Taxista no Ceará monta “Bibliotáxi” e oferece livros de graça para passageiros

A gente adora dar notícias como esta, que nos prova que livros sempre terão um espaço na nossa vida. A leitura é extremamente importante e existem pessoas que fazem a sua parte, ajudando a manter este hábito vivo em nossa sociedade, como é o caso deste motorista de táxi de Fortaleza, Carlos Careca, que é leitor ávido e quer que as pessoas sigam o seu exemplo e por isso montou a Bibliotáxi.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lembra que na semana passada nós demos a notícia de um senhor colombiano que montou uma biblioteca imensa em sua casa, somente com livros achados no lixo? Felizmente, o mundo está cheio de pessoas como eles!

Carlos tem 57 anos, trabalha como taxista há 15 e ele encontrou na sua paixão pelos livros, um jeito maravilhoso de fidelizar sua clientela, fazendo o famoso Bibliotáxi. Assim, ele guarda diversos títulos no porta-malas de seu táxi, que possui desde romances policiais da Agatha Christie, até histórias infantis de Monteiro Lobato.

Leia também: Menino de 8 anos gosta tanto de ler que organizou uma feira de livros em sua casa

“A gente tem que descobrir as melhores alternativas. Acredito muito no valor da cultura. Então, busquei esse nicho. Uma vez recebi livros de um amigo e levei pra ler. Uma vez, o passageiro perguntou se eu tava livre, se não ia atrapalhar a minha leitura. Ele nunca tinha visto um taxista lendo nem jornal. Depois, perguntou se podia ficar com um dos livros”. E foi assim, que nasceu a brilhante ideia da biblioteca móvel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tamanho é o sucesso de seu empreendimento, que se o Bibliotáxi começou com apenas 5 títulos, hoje já contabiliza mais de 70 livros. Muitos clientes, que gostam da ideia ajudam Carlos, distribuindo livros que já leram e fazendo doações: “Semana passada conheci um cidadão que ficou tão entusiasmado que me chamou pra entrar na casa dele e tinha uma parede enorme cheia de livros. Aí, ele disse: Escolha dez livros para você. A corrida foi R$ 50 e ainda me deu 10 livros. A coisa dá certo”.

Funciona assim: quando um passageiro entra em seu táxi, ele avisa dos livros e a grande maioria escolhe um, leva pra casa e não devolve. Mas isso não é um problema. O taxista disse que a ideia é justamente fazer “girar” e como ele recebe muitas doações, nem teria espaço para manter todos os livros: “Tenho três caixas de doação em casa”.

Que ideia maravilhosa! E, claro, no intervalo entre uma corrida e outra, Carlos aproveita para ler. O último livro que ele leu? “Meu Nome Não é Johnny”, de Guilherme Fiúza.

bibliotáxi ceará

bibliotáxi ceará

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de Tribuna do Ceará

Fotos: Carlos Careca – arquivo pessoal

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,835,148SeguidoresSeguir
24,725SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora dá aula para aluno tetraplégico na casa dele e leva ‘assistentes’ junto

A professora Marcia Luciana Saraiva Kuhn, de Santa Rosa (RS), ficou sabendo que um aluno, o Daniel Augusto Schneider, 10 anos, precisava de uma...

Uber anuncia atrações e trios elétricos para a Parada do Orgulho LGBTQ+ de SP

Pablo Vittar, Preta Gil, Mulher Pepita e Lia Clark comandarão o som em dois trios elétricos da Uber.

Viúvo de 96 anos entra em concurso com música dedicada à esposa e emociona júri

O estúdio de gravação musical Green Shoe lançou este ano um concurso de caça talentos, na esperança de descobrir um prodígio local. Porém, foi...

Mãe cria suporte para seu filho com paralisia cerebral andar junto com ela (e virou um negócio!)

Quando me refiro dizendo que todos somos designers, alguns ficam indignados. Mas acredito muito nisso. Não precisa ter estudado design para ter a mente...

Professor cria atividade para alunos conhecerem mais seus professores

Buscando mostrar na prática a verdadeira realidade por trás do dia a dia dos professores, o educador André Gravata sugeriu uma atividade singela, mas...

Instagram

Taxista no Ceará monta "Bibliotáxi" e oferece livros de graça para passageiros 1