Tatuagem interativa para diabéticos muda de cor conforme os níveis de glicose no sangue

Um grupo de pesquisadores do MIT e da Harvard Medical School desenvolveu um novo tipo de tinta para tatuagem que muda de cor conforme os níveis de glicose (açúcar) e sódio do sangue.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A tinta tradicional cede espaço para um líquido carregado de biossensores, que transformam a superfície da pele humana em uma espécie de ‘tela interativa’. A tecnologia – que é linda quando a assistimos em ação – é mais uma ferramenta revolucionária de monitoramento da saúde.

Batizado de DermalAbyss, o projeto é uma colaboração biotecnológica entre as conceituadas Universidade de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Tatuagem para diabéticos muda de cor
Foto: Reprodução

Desde o início do projeto, foram desenvolvidos três tipos de tintas que mudam de cor em resposta a mudanças no fluido intersticial – o material que percorre nossas células, representando cerca de 16% do peso do corpo humano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Das três tintas com biossensores, a mais interessante é a que pode medir os níveis de glicose do corpo. Ela muda da cor azul para marrom conforme o açúcar na corrente sanguínea aumenta.

Leia também:

Carregar uma tatuagem com tais sensores facilitaria – e muito! – a vida das pessoas com diabetes, que poderiam reduzir a frequência de exames de sangue que monitoram o nível de glicose.

Tatuagem para diabéticos muda de cor
Foto: Vimeo/MIT Media Lab/Reprodução

Tatuagem com composição específica

Outra tinta muda de rosa para roxa quando há alteração no nível de pH, e uma terceira brilha verde vibrante sob a luz UV na presença de níveis crescentes de sódio (sal).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O Dermal Abyss cria um acesso direto aos compartimentos do corpo e reflete os processos metabólicos internos em forma de tatuagem”, escreveu a equipe no site do projeto.

“Pode ser usado para aplicações em monitoramento contínuo, como diagnóstico médico, auto quantificado e codificação de dados no corpo.”

Assim, trata-se de uma solução bastante atraente para pessoas que possuam alguma condição de saúde que requeira monitoramento dietético cuidadoso, especialmente os diabéticos e hipertensos.

Tatuagem para diabéticos muda de cor
Foto: Reprodução/MIT

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“As pessoas com diabetes nos enviam um e-mail e dizem: ‘Quero experimentar’”, disse Xin Liu, do MIT, à CBS News.

Por enquanto, o DermalAbyss está em fase de prototipagem, devendo se tornar um produto disponível em massa apenas nos próximos anos.

Abaixo, você pode conferir como funciona as tintas biologicamente sensíveis:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Revista Saber e Saúde

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,520,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bombeiros australianos posam sem roupa para ajudar hospital infantil

Os bombeiros australianos já mostraram que, além de lindos, são preocupados com causas sociais, como quando mostramos aqui a matéria do calendário para ajudar animais...

Menino que usava economias para alimentar cães de rua agora tem o próprio abrigo

Quando tinha apenas 9 anos de idade, sensibilizado pela situação precária e de fome vivida pelos cães de rua da sua comunidade, Ken Amante...

Artistas colorem alas de hospital infantil para levar mais cor e alegria às crianças

O London Royal Children’s Hospital convidou 15 artistas e designers para levarem a sua arte ao hospital e deixá-lo mais colorido e divertido para os médicos, pacientes e seus familiares.

Foto de atendente do McDonald’s ajudando cadeirante a tomar sorvete comove a web

Uma foto da funcionária da rede de lanchonetes McDonald's Lawane Rodrigues, 17, ajudando José Avelino, 49, a tomar sorvete, repercutiu na internet nos últimos...

Casal lésbico publica fotos da segunda gravidez para inspirar outras mulheres a virarem mães

Melanie e Vanessa Iris Roy são um casal que vive na Carolina do Norte, nos EUA. Há dois meses, o casal postou em seu perfil...

Instagram