Início Tecnologia Tatuagem interativa para diabéticos muda de cor conforme os níveis de glicose...

Tatuagem interativa para diabéticos muda de cor conforme os níveis de glicose no sangue

Um grupo de pesquisadores do MIT e da Harvard Medical School desenvolveu um novo tipo de tinta para tatuagem que muda de cor conforme os níveis de glicose (açúcar) e sódio do sangue.

A tinta tradicional cede espaço para um líquido carregado de biossensores, que transformam a superfície da pele humana em uma espécie de ‘tela interativa’. A tecnologia – que é linda quando a assistimos em ação – é mais uma ferramenta revolucionária de monitoramento da saúde.

Batizado de DermalAbyss, o projeto é uma colaboração biotecnológica entre as conceituadas Universidade de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Tatuagem para diabéticos muda de cor
Foto: Reprodução

Desde o início do projeto, foram desenvolvidos três tipos de tintas que mudam de cor em resposta a mudanças no fluido intersticial – o material que percorre nossas células, representando cerca de 16% do peso do corpo humano.

Das três tintas com biossensores, a mais interessante é a que pode medir os níveis de glicose do corpo. Ela muda da cor azul para marrom conforme o açúcar na corrente sanguínea aumenta.

Leia também:

Carregar uma tatuagem com tais sensores facilitaria – e muito! – a vida das pessoas com diabetes, que poderiam reduzir a frequência de exames de sangue que monitoram o nível de glicose.

Tatuagem para diabéticos muda de cor
Foto: Vimeo/MIT Media Lab/Reprodução

Tatuagem com composição específica

Outra tinta muda de rosa para roxa quando há alteração no nível de pH, e uma terceira brilha verde vibrante sob a luz UV na presença de níveis crescentes de sódio (sal).

“O Dermal Abyss cria um acesso direto aos compartimentos do corpo e reflete os processos metabólicos internos em forma de tatuagem”, escreveu a equipe no site do projeto.

“Pode ser usado para aplicações em monitoramento contínuo, como diagnóstico médico, auto quantificado e codificação de dados no corpo.”

Assim, trata-se de uma solução bastante atraente para pessoas que possuam alguma condição de saúde que requeira monitoramento dietético cuidadoso, especialmente os diabéticos e hipertensos.

Tatuagem para diabéticos muda de cor
Foto: Reprodução/MIT

“As pessoas com diabetes nos enviam um e-mail e dizem: ‘Quero experimentar’”, disse Xin Liu, do MIT, à CBS News.

Por enquanto, o DermalAbyss está em fase de prototipagem, devendo se tornar um produto disponível em massa apenas nos próximos anos.

Abaixo, você pode conferir como funciona as tintas biologicamente sensíveis:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Revista Saber e Saúde

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,399FãsCurtir
1,670,737SeguidoresSeguir
8,193SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram