uma cobertura, fazer essa re-significação, tem um valor ainda mais alto. Por isso tivemos essa ideia”, conta a profissional.
Visualizar esta foto no Instagram.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A tatuadora diz que já cobriu a tatuagem de três vítimas do tatuador da Savassi. “A primeira menina ainda não sabia bem o que tinha ocorrido. Já a segunda, tomou um pavor dele. Mesmo assim ainda se culpou um pouco, queria entender se era um problema somente com ela, mas aí expliquei tudo. A terceira chorou muito, pediu para fazer a cobertura da tatuagem, disse que havia sido o pior momento da vida dela”, relata.
Leia também: Tatuadora resgata a autoestima de mulheres sobreviventes do câncer
“Eu nunca passei por isso, mas sou mulher, então consigo imaginar a situação. Sei que é um momento de carência emocional, e que essa ajuda fará uma diferença na vida delas”, diz Isadora.
As vítimas que desejarem cobrir a tatuagem antiga deverão preencher um formulário no perfil do Instagram do estúdio de Isa. “Elas deverão preencher o formulário e anexar fotos das tatuagens. Dessa forma, eu e minha equipe faremos uma análise para ver melhor forma de fazer a cobertura”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ela também fará parcerias com clínicas de remoção a laser. “Se a tatuagem for muito grande, pode precisar de algumas sessões de laser. A cobertura não é uma coisa muito fácil, a pessoa precisa estar aberta às sugestões do tatuador”, explica.
Já a proprietária da Godarc Tatuagem, Camilla Camos, deseja transformar as lembranças traumática vividas por essas mulheres em algo positivo. “Logo após a repercussão do caso, muitas pessoas nos marcaram em publicações. Somos um estúdio só de mulheres, estamos sempre engajadas em causas femininas”, afirma.
Visualizar esta foto no Instagram.
O estúdio de Camilla cobrará apenas 30% do valor da tatuagem dessas mulheres até julho. “Queremos proporcionar, para essas mulheres, uma experiência completa, a melhor possível. Já re-significamos a tatuagem de uma vítima, outras já estão agendadas”.
A moça que quiser alterar ou cobrir a tatuagem precisa enviar um relato com a foto da tatuagem e uma ideia do que deseja fazer para cobri-la para o e-mail [email protected].
Será ofertada uma vaga por mês, durante três meses, para cada tatuadora do estúdio.
“O valor pode variar de acordo com o que a mulher quiser fazer. Algumas querem somente cobrir, outras querem mudar completamente, aumentar. O importante é elas saírem satisfeitas e felizes”, completa.
Vale lembrar que todo o dinheiro arrecadado será transferido para a Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que presta serviços de atendimento à mulher em situação de violência.
Orientações na hora de tatuar – Além do desconto nas tatuagens, o estúdio Godarc também preparou uma lista com nove dicas para as mulheres entenderem o que não pode ser feito durante uma sessão. Confira:
- NÃO é necessário ficar sem roupas em situação alguma na hora da tatuagem. A não ser que o desenho seja feito em uma região íntima.
- Mesmo se for tatuar uma região abaixo dos seios ou costela, sempre existe a OPÇÃO de ir com sutiãs que ficam colados nos seios. E isso não interfere em NADA no procedimento!
- Também tem a OPÇÃO de se cobrir com a sua blusa ou colar um papel toalha e fita crepe em cima.
- Um tatuador ou tatuadora profissional NUNCA vai te pedir para tirar nada da roupa que não seja necessário. O(a) profissional deve te mostrar opções para que você se sinta mais confortável durante o procedimento, como te oferecer um lençol ou avental hospitalar, por exemplo.
- Quando for uma tatuagem em que seja necessário contato de apoio em qualquer região do seu corpo, é sempre AVISADO antes, de forma RESPEITOSA. Isso nunca deve ser imposto a clientes, como visto em alguns relatos.
- Se você desconfiar de qualquer abuso, VÁ EMBORA! Não se preocupe com tatuagem pela metade, pois isso pode ser resolvido.
- Fique atenta à qualquer elogio ou comentário invasivo que te deixe DESCONFORTÁVEL.
- Historicamente, a tatuagem é uma profissão muito marginalizada. Hoje em dia, usamos todos os recursos possíveis para ter uma apresentação mais séria e PROFISSIONAL. Pode ter certeza que um tatuador bacana se preocupará em tirar todas as suas dúvidas, desde o momento da marcação de horário até o pós-tattoo.
- E, se ainda assim você não se sentir segura, não faça! Parte do processo é ter identificação e confiança no profissional. Se te deixou desconfortável em algum momento, procure outra pessoa para fazer sua tatuagem.
Leia também: Tatuadora cobre cicatrizes de pessoas que venceram a depressão
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: BHAZ
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.